Edição nº 527 | 13 de agosto de 2021

Indicado pela ABERT, Vitor Morais é nomeado para Conselho Nacional de Proteção de Dados

O professor de Direito especializado em tecnologias e consumo, Vitor Morais de Andrade, foi nomeado para a vaga de suplente no Conselho Nacional de Proteção de Dados Pessoais e da Privacidade, para um mandato de dois anos.

Vitor Andrade será o representante das entidades do setor empresarial relacionado à área de tratamento de dados pessoais.

A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União de terça-feira (10), após 15 entidades que compõem a Coalizão das Associações de Comunicação, dentre elas a ABERT, indicarem seu nome para o colegiado que dará apoio à Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).

Doutor pela PUC/SP, onde leciona nas disciplinas Direito e Tecnologia e Direito das Relações de Consumo, Andrade é líder do Grupo de Pesquisa do CNPQ e árbitro da Câmara de Mediação e Arbitragem do CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo). Coordenou o Departamento Nacional de Proteção e Defesa do Consumidor, da Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça (DPDC/MJ), presidiu a Abrarec (Associação Brasileira das Relações Empresa Cliente) e integrou o Conselho de Administração da ABEMD (Associação Brasileira de Marketing Direto).

Atualmente, é membro do Conselho de Ética do Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), conselheiro independente no SART (Sistema de Autorregulação do Setor de Telecomunicações) e sócio do escritório Morais Andrade e Advogados. Publicou livros e artigos sobre Direito Digital, Proteção de Dados, Sanções Administrativas e Direitos do Consumidor, além de coordenar a ENAJUD (Estratégia Nacional de Desjudicialização do Ministério da Justiça), representando os setores de Varejo e Telecomunicações.

Guliver Leão é o novo presidente da CNCom


O presidente da Fenaert (Federação Nacional das Empresas de Rádio e Televisão), Guliver Leão, assumirá, nos próximos dias, a presidência da CNCom (Confederação Nacional de Comunicação Social), entidade que reúne a Fenapro (Federação Nacional das Agências de Propaganda) e a Fenajore (Federação Nacional de Jornais e Revistas), além da Fenaert.

Guliver substitui o publicitário Glaucio Binder, que assumiu a CNCom em 2019, quando participou da criação e desenvolvimento da Confederação.

“A CNCom foi criada para dar voz às entidades que representam os jornais, rádio, TV e publicidade, e daremos continuidade à importante missão de representá-las junto aos órgãos públicos”, afirma Guliver.

Advogado e pós-graduado em Administração de Empresas e Administração Pública, o empresário Guliver Augusto Leão é diretor Jurídico e de Relações Institucionais do Grupo Jaime Câmara, de Goiás. Presidiu o Sindicato das Empresas de Radiodifusão do Estado de Goiás (SERT/GO), sendo conselheiro efetivo do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar).

Na nova diretoria estarão Ary dos Santos (VP pela Fenaert), André Jungblut (VP pela Fenajore), Daniel Queiroz (VP pela Fenapro), Ricardo Menezes (diretor de Secretaria), Edison Biasin (diretor de Finanças), Eduardo Pereira (diretor de Enquadramento Sindical) e José Nilvan (diretor de Relações Institucionais). Participarão do Conselho Fiscal, André Lacerda, Carlos Ross, Guilherme Rabboni Junior, Isabel Baggio, Jerônimo Fragomeni e Jones Alei.

Comitê de Governança do MCom definirá estratégias institucionais

O Ministério das Comunicações (MCom) publicou, na quinta-feira (12), a Portaria 3.297/2021, criando o Comitê Ministerial de Governança, que será responsável por implementar e definir estratégias institucionais e diretrizes de governança pública, inovação e planejamento estratégico institucional.

Caberá ao comitê, presidido pelo ministro Fábio Faria, auxiliar a alta administração na implementação e na manutenção de processos, incentivar e promover iniciativas que busquem promover soluções para melhoria do desempenho institucional, entre outras responsabilidades.

Formado por outros nove membros, além do ministro, o colegiado fará reuniões trimestrais, que poderão acontecer também em caráter extraordinário.

 

 

Ela chegou para ficar! Há mais de 70 anos, a TV aberta participa do nosso dia a dia, unindo as famílias em momentos de descontração, levando informações aos lares brasileiros, divertindo e emocionando.

