Edição nº 533 | 24 de setembro de 2021


MCom autoriza redução de potência

Atendendo a um pleito da ABERT, o Ministério das Comunicações (MCom) publicou, nesta sexta-feira (24), a Portaria nº 3.567, que autoriza as estações geradoras e retransmissoras de rádio e de televisão a operarem com potência de transmissão reduzida de até 30% da estabelecida em suas respectivas licenças para funcionamento.

Com a medida, as emissoras poderão reduzir a potência de seus transmissores em horários alternativos e de menor audiência, como, por exemplo, a madrugada, racionando o consumo de energia elétrica.

“Ao acatar o pedido do setor, o MCom demonstra estar sensível ao momento de crise financeira que o setor privado está vivenciando, potencializado pela pandemia do coronavírus”, destacou o presidente da ABERT, Flávio Lara Resende

"A medida é de extrema importância para a radiodifusão, pois possibilitará a redução do consumo de um dos insumos mais onerosos para o rádio e TV”, complementa Lara Resende. A autorização para redução de potência terá validade por seis meses.


A íntegra pode ser conferida AQUI


Decreto autoriza pagamento parcelado de outorgas

Foi publicado, na quinta-feira (23), o Decreto nº 10.804, que dispõe sobre os critérios adotados para a concessão de parcelamento do preço público da outorga para execução do serviço de radiodifusão.

Antiga demanda da ABERT, o atual decreto altera o Regulamento dos Serviços de Radiodifusão, aprovado pelos decretos nº 52.795, de 1963, e nº 8.139, de 2013.

A norma regulamenta a Lei nº 14.027, de 2020, que prevê a possibilidade de parcelamento do pagamento do preço público de novas outorgas de rádio e televisão, por solicitação do requerente, pelo tempo previsto no ato de concessão ou permissão, e incentiva a regularização de empresas inadimplentes.

O decreto prevê que, no caso de parcelamento, o valor atualizado da parcela deverá ser acrescido de juros equivalentes à taxa Selic, acumulados mensalmente, calculados a partir do mês subsequente ao da consolidação até o mês anterior ao do pagamento, e de um por cento relativo ao mês em que o pagamento tiver sido efetuado.

O Ministério das Comunicações (MCom) poderá condicionar o parcelamento do valor atualizado da outorga à apresentação de seguro-garantia.

Na data da entrada em vigor do decreto, as concessionárias e permissionárias que estiverem inadimplentes com o pagamento do preço público da outorga para executar o serviço de radiodifusão poderão solicitar o parcelamento do saldo remanescente de seus débitos, desde que não tenha ocorrido deliberação do Congresso Nacional sobre a extinção da outorga para executar o serviço de radiodifusão.

A possibilidade de parcelamento também se aplica às empresas que ainda não celebraram o contrato de concessão ou permissão e que apresentaram, até a data de entrada em vigor do decreto, requerimento para solicitar a desistência da outorga cujo pedido ainda esteja pendente de decisão.

Atendendo a um pedido da ABERT, o decreto também trouxe a possibilidade de parcelamento do valor da outorga nos processos de migração AM/FM e nos casos de aumento de potência, a título de alteração de características técnicas.

Por meio de portaria, o MCom estabelecerá as condições, os critérios e os procedimentos aplicáveis ao parcelamento.

O presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, comemorou a publicação do decreto e destacou que “esta é uma indiscutível conquista para o nosso setor. Uma medida que demonstra a sensibilidade do governo federal e do MCom com a radiodifusão, que vem sofrendo com as consequências nefastas da crise econômica, potencializada pela pandemia do coronavírus”.

Lara Resende enfatizou ainda que “o parcelamento da migração e do aumento de potência trará benefícios à população, uma vez que as emissoras terão a possibilidade de ampliar os seus sinais e de melhorar a qualidade do serviço”.

O decreto entrará em vigor em 45 dias. A íntegra pode ser conferida AQUI


Primeira estação compartilhada de TV digital será ativada no RN

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A primeira estação compartilhada de TV digital será inaugurada na segunda-feira (27), no município de Tenente Ananias, no Rio Grande do Norte.

