Edição nº 564 | 29 de abril de 2022

NAB afirma que participação em Congresso da ABERT será prioridade

O presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, convidou o novo presidente da NAB (National Association of Broadcasters), Curtis LeGeyt, para o 29º Congresso Brasileiro de Radiodifusão, que acontece em novembro, em Brasília.

No domingo (24), Lara Resende participou da reunião promovida pela AIR (Associação Internacional de Radiodifusão), que teve também a presença do presidente da entidade, Eugenio Sosa Mendoza, de representantes da radiodifusão das três Américas e do senador e ex-presidente da NAB, Gordon Smith.

O senador americano, um dos principais palestrantes da última edição do Congresso da ABERT, em 2018, estimulou a ida de LeGeyt ao evento. “Foi uma grande oportunidade para conhecer a realidade da radiodifusão brasileira”, afirmou Smith. Em resposta, LeGeyt garantiu que, em breve, a participação no Congresso da ABERT será uma prioridade.

A reunião no Centro de Convenções de Las Vegas (EUA) foi o primeiro encontro com as novas autoridades da NAB, anfitriã da NABShow, considerada a maior feira mundial de tecnologia, entretenimento, rádio e TV.

Brasileiros participam de almoço oferecido pela ABERT durante NABShow 2022

Representantes do Ministério das Comunicações (MCom), da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), da AIR (Associação Internacional de Radiodifusão), parlamentares e presidentes de associações estaduais de radiodifusão prestigiaram o almoço oferecido pela ABERT, na segunda-feira (25), no restaurante Joe’s, do Caesars Palace Hotel, em Las Vegas (EUA).

Na saudação aos convidados, o presidente da ABERT Flávio Lara Resende destacou a relevância de acompanhar os debates sobre as inovações tecnológicas para o rádio e a TV que acontecem nos painéis da NABShow, considerada a maior feira mundial de produtos e serviços para rádio, TV, entretenimento e tecnologia.

Representando o MCom, o secretário de Radiodifusão Maximiliano Martinhão falou sobre o importante papel do rádio e da TV brasileiros e o trabalho desenvolvido pela SERAD para desburocratizar os processos do setor.

“O Ministério cuida do que o brasileiro mais gosta, que é a televisão e o rádio, por isso, temos aumentado e acelerado os processos para ajudar na transformação”, afirmou Martinhão.

Também os conselheiros da Anatel Moisés Moreira e Emamnoel Campelo ressaltaram a importância dos serviços prestados pela radiodifusão no Brasil.

O almoço da ABERT contou ainda com a presença dos conselheiros da Associação, Roberto Franco, Carlos Amaral e Ricardo Zovico, do diretor do Departamento de Outorga e Pós-Outorga do MCom, William Zambelli, do superintendente da Anatel, Vinicius Caram, do assessor da Superintendência de Fiscalização da Anatel, Rodrigo Gebrim, do assessor de gabinete do conselheiro Moisés Moreira, Martim Jales Hon, e da assessora da Anatel, Gisleia Silva. As associações estaduais estiveram representadas pelos presidentes Rodrigo Neves (AESP) e Silvano Silva (ACAERT).

Já o ex-presidente da AERJ, Daruiz Paranhos, representou a associação do Rio de Janeiro e a superintendente da AERP, Ticiane Pfeiffer, a associação paranaense. Também prestigiaram o encontro, o vice-presidente da SET (Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão), Olímpio José Franco, a representante do Consulado dos EUA, Patrícia Marega, o deputado federal David Soares (União/SP), o presidente da AIR (Associação Internacional de Radiodifusão), Eugenio Sosa Mendoza, o diretor geral Juan Andrés Lerena, além de radiodifusores brasileiros e das três Américas.


NABShow mantém tradição de principal feira mundial de radiodifusão

Após dois anos de adiamentos do evento presencial por causa da pandemia de COVID-19, mais de 52 mil pessoas prestigiaram a NABShow 2022, entre os dias 23 e 27 de abril, no Centro de Convenções de Las Vegas, nos Estados Unidos, mantendo a tradição de maior feira mundial de equipamentos e serviços para as áreas de tecnologia, rádio, TV e entretenimento.

