Edição nº 518 |11 de junho de 2021

Copa América: ABERT considera preocupante possível investigação de emissoras de TV 

Em nota à imprensa divulgada na quarta-feira (9), a ABERT manifestou preocupação com a possibilidade de as emissoras de TV serem investigadas pelo fato de transmitirem a Copa América, que começa no domingo (13). A manifestação contou com o apoio das associações estaduais de radiodifusão.

De acordo com notícias divulgadas pela imprensa, o Ministério Público Federal (MPF) realizará uma ação coordenada para investigar a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), emissoras de televisão, patrocinadores, além dos estados e municípios que abrigarão o campeonato no Brasil.

“Em um momento tão delicado de saúde pública, é inquestionável o cuidado do Ministério Público Federal – dentro do papel de agente fiscalizador e mantenedor da ordem pública – de apurar eventuais riscos que atos e ações, sejam de natureza desportiva ou não, possam causar no combate à pandemia. No entanto, qualquer ação de fiscalização direcionada aos veículos de comunicação, que, sabidamente, não são organizadores e não possuem qualquer ingerência na realização do evento, configura flagrante violação à liberdade de programação das emissoras”, afirma a nota.

No comunicado, a ABERT lembra que “a divulgação do evento pelas emissoras de TV que detêm os direitos de transmissão se limita a cumprir o dever constitucional dos veículos de comunicação social de levar cultura e entretenimento para a população, de maneira livre, aberta e gratuita”.

Otávio Caixeta assume diretoria da SERAD

O engenheiro eletricista Otávio Viegas Caixeta foi nomeado para o cargo de diretor do Departamento de Inovação, Regulamentação e Fiscalização da Secretaria de Radiodifusão (SERAD) do Ministério das Comunicações.

A nomeação para o cargo, vago desde a saída de Rodrigo Gebrim para assessoria na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), foi publicada no Diário Oficial da União de quarta-feira (9). Na nova função, Caixeta será responsável por propor a regulamentação e alteração legal dos serviços de radiodifusão e de seus ancilares, além de coordenar e executar as atividades de fiscalização desses serviços.

Também cabe ao seu departamento a decisão sobre aplicação das sanções de multa ou de suspensão das empresas que executam serviços de radiodifusão. Caixeta atuava como chefe de gabinete da SERAD desde setembro de 2020.

Anteriormente, foi diretor do Departamento de Ecossistemas Inovadores do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

STF decide que Estado é responsável por ataques a jornalistas em protestos

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, na quinta-feira (10), que o Estado de São Paulo deverá indenizar o repórter fotográfico Alexandro Wagner da Silveira, que perdeu 90% da visão do olho esquerdo após ser atingido por uma bala de borracha disparada pela Polícia Militar enquanto cobria, pelo jornal “Agora SP”, um protesto de professores na capital paulista em 2000.

Silveira recorreu ao STF após sentença do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), que o considerou culpado pela agressão sofrida e reverteu decisão judicial anterior, que havia condenado o Estado à indenização de cem salários mínimos.

A decisão é válida não apenas para Silveira, mas para todos os casos semelhantes e já deve ter impacto em quatro processos de jornalistas que buscam a indenização perante os tribunais de Justiça de Goiás, Santa Catarina e São Paulo.

Na votação de dez contra um, prevaleceu o voto do relator, ministro Marco Aurélio Mello, a favor do recurso de Silveira. "A quadra atual, marcada por manifestações populares, revela a necessidade de garantir o pleno exercício profissional da imprensa, a qual deve gozar não só de ambiente livre de agressão, mas também de proteção, por parte das forças de segurança, em eventual tumulto”, afirmou Marco Aurélio.

Violência contra jornalistas

De acordo com o Relatório da ABERT sobre Violações à Liberdade de Expressão, que monitora os casos de ataques contra a imprensa desde 2012, policiais e agentes públicos de segurança estão entre os principais autores de agressões contra os profissionais da comunicação, durante as coberturas jornalísticas.

Em 2020, houve 150 casos de agressões, ameaças, intimidações e ofensas, envolvendo pelo menos 189 profissionais e veículos de imprensa. Em um ano marcado pelo isolamento social imposto pela pandemia, as agressões físicas tiveram como principais autores populares, policiais e agentes de segurança.

Rádio acompanha retomada econômica nos EUA

Habitantes de países que estão controlando a pandemia de COVID-19 vêm mantendo o hábito de ouvir rádio na retomada da rotina. Essa é a conclusão de um levantamento da rede de rádio Westwood One, braço norte-americano da Cumulus Media, com base em um estudo em andamento feito pela Nielsen. Os dados apontam que a reação econômica será favorável também ao meio.

Segundo o estudo, o grupo que mantém a audiência radiofônica em dia está mais propenso, por exemplo, a investir em viagens, restaurantes, compra de veículos: 24% dos ouvintes de rádio AM / FM pretendem planejar ou reservar férias dentro de um mês após a COVID-19 diminuir em sua região.

Os dados levam em conta a população dos Estados Unidos, país que já atingiu patamar mais elevado de imunização e estabeleceu medidas graduais de flexibilização. Os mil participantes da pesquisa, realizada em março, foram divididos em três diferentes categorias de retomada econômica: “espere para ver", "prossiga com cautela" e "pronto para ir". Do total, 61% disseram estar “prontos para começar”. Em abril de 2020, apenas 34% fizeram essa mesma afirmação.

