Edição nº 484 | 16 de outubro de 2020

Cartilha da ABERT orienta emissoras sobre ressarcimento fiscal

As emissoras de rádio e televisão obrigadas à divulgação gratuita do horário eleitoral, comunicados, instruções e outras requisições  obrigatórias de tempo feitas pela Justiça Eleitoral podem efetuar a compensação fiscal pelo espaço cedido na grade de programação, quando apresentarem a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ). Para auxiliar as emissoras associadas, a ABERT elaborou uma cartilha, que serve como apoio e consulta para a área contábil das empresas ao realizar os cálculos. Leia mais

Anatel divulga novos regulamentos técnicos de rádio e TV

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou, na quarta-feira (14), novos requisitos técnicos para o serviço de radiodifusão no país. O objetivo da Anatel é atender a antigos anseios da radiodifusão: atualizar a regulamentação, desburocratizar procedimentos administrativos e utilizar sistemas tecnológicos, como Mosaico e SEI  (Sistema Eletrônico de Informações), para agilizar o envio e recebimento de documentos.
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ABERT debate temas da radiodifusão com ministro Fábio Faria

O presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, se reuniu com o ministro das Comunicações, Fábio Faria, na quarta-feira (14). Em pauta, temas estratégicos da radiodifusão brasileira. Foto: Cléverson Oliveira/MC

Projeto TV ANO 70: novidades a caminho

As comemorações pelos 70 anos da TV aberta no Brasil continuam, e algumas novidades estão previstas para os próximos dias. Em 4 de novembro, a ABERT lançará o segundo volume do livro “TV Tupi: do tamanho do Brasil – da televisão regional à programação via satélite”, dos jornalistas e pesquisadores Elmo Francfort e Maurício Viel. A data lembra a estreia da novela Beto Rockfeller (foto), produzida pela Rede Tupi, em 1968, que ficou no ar por mais de um ano. O segundo volume aborda ainda a criação de Brasília, a chegada do videoteipe, a implantação das Emissoras Associadas e a formação da Rede Tupi de Televisão. Leia mais

Homenagem às crianças marca semana dos 70 anos da TV no Brasil

As produções infantis que marcaram a programação da televisão aberta brasileira foram homenageadas pelas redes sociais da ABERT, durante a semana que comemorou o Dia das Crianças. Nas postagens, fotos e textos lembram personagens que entraram para o imaginário infantil. Em 12 de outubro, quando também é comemorado o dia da Padroeira do Brasil, a postagem foi sobre as emissoras que, em 2017, transmitiram as homenagens pelos 300 anos da descoberta da imagem de Nossa Senhora da Conceição, no rio Paraíba do Sul, próximo da cidade de Aparecida (SP). Acompanhe a ABERT pelas redes sociais!

Rádio: desinformação aumenta credibilidade do meio

Mais da metade dos brasileiros já compartilhou notícias falsas sem saber, e três de cada quatro já foram atingidos por algum tipo de desinformação. A grande maioria desses dados inverídicos, em torno de 80%, circula por plataformas digitais, como Facebook e WhatsApp, abordando, via de regra, temas relacionados  à política ou saúde. Diante da enxurrada de dados falsos em circulação, cresce a audiência e a confiança nos veículos profissionais de comunicação. Leia mais

Kantar IBOPE aponta tendências de mídia com pandemia

Oportunidades e desafios apresentados pelo novo coronavírus ao mercado de comunicação foram tema de mais uma edição do AESP Talks, realizado na quarta-feira (14). A convidada do encontro virtual foi a diretora do Kantar IBOPE Media, Melissa Vogel. Rodrigo Neves, presidente da entidade, mediou a conversa, que também teve a participação do radialista Marco Moretto. Leia mais

Sua emissora já aderiu à campanha "Smart é ter rádio de graça?"

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