Apesar de o público presente ser menor que o dos anos pré-pandemia, radiodifusores e profissionais do rádio e da TV de mais de 150 países participaram do evento que reuniu um total de 1958 expositores, com 674 novos representantes de marcas e produtos.

O presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, presidentes de associações estaduais, representantes do Ministério das Comunicações (MCom), da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e profissionais brasileiros da radiodifusão participaram da NABShow 2022.

Na abertura do evento, o presidente da NAB (Associação Nacional de Radiodifusores, na tradução em inglês) Curtis LeGeyt lembrou os reflexos da pandemia no setor e comemorou a volta do encontro presencial.

"Welcome to NABShow! (Bem vindos à NABShow!) Três palavras que levei três anos para dizer", afirmou, emocionado.

“A radiodifusão é muito mais que tecnologia. Não existe nenhum outro meio que conecta e informa do jeito que fazemos. Nossa próxima geração de tecnologia não inclui apenas uma nova revolução de radiodifusão, mas também outros métodos de envio de conteúdo: 5G, streaming ou vídeo. Também estou empolgado com a evolução do rádio. O rádio no carro é uma experiência única ao dirigir e proporciona uma boa relação entre o ouvinte e o radiodifusor”, disse LeGeyt.

A abertura teve ainda uma homenagem à Ucrânia, fortemente bombardeada pela Rússia, e ao ex-presidente da NAB, Gordon Smith, que deixou a direção da associação americana após 14 anos.

Em mensagens gravadas, os ex-presidentes dos EUA, Barack Obama e Bill Clinton, e o atual, Joe Biden, ressaltaram a relevância do rádio e da TV na vida do povo americano e defenderam a permanente liberdade de imprensa e de expressão.

Senado Federal aprova MP que reabre prazo para renovação de outorgas

O plenário do Senado Federal aprovou, na quarta-feira (27), a Medida Provisória nº 1077/21, que institui o ‘Programa Internet Brasil’, que promove o acesso gratuito à internet em banda larga móvel aos alunos da educação básica da rede pública de ensino pertencentes a famílias inscritas no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico).

A MP 1077 dispõe ainda sobre as renovações de outorgas intempestivas, determinando que o Ministério das Comunicações analise regularmente os pedidos apresentados fora do prazo, e permite que as emissoras que não solicitaram suas renovações encaminhem o pedido em até 90 dias.

O texto aprovado pelo Senado também dispensa a necessidade de garantias para o pagamento parcelado do preço público das outorgas, alteração de características técnicas e migração AM/FM, além de determinar que quaisquer alterações na legislação que definam infrações e sanções somente sejam aplicadas no caso de mais benéficas ao radiodifusor.

A MP segue agora para a sanção ou veto presidencial.

Inovação de produtos para mídia digital encerra programa voltado para rádio e TV


“Os meios de comunicação precisam ser atrativos se querem ganhar e reter a audiência das pessoas em seu processo de transformação digital”. A opinião é da diretora de inovação e liderança da Escola de Jornalismo Craig Newmark, de Nova York, Anita Zielina, painelista da última sessão ao vivo do programa Acelerando a Transformação Digital, que aconteceu na quinta-feira (28).

Segundo a jornalista, “é imprescindível que as organizações conheçam o seu público – leitores e ouvintes/telespectadores – como forma de inovar e vender seus produtos jornalísticos”.

Zielina explicou que é importante encontrar um equilíbrio entre a tradição e a inovação, adicionando questões modernas, assim como contratar um bom profissional, que possua habilidades para executar planos e persuadir o público a comprar determinado produto de mídia.

“Falar de um produto é fazer aquelas perguntas importantes: como você se define? A quem você está atendendo? Para quem você trabalha? Ao adotar essa estratégia, você pode definir de forma diferente como atender seu público”, declarou.

Anita Zielina finalizou dando dicas de como receber um retorno das pessoas. “Faça uma pesquisa de empatia... Fale com desconhecidos e pergunte de que forma eles se informam, ou consomem uma notícia. Use seus canais digitais para elaborar pesquisas. Isso vai ajudar a identificar qual o público que consome o seu produto”.

