Edição nº 532 | 17 de setembro de 2021


Desoneração da folha de pagamentos até 2026 poderá ir a plenário



O requerimento de urgência para levar o projeto que estende a desoneração da folha de pagamentos de 17 setores da economia até 2026, direto para o plenário da Câmara dos Deputados, obteve apoio necessário e foi protocolado na quinta-feira (16).

Após aprovação pela Comissão de Finanças e Tributação, na quarta-feira (15), o relator da proposta, deputado Jeronimo Goergen (PP-RS), conseguiu o número exigido de assinaturas para que o texto seja votado o quanto antes pela Casa, sem precisar passar pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). A expectativa é que a votação aconteça na semana que vem.

Atualmente, o regime de desoneração da folha de pagamento, com recolhimento da contribuição previdenciária de 1,5% sobre a receita bruta, tem validade até 31 de dezembro de 2021. Pelo projeto, a desoneração será prorrogada até 31 de dezembro de 2026.

O projeto de desoneração da folha beneficia os setores que mais geram empregos e renda. A estimativa é que até maio deste ano, os 17 setores criaram 363 mil novos postos de trabalho e, juntos, empregam cerca de 6 milhões de trabalhadores em todo território nacional.

A manutenção da desoneração da folha de pagamentos tem a atenção especial da ABERT, que não poupa esforços para que a radiodifusão, intensiva em mão de obra, tenha a alíquota diferenciada.


ABERT recebe Prêmio Marechal Rondon

.



Autoridades, personalidades e instituições nacionais que contribuíram para o avanço das telecomunicações e da radiodifusão no país foram agraciadas com o Prêmio Marechal Rondon de Comunicações, na terça-feira (14), em solenidade no Palácio do Planalto, em Brasília.

O presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, recebeu a homenagem das mãos do ministro das Comunicações, Fábio Faria.

Ao discursar, o ministro destacou os trabalhos que o MCom vem desenvolvendo para aumentar a conectividade e oferecer acesso às novas tecnologias e enumerou as ações realizadas no setor de radiodifusão.

Faria citou, como exemplo, a desburocratização dos processos do setor, a simplificação da migração do rádio AM/FM, que já beneficiou mais de 900 rádios, a flexibilização do programa “A Voz do Brasil”, a digitalização da TV e o desbloqueio do chip FM nos celulares fabricados no Brasil. Segundo o ministro, até 2023, os brasileiros vão escutar rádio de graça no celular, sem a necessidade de utilizar a internet.

“Este ano, 30% dos celulares fabricados no Brasil já vêm com o rádio de graça. Ano que vem, serão mais 30%. O presidente determinou que todos os celulares que já possuem FM tenham essa aplicação sem precisar comprar o pacote de dados”, afirmou Faria.

Também agraciado na cerimônia, o presidente Jair Bolsonaro ressaltou a relevância da premiação para a comunicação. “Esse prêmio é um reconhecimento a todos vocês pela colaboração com o governo e com o Brasil. Do que depender de nós, jamais teremos qualquer medida visando censurar a liberdade de imprensa”, declarou.

Prêmio Marechal Rondon de Comunicações

O prêmio, que leva o nome do patrono das comunicações, Marechal Rondon, foi instituído pelo MCom em abril de 2021. A homenagem anual premiará campanhas, programas, movimentos de cunho social, civil ou militar.

ABERT participa de debate sobre 5G no país


O diretor geral da ABERT, Cristiano Lobato Flores, foi presença confirmada no webinário do Painel Telebrasil 2021, que abordou a “Operacionalização dos compromissos 5G”, na terça-feira (14). Flores lembrou as etapas do processo que envolve a migração da TVRO da banda C para a banda Ku, prevista no edital do leilão do 5G.

“O leilão de 5G está ingressando, agora, em uma fase decisiva, da modelagem final do edital. A partir daí, iniciaremos a fase executiva, em que todos os agentes de mercado e o poder público ficam imbuídos de alcançar consensos, de modo que, de um lado, o 5G se torne realidade, e, de outro, a migração para a banda Ku ocorra sem qualquer solução de continuidade para o seu usuário. Nenhum brasileiro ficará sem acesso ao serviço de televisão aberta por satélite. Essa será a nossa diretriz, à semelhança da experiência virtuosa do edital de 4G.”

Durante a abertura do evento, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, destacou a importância do leilão 5G. “Quanto mais rápido realizarmos o leilão, mais rápido conseguiremos fazer com que essas pessoas sejam conectadas e que a gente dê uma condição mínima de inclusão digital e social para esses brasileiros”, disse.

O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Leonardo Euler de Morais, declarou que a chegada do 5G renderá R$ 160 bilhões em investimentos no país para os próximos 20 anos, considerando o valor das faixas ofertadas ao mercado e os compromissos que serão assumidos pelas operadoras.

O Painel Telebrasil é considerado um dos principais encontros digitais sobre conectividade e inovação do país e conta com a participação de autoridades governamentais e lideranças empresariais do setor de telecomunicações. A programação acontecerá ainda nos dias 21 e 28 de setembro, com conteúdos inéditos.

18 de Setembro: Dia Nacional da Televisão

https://www.youtube.com/watch?v=Au6UPp9ybAs

Em 18 de setembro de 1950, o Brasil entrava em uma nova era. Assis Chateaubriand, magnata das comunicações e dono dos Diários Associados, lançava a primeira estação de TV, batizada de Tupi.
 
