Edição nº 505 | 12 de março de 2021

ABERT inaugura estúdio de televisão e rádio

Os canais de comunicação da ABERT com associados e com o público em geral ganharam mais um reforço. Na segunda-feira (8), foi inaugurada a nova estrutura do estúdio de TV, na sede da ABERT, em Brasília. O espaço integra o estúdio de rádio, com uma bancada renovada e cenário compartilhado com o set de gravações da TV. Leia mais

STF derruba trecho da Lei de Direito de Resposta

Por dez votos a um, o Supremo Tribunal Federal (STF) declarou inconstitucional trecho da Lei nº 13.188/2015, que dispõe sobre o direito de resposta ou retificação do ofendido em matéria divulgada, publicada ou transmitida por veículo de comunicação social. Com a mudança, o STF confirma liminar anterior e restabelece a prerrogativa do magistrado de segunda instância de decidir, monocraticamente, sobre a suspensão de decisão proferida por juiz de primeiro grau em ações sobre direito de resposta. O novo texto atende ao questionamento da Associação Nacional de Jornais (ANJ), em parceria com a ABERT. Leia mais

ABERT participa de debate sobre propaganda eleitoral

Durante audiência pública online promovida pelo grupo de trabalho da Câmara dos Deputados que estuda uma reforma na legislação eleitoral, na terça-feira (9), representantes de entidades do setor de radiodifusão defenderam a propaganda partidária paga, a redução da propaganda eleitoral em rádio e TV e a propaganda eleitoral nos sites das empresas de comunicação social, como forma de garantir mais simetria com as regras para a internet e maior acesso dos brasileiros à informação.  Leia mais

Emissoras de rádio e TV devem pagar taxas de Fistel até 31 de março

As emissoras de rádio e TV devem ficar atentas ao vencimento da Taxa de Fiscalização de Funcionamento (TFF) e da Contribuição para o Fomento da Radiodifusão Pública (CFRP), previsto para o dia 31 de março. Na mesma data, vence também a Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional (Condecine), obrigatória apenas para as emissoras de TV. Leia mais

Deputado Aliel Machado é eleito presidente da CCTCI

O deputado Aliel Machado (PSB-PR) foi eleito, na quarta-feira (10), presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) da Câmara dos Deputados. Machado substitui Félix Mendonça (PDT-BA) para um mandato de um ano. Entre os temas debatidos pela CCTCI estão desenvolvimento científico e tecnológico; assuntos relativos a comunicações, telecomunicações e informática; meios de comunicação social e liberdade de imprensa. Leia mais

Almirante Flávio Rocha assume SECOM interinamente

O almirante Flávio Augusto Viana Rocha foi nomeado interinamente para o cargo de secretário Especial de Comunicação Social. O militar substitui Fabio Wajngarten e acumulará a função com a de secretário Especial de Assuntos Estratégicos. A SECOM permanecerá vinculada ao Ministério das Comunicações. Leia mais

Flávia Arruda participa de ABERT Entrevista no Dia Internacional da Mulher

A deputada federal Flávia Arruda (PL-DF), primeira mulher a presidir a Comissão Mista de Orçamento (CMO), visitou na segunda-feira (8) a sede da ABERT, onde participou de entrevista sobre o Dia Internacional da Mulher. Representante mais votada da bancada do Distrito Federal nas eleições de 2018, a parlamentar tem como desafio à frente da CMO a aprovação do Orçamento para 2021. Veja abaixo:

Desinformação eleitoral é tema de debate internacional

Os prós e contras do mundo digital em processos eleitorais foram apresentados pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso, no seminário virtual CicloEleitoral da Democracia Digital 2021, transmitido de Lima, no Peru, na quarta-feira (10). A ABERT é uma das instituições parceiras do Programa de Enfrentamento à Desinformação do Tribunal. Leia mais

Já visitou o Memorial da Televisão Brasileira?

AMIRT e SERT-MG lançam campanha para evitar transmissão da COVID-19

A Associação Mineira de Rádio e Televisão (AMIRT) e o Sindicato das Emissoras de Rádio e Televisão de Minas Gerais (SERT-MG) lançaram, na quarta-feira (10), campanha de rádio que incentiva a adoção de medidas de precaução contra o novo coronavírus. Leia mais

AGERT apoia campanha de vacinação

A Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (AGERT) declarou apoio à campanha Unidos pela Vacina, lançada na terça-feira (9), pelo grupo Mulheres do Brasil. Leia mais

EUA: Rádio no celular lidera audiência 

Estudos realizados pelo Instituto Edison Research para mapear o consumo de áudio nos Estados Unidos apontam que o rádio mantém o alcance e a audiência acima de 90% e que o celular pode ser “o novo rádio”. De acordo com a pesquisa Share of Ear, ouvintes com mais de 13 anos passam 30% do tempo escutando áudio por meio de um dispositivo móvel. Já o receptor AM/FM tradicional é responsável por 35%. Leia mais

Algoritmos do Instagram levam à desinformação sobre COVID-19, indica estudo

O Centro de Combate ao Ódio Digital (CCDH, em inglês), localizado nos Estados Unidos, divulgou estudo que aponta que algoritmos da rede social Instagram estariam recomendando a usuários conteúdo antivacina contra a COVID-19. A pesquisa apontou ainda que a plataforma também privilegiou conteúdo antissemita e sobre o QAnon, conjunto de teorias conspiratórias criado por defensores do ex-presidente do país, Donald Trump. Leia mais

Veículos confiáveis agregam imagem positiva às marcas

A confiabilidade de um veículo de comunicação transfere imagem positiva às marcas, independentemente do teor das notícias. A conclusão é do estudo “In Safe Hands” da Reach Solutions, empresa britânica de pesquisa, que apontou a qualidade da plataforma informativa como fundamental para a boa percepção do público em relação aos anunciantes. Leia mais

Artigo destaca crescimento de audiência da TV durante pandemia

Em artigo publicado na imprensa, o professor Fernando Morgado analisou os impactos da pandemia de COVID-19 na audiência da televisão, com base no estudo Inside Video, realizado pela Kantar IBOPE Media. Segundo o texto, durante a crise sanitária, a TV aberta confirmou que é a principal fonte de distração do brasileiro. Leia mais

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