Edição nº 536 | 22 de outubro de 2021

 Voz do Brasil: transmissão de jogos autoriza dispensa no dia 27

As emissoras de rádio que transmitirem os jogos de futebol de equipes brasileiras que acontecem na quarta-feira (27) estão dispensadas de veicular o programa A Voz do Brasil nesta data.

Estão previstas as partidas entre Santos X Fluminense (19h) e Flamengo X Athletico/PR (21h30). A dispensa de retransmissão do noticiário na quarta-feira passada, dia 20, e em 27 de outubro de 2021 está na Portaria nº 3.865, publicada na segunda-feira (18). As emissoras que não transmitirem os dois jogos deverão veicular o noticiário no horário compreendido entre 19h e 22h.

A portaria publicada atendeu a um pedido da ABERT. A Associação lembra que, de acordo com o Decreto nº 10.456/2020, poderá requerer, a qualquer momento, nova flexibilização ou dispensa do noticiário para casos excepcionais de eventos de grande apelo ou repercussão pública nacional, estadual, distrital ou municipal, não previstos no calendário divulgado pelo Ministério das Comunicações.

Painel mostra evolução do Digitaliza Brasil 

A evolução do sinal da TV digital no país pode ser acompanhada no site do Ministério das Comunicações (MCom) www.gov.br/mcom/digitalizabrasil, com informações atualizadas sobre o Programa Digitaliza Brasil, desenvolvido com o objetivo de garantir o sinal digital a 1.638 municípios, que hoje têm apenas o sinal analógico de TV.

O painel interativo do MCom reúne uma base de dados com recursos inteligentes, de fácil acesso, possibilitando a visualização das informações a partir das fases, unidades da federação ou dos municípios.

Com a ferramenta, desenvolvida em parceria com a Seja Digital, entidade responsável por operacionalizar a digitalização do sinal de TV no país, é possível conhecer, por exemplo, o número de cidades convocadas, canais disponíveis, quem já solicitou adesão ao programa e quantos municípios foram qualificados para receber a infraestrutura digital.

Saiba mais:

De acordo com a base de dados do MCom, 1.050 municípios já foram convocados para aderir ao Digitaliza Brasil. O número representa 64% do total de cidades aptas a receber o sinal digital por meio do programa. Das prefeituras chamadas, 98% (1.029) já solicitaram adesão.

Podcast tem crescimento junto ao público brasileiro

Quando o assunto é podcast, o Brasil se destaca como um dos países que mais consomem esse tipo de mídia. O estudo da Statista Global Consumer Survey mostra que 40% dos brasileiros escutaram pelo menos um podcast no último ano. No cenário de crescimento do consumo de conteúdos digitais em áudio, o Brasil fica atrás apenas da Suécia e Irlanda.

De acordo com o levantamento, essa mudança no comportamento dos brasileiros é resultado da grande variedade de produtores de podcasts, e do fato de grandes marcas da mídia de massa, como por exemplo as televisões, rádio e jornais, impulsionarem esse formato.

Já na América Latina, países como México e Chile têm percentuais variados: entre 30% e 39% dos entrevistados informaram que ouviram podcasts nos últimos 12 meses. Argentina, Peru e Colômbia apontaram uma média entre 20% e 29%.

Você já conhece a cartilha da ABERT sobre LGPD?

100 anos do Rádio: acompanhe nas redes sociais da ABERT

Você conhece o “Mangueirão”, Estádio Olímpico do Pará?

Seu nome é Edgar Proença, em homenagem ao advogado e dramaturgo que se destacou como jornalista e radialista.

Nascido em Belém (PA), em 1892, Proença escreveu para os extintos jornais “Vanguarda” e “O Paraense”, mas levou sua paixão pelo esporte mais longe como radialista, ao inaugurar a PRC-5 Rádio Clube do Pará, pioneira de toda região amazônica, em 1928.

Em 3 de abril de 1938, Edgar Proença transmitiu o primeiro jogo da Região Norte e fora do eixo Rio-São Paulo. Foi o clássico Remo x Paysandu, uma tarefa difícil, uma vez que Proença foi um dos fundadores do Paysandu Sport Club, derrotado por 5 a 1 na partida!

Conhecida por programas regionais como “Jornal Relâmpago”, “Baú Velho” e “Balança Mas Não Cai” (nos moldes do homônimo carioca, da Rádio Nacional), a Rádio Clube, conhecida pelo slogan “A voz do Pará”, ficou sob o comando da família até 1986.

Edgar Proença morreu em 1973 e seu nome foi dado ao Estádio Olímpico em 2002, ficando eternizado na memória esportiva dos paraenses.

Facebook Instagram

Radio Show fará parte da NAB Show 2022

Vem novidade por aí na próxima edição da NAB Show, considerada a maior feira mundial de tecnologia, entretenimento e mídia. O Radio Show, um dos principais eventos da indústria do rádio dos Estados Unidos, deixa de ser realizado de forma itinerante e passa a fazer parte do calendário da NAB Show, prevista para acontecer de 23 a 27 de abril de 2022, em Las Vegas (EUA). Essa integração só foi possível graças a uma parceria entre a NAB (National Association of Broadcasters) e o Radio Advertising Bureau.

A edição de 2022 será o primeiro evento presencial da NAB Show desde 2019. A iniciativa de unir os dois grandes eventos surgiu após o cancelamento das edições de 2020 e de 2021, quando toda programação presencial foi suspensa em decorrência da COVID-19.

“Esta mudança oferece mais oportunidades em um local para profissionais de rádio e eleva o meio no ecossistema de mídia representado na NAB Show”, afirmou a NAB em seu comunicado.

Já compartilhou a campanha da ABERT contra a fome?

https://youtu.be/9zkx2MYANSg

If you can't read this email, please view it online