A ativação da estação faz parte do Projeto Digitaliza Brasil e contará com a presença do ministro das Comunicações, Fábio Faria, e do secretário de Radiodifusão, Max Martinhão, em solenidade que acontece no Ginásio Poliesportivo Vereador Milton França, às 14h30, na cidade potiguar Pau dos Ferros.

Durante a cerimônia, serão ativados oito canais digitais de estações de TV comerciais, educativas e públicas, levando ainda mais informação e entretenimento à população local.

O compartilhamento de infraestrutura de transmissão terrestre foi a solução encontrada para a digitalização dos sinais de TV dos municípios menores, o chamado “Brasil Profundo”, onde hoje existe cobertura analógica.

A ABERT atuou ativamente no processo de digitalização dos sinais de TV, explicando às prefeituras a importância de apoiar a iniciativa do compartilhamento, já que uma única antena pode contar com até oito transmissores instalados, o que representa uma economia significativa em relação ao valor de digitalização individual.

O presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, comemorou a iniciativa. “Essa é uma política pública fundamental para a conclusão do processo de digitalização da TV aberta terrestre. Estimamos alcançar mais de 1,6 mil municípios e 23 milhões de brasileiros que terão o melhor de nossa programação. Parabenizo o Ministério das Comunicações e a Anatel pelo início da concretização desse projeto”, afirmou Lara Resende.

Digitaliza Brasil abre edital para cidades de MG


O Ministério das Comunicações (MCom) lançou, na quarta-feira (22), edital para 470 prefeituras de Minas Gerais que desejarem aderir ao Programa Digitaliza Brasil, que prevê o fornecimento e a instalação completa da infraestrutura do sinal digital de TV.

Os municípios que atualmente contam apenas com a transmissão analógica de TV e que tenham interesse em receber o sinal digital poderão solicitar adesão ao programa entre os dias 11 de outubro e 11 de novembro.

O formulário é simplificado e está disponível no endereço:https://www.gov.br/mcom/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/digitaliza-brasil-1

"Existem ainda muitas cidades no Brasil que só têm sinal analógico e as pessoas não podem usufruir das novidades que a TV digital traz. Então, estamos avançando com o Digitaliza Brasil para mudar essa realidade", explica o ministro das Comunicações, Fábio Faria.

Com o Digitaliza Brasil, o MCom espera levar o sinal digital a 1.638 municípios até 2022, beneficiando mais de 23 milhões de brasileiros.

Nas cidades qualificadas, as famílias com baixa renda que atendam aos requisitos definidos pelo grupo gestor da digitalização (GIRED) também receberão kits conversores para sintonizar a TV digital mesmo sem precisar trocar os aparelhos de televisão.

Já o edital direcionado a 322 municípios dos estados de Alagoas, Bahia, Sergipe e Pernambuco continua aberto e o prazo de adesão das prefeituras interessadas se encerra em 8 de outubro.

Dia Nacional do Rádio



Na comemoração do primeiro centenário da Independência do Brasil, em 1922, ocorreu a primeira transmissão radiofônica do Brasil. Cerca de 80 receptores transmitiram o discurso do então presidente, Epitácio Pessoa, e trechos da Ópera O Guarany, de Carlos Gomes. A transmissão causou tanto alvoroço, que no ano seguinte, o carioca Edgard Roquette-Pinto (foto) fundou a primeira emissora de rádio no país.

Formado em medicina, Roquette-Pinto convenceu a Academia Brasileira de Ciências a comprar os equipamentos necessários para fundar a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, em 1923, com o intuito de melhorar a educação no Brasil.

Durante o governo de Getúlio Vargas, em 1936, Roquette-Pinto doou a rádio ao Ministério da Educação e Cultura, dando origem à Rádio MEC. Foi a maneira que encontrou de evitar a censura e preservar a função educativa da rádio que criou.