Outro apontamento do estudo é que os consumidores que se consideram “prontos para ir” são mais propensos a ouvir rádio AM / FM, em comparação com os outros dois grupos mais hesitantes. Esses ouvintes também são consumidores desejáveis para as marcas: têm filhos com idades entre 2 a 11 anos (117), renda anual superior a US$ 100 mil (113) e trabalham fora de casa (114).

Para a diretora de marketing de conteúdo da Cumulus Media, Lauren Vetrano, “embora a turbulência do ano passado tenha confundido muitos setores, o ressurgimento é uma chance para os anunciantes otimizarem seus orçamentos de publicidade e se concentrarem em maneiras de alcançar consumidores que estão prontos para gastar".

Curso ajudará estudantes e profissionais na checagem de fatos

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) lançou, na segunda-feira (7), o curso virtual Monitoramento e Investigação de Conteúdos Digitais, destinado a profissionais da imprensa e estudantes de comunicação. As aulas gratuitas serão ministradas entre 5 e 23 de julho.

O conteúdo foi dividido em quatro temas principais: Desinformação, Monitoramento e Verificação e Narrativas. Durante as lições, serão abordadas investigações sobre redes de disseminação de desinformação e agressões virtuais contra jornalistas, planejamento e monitoramento de conteúdos nas plataformas digitais, área de trabalho para investigações online, técnicas para verificação com mapas, georreferenciamento, entre outros.

As aulas serão ministradas por profissionais como Patrícia Campos Mello (Folha de S. Paulo), Daniel Bramatti (Estadão), Ana Carolina Moreno (TV Globo) e Sérgio Ludtke, editor do Comprova e coordenador do curso, e terão duração diária de 1h30. Após concluir o conteúdo, com mais de 22 horas de duração, os inscritos receberão certificado.

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Multa leva Google a mudar prática de anúncios na França

Após ser multado em 220 milhões de euros (cerca de R$ 1,35 bilhão), o Google divulgou, na terça-feira (8), que fará alterações em seu negócio global de anúncios.

A decisão é resultado de pressões antitruste previstas em acordo histórico com as autoridades francesas. Pela primeira vez, o gigante tecnológico norte-americano concordou em fazer mudanças em seu negócio de anúncios, o que deverá ajudar o mercado publicitáriofrancês, prejudicado com a ascensão de empresas como o Google e o Facebook.

Segundo a agência reguladora francesa, com o acordo, o Google se compromete a melhorar a maneira como os serviços do Ad Manager trabalham com servidores de anúncios e plataformas de venda de espaço de anúncios concorrentes. A previsão é que algumas mudanças serão implementadas até o primeiro trimestre de 2022.

AMIRT debate conteúdo criativo para rádio

Em mais uma edição do ciclo de debates virtuais, a Associação Mineira de Rádio e Televisão (AMIRT) colocou em pauta, na quarta-feira (9), as estratégias para atrair ouvintes e elaborar conteúdo criativo para a audiência. As debatedoras foram a jornalista e analista de mídias sociais Daisy Silva e a jornalista e diretora do Grupo Maringá de Comunicação, Jany Lima.

Para Jany, a presença das emissoras nas redes é essencial. Elas podem ser aliadas da programação no dial, mas para isso é preciso produzir conteúdo específico e direcionado ao negócio. "É importante para ampliar o número de seguidores, reforçar a marca, expandir o alcance", explicou. Para surtir o efeito desejado, explica, é fundamental pensar estrategicamente: definir em que plataformas divulgar conteúdo e a linha editorial adequada ao público.

Segundo a diretora, os comunicadores devem entender, consumir a linguagem das redes e usar as ferramentas para reforçar o relacionamento com a audiência. O segredo é investir em treinamento de equipe, equipamentos e planejamento das ações. "Na transmissão ao vivo, ou você ouve na hora ou perde. Com a internet, o conteúdo fica registrado, graças a ferramentas baratas e acessíves", destaca.

Para gerar uma interação mais assertiva, Daisy acredita que é preciso entender os interesses do público e o funcionamento de cada rede social. Segundo a jornalista, o rádio está muito conectado a outras mídias e pode contar com diversas ferramentas, como, por exemplo, anunciar programas nos stories de aplicativos e criar enquetes sobre a programação. "Hoje, a maioria das emissoras transmite em tempo real o que acontece nos estúdios, em plataformas como YouTube, e os comunicadores recebem instantaneamente mensagens enviadas por ouvintes", exemplifica.

Daisy compartilhou ainda sugestões para rechear a pauta de postagens digitais. Além de mapear os assuntos em evidência na sociedade, ela sugere manter o olhar atento para outras áreas, como entretenimento. "Podemos aproveitar datas comemorativas e até um meme pode gerar engajamento", aconselha.

Entrevista - deputado Marco Bertaiolli (PSD-SP)

Deputado federal pelo PSD de São Paulo, Marco Bertaiolli é o relator da Medida Provisória 1040/2021, conhecida como MP do Ambiente de Negócios. Ao participar do ABERT Entrevista, o deputado detalhou as propostas presentes no texto para estimular o crescimento econômico no país. Dentre elas, destacam-se a redução na burocracia para a abertura de empresas, a proteção a investidores minoritários, a facilitação no comércio exterior de bens e serviços e também a execução de contratos. Veja a entrevista na íntegra:

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