Hoje, a televisão aberta brasileira é referência mundial de programação, levando informação, diversão e serviços gratuitos e da mais alta qualidade a todos.
 
Agora imaginem… e se não fosse ela, será que tantos fatos históricos que vivemos estariam registrados em nossa memória?
 
Curiosidade: nos aparelhos mais antigos, não bastava ligar a TV na tomada, era necessário colocar uma palha de aço na antena, mexer para um lado e para o outro, e torcer para a imagem melhorar
!

Acompanhe a historia do Rádio nas redes sociais da ABERT



Nos anos 1920, o rádio se mantinha apenas com doações e mensalidades de ouvintes. Apenas em 1932, a publicidade no meio foi regulamentada. Um dos pioneiros na descoberta do potencial de negócio do rádio foi Ademar Casé. Pernambucano de Caruaru, Casé começou como vendedor de aparelhos. Comercializou centenas no Rio de Janeiro, sempre falando aos clientes da importância do rádio. Logo percebeu que poderia aumentar as vendas tendo seu próprio programa. Alugou os domingos da Rádio Philips. O "Programa do Casé" ficava no ar o dia todo! Vendeu anúncios e patrocinou artistas, como Francisco Alves, Orlando Silva, Carmen Miranda, Mário Reis, e revelou Noel Rosa.

Casé também inovou ao lançar o primeiro jingle brasileiro, um fado da Padaria Bragança, composição de Nássara e voz de Luís Barbosa. "Ó padeiro desta rua, tenha sempre na lembrança. Não me traga outro pão que não seja o Pão Bragança"... Casé foi do rádio para a TV, sendo produtor de sucessos como em "Noite de Gala" (TV Rio). Seu talento passou à família: pai do diretor Geraldo Casé e avô de Regina Casé, que herdou o gosto por produções populares. Casé era considerado uma potência!

Facebook Instagram

Semana de conciliação trabalhista tenta acordo em processos

Empresas e trabalhadores terão a oportunidade de encerrar processos judiciais, seja por meio de conciliação ou pela possibilidade de quitação das dívidas reconhecidas, durante a Semana Nacional da Conciliação e Execução Trabalhista, entre os dias 20 e 24 de setembro. A campanha do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), em parceria com o Tribunal Superior do Trabalho (TST) e com os tribunais regionais do Trabalho de todo o Brasil, visa atender o maior número de pessoas que possuem processos na justiça trabalhista, além de buscar soluções consensuais, com a realização de audiências de conciliação e atividades de execução.

Durante a semana, magistrados, servidores e demais colaboradores das unidades judiciárias e administrativas, em todo o país, estarão mobilizados para encerrar litígios judiciais de forma ágil.

Com o lema “Cada solução, um recomeço”, a campanha em 2021 propõe uma oportunidade de iniciar uma nova fase sem pendências judiciais, após as dificuldades impostas pela pandemia.

Criada em 2014, a Semana Nacional da Conciliação Trabalhista já atendeu mais de 873 mil pessoas e homologou 113 mil acordos. No total, foram movimentados mais de R$ 3,4 bilhões para o pagamento de dívidas trabalhistas.

NABSHOW 2021 é cancelada


O aumento de casos de COVID-19 pela variante Delta, nos Estados Unidos, motivou o cancelamento da NABSHOW 2021, prevista para o período de 9 a 13 de outubro de 2021 no formato presencial, em Las Vegas (EUA).

Em comunicado divulgado na quarta-feira (15), o vice-presidente executivo e diretor administrativo de conexões e eventos globais da NAB (National Association of Broadcasters), Chris Brown, anunciou que a edição deste ano terá opções virtuais para acessar o conteúdo selecionado por meio do NAB Amplify.

“Infelizmente, a pandemia e o aumento da variante Delta apresentaram desafios inesperados e intransponíveis para nossa comunidade global. Como sempre mantivemos o melhor interesse e segurança da indústria como nossa prioridade, tornou-se claro, em face desses desafios, que não podemos mais hospedar, de forma presencial, a NABSHOW ou nossos eventos co-localizados, o programa de rádio e vendas e gestão Intercâmbio de televisão”, disse Brown.

O comunicado informou ainda que a realização da NABSHOW 2022 está prevista entre os dias 23 e 27 de abril do próximo ano. Considerada a maior exposição mundial de produtos e serviços de mídia, entretenimento e tecnologia, a NABSHOW recebe, anualmente, mais de 100 mil pessoas de todo o planeta no Centro de Convenções de Las Vegas, onde acontece o evento.

Setembro Dourado alerta para o câncer
infantojuvenil

https://www.youtube.com/watch?v=xxkl5tknlPk

A campanha “Quem Ama está Sempre Atento”, da Confederação Nacional de Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (CONIACC), conscientiza a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil.

Batizado de Setembro Dourado, ao longo do mês, a campanha vai lembrar que a doença representa a principal causa de morte de crianças e adolescentes entre 0 e 19 anos. Atualmente, 60% dos casos de câncer infantojuvenil têm cura, enquanto nos países de alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), as crianças podem ter 85% de chance de sobrevida.

O material para divulgação gratuita – spot, vídeo e peças para redes sociais – deve ser utilizado até 30 de setembro.

Para baixar as peças publicitárias, clique aqui.

Para mais informações, acesse www.coniacc.org.br


Já compartilhou a Campanha da ABERT ?

If you can't read this email, please view it online