Nascido em 25 de setembro de 1884, Roquette-Pinto recebeu o título de "Pai da Rádio Brasileiro" e, em sua homenagem, foi instituído o Dia Nacional do Rádio. O carioca deixou um importante legado: em meio às inovações tecnológicas, o rádio se reinventa e, com quase 100 anos, mostra que continua fazendo toda diferença na vida dos ouvintes.

Associações homenageiam o rádio brasileiro

Com quase 100 anos de existência, o rádio mostra sua capacidade de reinvenção em meio às inovações tecnológicas, uma presença amiga e companheira nos lares, carros e celulares dos brasileiros. É essa capacidade que continua fazendo a diferença na vida dos milhões de ouvintes. O exemplo mais recente é a enorme contribuição durante a pandemia, com informações precisas e confiáveis sobre o combate ao coronavírus.

 Parabéns ao rádio brasileiro, parabéns a todos que fazem do rádio uma fonte de informação, entretenimento e serviços gratuitos! Nossa marca é a credibilidade! Vida longa ao rádio!”

Flávio Lara Resende, presidente da ABERT

"Comemoramos o Dia Nacional do Rádio com entusiasmo e com a certeza de que esse espetacular meio de comunicação, que logo chegará aos 100 anos no Brasil, continua revolucionando: o rádio, que é o parceiro preferido dos brasileiros. Em sua bela história, o rádio mostrou seu poder de se adaptar ao avanço das tecnologias e está mais vivo do que nunca, graças à paixão que move milhares de profissionais de emissoras de todo país.

Aqui em Santa Catarina, tivemos a semana estadual do rádio, instituída por lei, e, sem dúvida, uma grande vitória do nosso segmento. Comemoramos a data com uma grande mobilização. Parabéns a todos que vivem esse caso de amor eterno com rádio, afinal, onde você estiver, o rádio está lá!"

Silvano Silva, presidente da ACAERT


"A Associação Cearense de Rádio e Televisão se confraterniza hoje com todas as associações de emissoras de rádio e TV do Brasil e com todos os radiodifusores nesta celebração do Dia do Rádio. São 99 anos de música, entretenimento e qualidade de notícias, distribuídos através de milhares de emissoras pelo Brasil. O rádio é capilaridade, pluralidade, democracia, emoção, modernidade...

O rádio é o mais plural e mais democrático de todos os meios de comunicação. E estamos agora entrando nos primeiros dias do centenário do rádio brasileiro. Durante esse tempo, nós expandimos o nosso alcance, multiplicamos a nossa forma de fazer comunicação, mas o principal é o nosso compromisso e a fidelidade a cada ouvinte que nos escolhe como companhia. Que venham muitos anos de companheirismo, felicidade e alegria!"

Carmen Lúcia, presidente da ACERT


"O rádio é o companheiro permanente das pessoas, no carro, sua residência, enfim, no trabalho, no futebol, todo instante está presente. E isso nos traz mais responsabilidade. Por exemplo, quando falta sangue numa cidade, as pessoas são chamadas pelo rádio para doar sangue nos hospitais.

Eu também gostaria de dizer que o rádio vai além da comercialização, produzindo empregos, gerando cada vez mais empregos. Isto mostra a necessidade de termos responsabilidade para com nossas comunidades. O rádio também é o único veículo capaz de dar mobilidade à população, principalmente no retorno às casas no final do dia. Somos vida presente no veículo de cada pessoa que está indo para sua residência. Cada emissora sabe perfeitamente o que isso significa: nossa responsabilidade é sempre cada vez maior."

Roberto Cervo Melão, presidente da AGERT

"Nesse dia especial do aniversário da radiodifusão no Brasil, é sempre bom lembrar o papel fenomenal que nós temos na vida do país e das nossas comunidades.

E esse exemplo foi dado durante toda essa crise da pandemia, onde todo setor de radiodifusão desempenhou um papel fundamental, informando e educando milhões de brasileiros sobre o que deveriam fazer para se proteger dessa situação dramática. Foi realmente um momento incrível da radiodifusão brasileira. Parabéns a todos!"