Apesar de as primeiras transmissões terem ocorrido em 18 de setembro de 1950, Dia Nacional da Televisão, a data de 11 de agosto é celebrada desde 1958, em homenagem à Santa Clara de Assis, declarada pelo Papa Pio XII a padroeira da TV.

Parabéns a todos que ajudam a fazer da televisão um meio de comunicação amado mundialmente!

#DiadaTelevisão #ABERT #VamosJuntos #Radiodifusão #Televisão

Estratégias de ações promocionais para rádios em debate na ACERT

Estratégias de sucesso por meio de ações promocionais para rádios foram tema de um bate-papo interativo, que aconteceu na terça-feira (10), com a presença da diretora de vendas da Cadena, Carolina Sasse, e do diretor de Marketing, Luiz Fernando Carreirão.

A iniciativa da Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACERT) contou com a parceria da Cadena e de radiodifusores cearenses.

Durante o encontro virtual, alguns temas relevantes foram abordados, como por exemplo, inovação nas ações promocionais como forma de torná-las mais atrativas e efetivas não só para o ouvinte, mas também para o anunciante. “Em tempos de isolamento social, é perceptível que as pessoas estão passando mais tempo online. Pensando nessa situação, as rádios podem utilizar as ações promocionais como mecanismos para gerar maior interação e audiência”, afirmou Carolina Sasse.

Para Luiz Fernando Carreirão, pensar em ações práticas, como clube de vantagens, cupons de descontos, sorteios com a participação do ouvinte, são algumas estratégias em que todos saem ganhando, além de construir um bom relacionamento com potenciais clientes para a rádio. “Mostrar bons resultados através de ações promocionais é de extrema importância para que o anunciante possa acompanhar todo sucesso e o retorno do investimento que ele fez na rádio”, complementou Carreirão.

Outro assunto bastante discutido durante o encontro foi como desenvolver técnicas e obter sucesso nas abordagens e ações que os radiodifusores podem usar para mostrar resultados e fidelizar anunciantes no pós-venda.

Segundo Carreirão, dar continuidade ao bom relacionamento e proximidade com o cliente é de fundamental importância para o sucesso de uma parceria. Dessa forma, é preciso avaliar a satisfação dos investidores, monitorando informações para saber se houve um retorno esperado. “Sem esse contato permanente, o anunciante ou seu ouvinte se sentem esquecidos pela emissora e acham que ela só estava interessada em fechar um contrato ou ter sua participação em alguma ação promocional”, ressaltou o head de marketing da Cadena, Luiz Carreirão.

 

Números destacam crescimento de receita das rádios nos EUA

O mercado de rádio norte-americano já colhe os frutos com o avanço da vacinação contra a COVID-19. É o que aponta balanço divulgado pelos principais grupos de rádio nos Estados Unidos, que demonstra recuperação generalizada na receita do setor, após amargar quedas expressivas no auge da pandemia, em 2020.

O resultado é considerado extremamente importante porque aponta um crescimento nas frentes de transmissão terrestre (FM e AM), redes de rádio (distribuição de conteúdos para rádios) e também no digital (streaming, podcasts, entre outros).

De acordo com a iHeartMedia, empresa que possui mais de 850 estações de rádio AM e FM com a potência máxima nos EUA, as transmissões de rádio da empresa avançaram 84,9%, totalizando US$ 451,1 milhões. Outros negócios de transmissão, como a operação de rede, cresceram 28,3%, com a Premiere Networks, avançando 13%.
 
Já a receita digital da iHeartMedia também seguiu avançando e passou à  casa dos três dígitos, disparando 112%, com ganhos de 188% em algumas frentes. O setor digital estancou a queda em 2020 e acompanhou o crescimento em 2021. Para se ter uma ideia, a frente de podcasts avançou 152% ano após ano. Essa área da iHeartMedia envolve streaming de rádio, streaming de música on-demand, podcasts e anúncios digitais em áudio, video e display.

Em resumo, a iHeartMedia aumentou sua margem de lucro: a unidade digital teve uma ampliação de 25% para 27% em 2021, sendo 20% no segundo trimestre de 2020. Os dados são relativos ao segundo quadrimestre de 2021, quando o mercado norte-americano passou a contar com uma maior circulação da população já vacinada.

.

 

 

If you can't read this email, please view it online