Edição nº 501 | 12 de fevereiro de 2021

STF barra direito ao esquecimento

Após quatro dias de julgamento, o Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou, na quinta-feira (11), a existência do direito ao esquecimento no Brasil. Por 9 votos a 1, os ministros entenderam que a Justiça não pode proibir “a divulgação de atos ou dados verídicos e licitamente obtidos e publicados em meios de comunicação social analógicos ou digitais”, o que poderia colocar em risco a liberdade de expressão no país. Leia mais

Dia Mundial lembra importância do rádio

No Dia Mundial do Rádio, comemorado em 13 de fevereiro, radiodifusores destacam a presença constante do meio no cotidiano das pessoas e lembram a importância do rádio na produção de conteúdo de qualidade. "Que o rádio siga alcançando cada vez mais ouvintes, salvando vidas em situações extremas e levando importantes notícias, cultura e entretenimento. Parabéns a todos que fazem do rádio um companheiro de todos os dias!", afirma o presidente da ABERT, Flávio Lara Resende. Leia mais

Você sabia?

Criada em 2011 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), a data foi escolhida para celebrar o início das transmissões da Rádio das Nações Unidas, em 13 de fevereiro de 1946. O programa foi veiculado de forma simultânea para seis países. Neste ano, o tema escolhido foi "Novo Mundo, Nova Rádio", para valorizar o crescimento do meio diante da crise causada pela pandemia de COVID-19. A Unesco criou uma campanha, que pode ser veiculada gratuitamente.

Chip FM: informação e entretenimento acessíveis a todos

A chegada do novo coronavírus, em 2020, levou o mundo a enfrentar duas pandemias: a de casos de COVID-19 e a de informações falsas que circulam sobre a doença. Um dos principais aliados da população, o rádio está na linha de frente do combate à desinformação. O conteúdo veiculado pelas emissoras, além de verificado por profissionais de comunicação, conta com a participação frequente da comunidade científica. Para garantir que a notícia bem apurada chegue a todos os brasileiros, a ABERT está engajada na luta pela obrigatoriedade de inserção e desbloqueio do chip FM nos celulares produzidos e comercializados no Brasil.  Leia mais

Rádio estimula crescimento de podcasts

Alavancados pelo sucesso do rádio, os podcasts, programas em áudio executados sob demanda, registraram crescimento recorde em 2020. Ao longo do ano, foram mapeadas mais de 885 mil novas produções, contra 318.517 iniciativas que estrearam em 2019. Segundo estudo realizado pelo Instituto Chartable, que analisa o formato de podcast em todo o planeta, em média, um programa foi lançado a cada dois minutos. Em 2020, o segmento também contabilizou aumento de 15% em investimento publicitário.  Leia mais

Já visitou o Memorial da Televisão Brasileira?

Campanha da ACAERT celebra Dia do Mundial do Rádio

Para lembrar o Dia Mundial do Rádio, a ACAERT (Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão) desenvolveu um spot de um minuto para rádio, além de conteúdo específico para redes sociais, com direito a figurinha exclusiva para a data. O material pode ser reproduzido pelas emissoras associadas. O tema deste ano é "Rádio se faz com o coração". Leia mais

EUA: Rádio é o meio mais confiável, aponta pesquisa

Nos Estados Unidos, o rádio é considerado o meio de comunicação mais confiável, mesmo entre usuários de outras mídias. A conclusão é do Estudo de Insights do Consumidor MRI-Simmons Covid-19, produzido pela Katz Radio Group e divulgado na segunda-feira (8). O meio foi apontado por 67% dos participantes como confiável ou muito confiável. O estudo levou em conta o mercado norte-americano de radiodifusão. Leia mais

CENP lança campanha por valorização de agências certificadas

Em evento virtual, promovido na quinta-feira (11), o Conselho Nacional de Normas-Padrão (CENP) lançou a campanha “Agência de Publicidade não é tudo igual”, que passará a circular em veículos de comunicação de Minas Gerais. Gradualmente, será estendida para todo o Brasil. “O intuito da campanha é valorizar e diferenciar o que precisa ser valorizado. Esperamos que ajude as empresas a serem mais dinâmicas, competitivas e que ative a economia do estado”, destacou o presidente do CENP, Caio Barsotti. Leia mais

Europa debate assimetrias regulatórias entre veículos de imprensa e gigantes da tecnologia

Membros do Parlamento Europeu responsáveis por elaborar a nova regulamentação digital na União Europeia querem que as gigantes da tecnologia paguem pela publicação de notícias produzidas por veículos de comunicação. A medida já foi adotada na Austrália e fortalece o modelo de negócios de empresas de mídia.
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