José Antônio do Nascimento Brito, presidente AERJ


“No Dia Nacional do Rádio e nesse período tão significativo, é muito importante lembrar como o rádio nos ensina, todos os dias, a nos reinventar e a cumprir a nossa missão. Aqui no Paraná, continuamos firmes na proposta de levar conforto, companhia e informação com credibilidade a todos os ouvintes.

Para isso, extrapolamos as ondas dos rádios e nos comunicamos, hoje, também pelo meio digital e continuamos criando novas formas de alcançar e fidelizar a grande audiência do rádio. Fazer rádio é trabalhar com paixão, sensibilidade e enxergar as necessidades de cada localidade com a coragem de se transformar todos os dias e se adaptar aos novos tempos. Viva o Rádio e todos os profissionais que fazem desse meio cada dia mais vivo!"

Caíque Agustini, presidente da AERP

“O mês de setembro é muito importante para os nossos radiodifusores, pois comemoramos o aniversário da AMIRT e o Dia do Rádio. Nesses últimos anos, pudemos enxergar mudanças significativas e de grande relevância para o setor, e o rádio é o veículo de comunicação que mais se beneficiou com algumas delas.

Hoje, o meio consegue levar credibilidade e informação de confiança para a sociedade; conseguimos combater notícias falsas nas redes sociais e mostrar porque somos um dos veículos considerados mais confiáveis, como destacam algumas pesquisas. Somos multiplataforma e ocupamos espaços importantes e estratégicos. Temos sites de notícias e o ouvinte consegue, além de nos ouvir, também nos conhecer, isso tudo sem perder a essência do rádio. O anunciante também se beneficiou com algumas mudanças. Hoje, seu serviço, seu negócio, sua marca, podem ocupar todos os espaços que o rádio está presente”.

Luciano Pimenta, presidente da AMIRT


Ações lembram a importância do rádio 

Há quase 100 anos, o rádio ocupa lugar de destaque nos lares brasileiros, tornando-se companhia constante para ouvintes que buscam informação confiável, entretenimento e serviços gratuitos. Para homenagear o meio, as associações estaduais de radiodifusão desenvolveram ações para marcar o Dia Nacional do Rádio, comemorado em 25 de setembro.

Em Santa Catarina, a Assembleia Legislativa aprovou, em dezembro, a criação da Semana Estadual do Rádio. Com o objetivo de despertar a curiosidade e o interesse dos estudantes pelo veículo de comunicação, a Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACAERT) desenvolveu uma programação especial, mobilizando escolas com a campanha “Onde você estiver, o Rádio está lá”, que promove bate-papos, oficinas e palestras para alunos das redes pública e particular de ensino, entre 10 e 15 anos.

Durante toda a semana, os estudantes puderam conhecer o universo do rádio e sua relevância para a sociedade. Spots alusivos à data foram desenvolvidos no estilo e perfil da emissora, como jornalismo, musical e entretenimento, para veiculação gratuita.

O presidente da ACAERT, Silvano Silva, comemorou o fato de a data entrar para o calendário oficial de Santa Catarina, com a sanção do governador Carlos Moisés.

Também a Associação das Empresas de Rádio e Televisão de Pernambuco (ASSERPE) elaborou um spot de valorização do veículo e a campanha “Pernambuco ama o rádio”.

O presidente da associação, Nill Jr, também comemorou a assinatura de acordo de cooperação com o Banco do Nordeste para o financiamento de máquinas e equipamentos para emissoras de rádio e TV, por meio de linhas de crédito especial.

Já a Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná ( AERP) celebrou a data com a campanha “Rádio na Veia – Cada Gota Faz a Diferença”.

Com o estoque dos bancos de sangue em nível crítico, a AERP usou a força do rádio para fazer um apelo à população para doar sangue, como gesto de amor e solidariedade. No Paraná, as doações são feitas em 23 unidades do Hemocentro, distribuídas por todo estado. Por dia, até 1.000 pessoas podem doar sangue.

A AERP também produziu spots para a campanha de doação de sangue, que podem ser veiculados até o dia 25 de setembro.

A Associação Mineira de Rádio e Televisão (AMIRT) terá uma programação extensa para celebrar os 99 anos do rádio, comemorados em 7 de setembro.
 
No sábado (25), Dia Nacional do Rádio, a associação realiza uma live especial com a participação do CEO da Agência RF, Robson Ferri, que contará um pouco sobre a história do rádio. Na sequência, uma peça radiofônica será apresentada pelo Grupo Galpão, companhia de teatro de Belo Horizonte.

Além de palestras com convidados especiais, a data será comemorada com um show exclusivo do cantor e compositor mineiro, Ninho Mathias.

Estudo mostra impacto da publicidade na geração de riquezas do Brasil

Os números são expressivos: em 2020, cada R$ 1 investido em propaganda gerou R$ 8,54 para a economia brasileira.

“O leilão de 5G está ingressando, agora, em uma fase decisiva, da modelagem final do edital. A partir daí, iniciaremos a fase executiva, em que todos os agentes de mercado e o poder público ficam imbuídos de alcançar consensos, de modo que, de um lado, o 5G se torne realidade, e, de outro, a migração para a banda Ku ocorra sem qualquer solução de continuidade para o seu usuário. Nenhum brasileiro ficará sem acesso ao serviço de televisão aberta por satélite. Essa será a nossa diretriz, à semelhança da experiência virtuosa do edital de 4G.”

O levantamento organizado pela Deloitte e baseado nos dados da Kantar IBOPE Media e do CENP-Meios aponta ainda que, segundo o Ministério da Economia, o segmento criou 435 mil empregos diretos e indiretos em 2019.

Os resultados da pesquisa foram comemorados pelo presidente do CENP, Caio Barsotti. “O efeito multiplicador do investimento em publicidade já é bem conhecido, tanto pelos anunciantes quanto pelos estudiosos do assunto. O atual estudo reafirma esta certeza e baliza o fator de multiplicação da publicidade no Brasil, mesmo em um ano marcado por enormes desafios em razão da tragédia da pandemia”, afirma.

Também o presidente da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap), Mario D’Andrea, destaca a importância da publicidade na geração de riquezas do país. “Ela traz enormes benefícios econômicos para o PIB brasileiro, cria empregos, dissemina a informação. É a indústria que impulsiona as outras indústrias”, ressalta D’Andrea.

Segundo previsão da Deloitte, novos tipos de mídia e comportamentos do consumidor definirão formas diferentes de interação nos próximos estudos. “O resultado traz um mapeamento rico e fundamental para que se entenda sobre os benefícios da publicidade, os desafios e tendências do setor, bem como comportamento dos consumidores”, destaca a diretora da Deloitte, Clarissa Gaiatto.

ABERT esclarece dúvidas sobre decretos e migração em encontro da AESP


Por iniciativa da Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo (AESP), mais um encontro virtual do Comitê Técnico foi ao ar na quinta-feira (23).

Para falar sobre as tendências e desafios da radiodifusão, o AESP Talks recebeu o diretor jurídico da ABERT, Rodolfo Salema, o diretor de Rádio da ABERT, André Cintra, e o engenheiro José Mauro Ávila (AESP/SET).

Em sua explanação, Salema destacou os principais pontos do Decreto nº 10.804, que autoriza o parcelamento do preço público de outorgas, e citou as mudanças ocorridas com a publicação do Decreto nº 10.775, que prorroga o prazo para obtenção de autorização de uso de radiofrequência e solicitação do licenciamento das estações.

“É elogiável a sensibilidade que o Ministério das Comunicações tem ao receber os pleitos apresentados pela radiodifusão, na linha da desburocratização e da criação de medidas para o fortalecimento do serviço”, destacou. Salema esclareceu ainda dúvidas dos radiodifusores sobre os processos de licenciamento, renovação e transferências de outorgas.

O presidente da AESP, Rodrigo Neves, comemorou a publicação do Decreto nº 10.804 e agradeceu o empenho da ABERT no tema. “A radiodifusão trabalha unida e esse decreto vem provar exatamente isso. Esse é um pleito antigo do setor, e hoje é um dia festivo para todos nós”, afirmou.

Na sequência, André Cintra atualizou os dados dos processos de migração do AM/FM e falou sobre a evolução dos canais da faixa convencional e estendida.

“Atualmente, temos 1.654 pedidos de migração, sendo que 1.580 canais estão inseridos no plano básico, 51 canais em coordenação no Mercosul, e estamos estudando a viabilidade de 23 pedidos pendentes. Acreditamos que até o final do ano teremos uma evolução nesses dados”, afirmou Cintra.

AGERT e SindiRádio lançam plataforma para cursos online

Para os interessados em aprimorar a capacitação e o conhecimento em diversas áreas da radiodifusão, conhecendo novas ferramentas de trabalho, o Sindicato das Empresas de Rádio e TV do Rio Grande do Sul (SindiRádio) e a Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e TV (AGERT) lançaram uma plataforma online com cursos voltados para as equipes das emissoras associadas.

Já disponível em versão gratuita, o curso “Comercialização para o Meio Rádio”, composto por sete módulos, contou com a participação do professor e consultor Fernando Morgado, com dicas para fazer bons negócios, levando em consideração o mercado atual.

De acordo com o presidente do SindiRádio e da AGERT, Roberto Cervo Melão, “os cursos são exclusivos, pensados para atender as especificidades do setor e do mercado gaúcho, totalmente gratuitos para associados e com certificado de participação. O primeiro, ministrado por Morgado, está focado em vendas, relacionamento com anunciantes, propostas comerciais e outros assuntos importantes para o setor”.

Para acessar a área de cursos, clique:
https://www.sindiradio.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=56

Curso aborda desenvolvimento de sucessores em empresas de comunicação

A revolução tecnológica e a mudança nos hábitos de consumo de mídia são responsáveis por grandes desafios para as empresas jornalísticas, causando uma disrupção no tradicional modelo de negócios e incertezas quanto à longevidade das companhias.

Pensando nesse cenário, a empresa “Master Negócios de Mídia” está com as inscrições abertas para o curso “Programa de Desenvolvimento de Sucessores para Empresas de Mídia”, que estimula uma ampla reflexão sobre o tema.

Essencialmente prático, o curso é voltado para acionistas, membros da família empresária e conselheiros, que terão uma visão estratégica de negócios e editoriais, além de diretrizes para a adoção de soluções inovadoras e melhores práticas de governança corporativa, a partir da compreensão do quadro atual do setor.

As aulas serão ministradas por professores de vários países, que, conectados à realidade das empresas jornalísticas, apresentarão experiências mundiais entre acionistas e sucessores de empresas de comunicação.

A programação prevê temas relacionados à Governança e Processo Sucessório na Empresa de Mídia, Fundamentos Financeiros para Acionistas e Gestores, Estratégias de Negócio de Mídia, Estratégias Editoriais, Mentorias Individuais de Governança e Aconselhamento de Carreira.

Para  maiores informações, clique aqui

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O "Pai da Matéria"

É assim que ainda hoje muitos o chamam. Osmar Santos, um dos maiores nomes do rádio, nasceu em Osvaldo Cruz (SP), em 1949. Desde cedo, demonstrou sua paixão pelo esporte e pelo rádio. Ainda jovem, tornou-se um dos principais locutores brasileiros, com bordões inesquecíveis como "pimba na gorduchinha", "ripa na chulipa", "vai garotinho" e "por que parou, parou por quê?".

Passou pela Jovem Pan, Record, Globo, Excelsior / CBN. Virou referência para comunicadores como Fausto Silva, que foi seu colega no esporte e no Balancê, na Rádio Excelsior. Além de atuar na área executiva de rádio, foi também apresentador de TV na Globo, Manchete e Record. Osmar Santos entrou para a história política do país como locutor oficial dos comícios das Diretas Já, em 1984.

Dez anos depois, no auge da carreira, sofreu um grave acidente automobilístico. Nem mesmo as sequelas na fala e movimentos o impediram de continuar. Por meio da pintura, transborda suas emoções nas dezenas de obras que constantemente cria.

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