O Acelerando a Transformação Digital, voltado para o rádio e a TV, é uma parceria da ABERT com o ICFJ (International Center For Journalists) e a Meta, empresa responsável pelo Facebook e Instagram.

Em breve, o ICFJ informará sobre os selecionados para a fase de mentoria e que receberão investimentos de US$ 15 mil para o desenvolvimento de projetos. Os inscritos selecionados participaram da primeira fase de treinamentos do Acelerando a Transformação Digital e atenderam aos requisitos exigidos pelo programa, como, por exemplo, presença mínima de 75% nas sessões, de pelo menos dois colaboradores das empresas.

100 anos do Rádio - Você sabia? 


O início do rádio no Amazonas, em 1926, veio do entusiasmo do então governador Ephigênio de Salles (foto). Admirador das inovações tecnológicas, Salles inicialmente expandiu a rede telegráfica do estado com a Amazon Telegraph, que abrigava uma estação de ondas curta. Às segundas, quartas e sextas-feiras, a partir das 21h, a “Voz de Manaós” transmitia, por uma hora, informações importantes sobre o comércio de borracha e castanhas e uma programação com artistas locais, em sua maioria seresteiros. Com o término do mandato de Salles, em 1929, a “Voz de Manaós” saiu do ar.

Apenas em 7 de setembro de 1938, a primeira estação de rádio do Amazonas, a PQM3 Voz da Bariceia, estreou. Mantida pelo técnico e telegrafista Lizardo Rodrigues, a futura PRF-6 teve vários donos, como Álvaro Maia, Gebes Medeiros, Assis Chateaubriand – que em 1943 a transformou em Rádio Baré, administrada por Josué Cláudio de Souza – e Guilherme Aluízio de Oliveira Silva. Foi ainda propriedade do Jornal do Commercio por 30 anos.

A Baré também fez parte do Sistema Globo de Rádio e chegou a ser CBN Amazônia, de Philippe Daou, proprietário da Rede Amazônica.

Em 2016, a rádio migrou para o 95,7 FM. Dois anos depois, foi provisoriamente Rádio da Assembleia Legislativa (ALEAM), tornando-se, posteriormente, Rádio Diário, de Cyro Anunciação.

Quem poderia imaginar que aquela apresentação de uma hora da “Voz de Manaós” daria origem a uma história hoje representada por dezenas de emissoras amazonenses e centenas de horas diárias de programação? 

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ASSERPE derruba proibição de rádio de pilha nos estádios pernambucanos

A Polícia Militar pernambucana recuou e liberou o uso de rádios de pilha nos estádios, após pedido da Associação das Empresas de Radiodifusão de Pernambuco (ASSERPE). O veto à entrada do aparelho no local foi determinado em medida editada pela PM, que considerava “risco à segurança” e “ameaça à integridade dos torcedores".

Para o presidente da ASSERPE, Nill Jr, a decisão da PM não tem qualquer estatística que legitime a medida ou mostre que o aparelho de rádio coloca o público em situação vulnerável ou insegura.

“A insegurança nos estádios nada tem a ver com nosso tradicional radinho de pilha. Pelo contrário, o rádio ajuda a dar segurança, informando e prestando serviço antes, durante e após os jogos, sobre o que acontece na partida e até mesmo no trânsito em volta dos estádios. O rádio faz uma prestação de serviço importante aos torcedores”, defendeu Nill Jr.

De acordo o Nill Jr, a ASSERPE entrou em contato com as emissoras do estado para iniciar um movimento de valorização do rádio esportivo, independentemente da revogação da medida da Polícia Militar.

Migração AM/FM: MCom autoriza novos canais

A Secretaria de Radiodifusão do Ministério das Comunicações (SERAD) autorizou a migração de novas rádios que operam na faixa de OM (Ondas Médias) para FM (frequência modulada) nos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Alagoas e Pernambuco.

A adaptação das outorgas foi publicada no Diário Oficial da União, de sexta-feira (22) e concedida a emissoras de rádios localizadas nas cidades paulistas de Botucatu, Ibiúna e Bragança Paulista, além de Maceió (AL), Caruaru (PE), nas cidades catarinenses de Brusque e Joinville e também nas paranaenses Pato Branco, Roncador e Santa Isabel do Oeste.

CCTCI elege novo presidente 

O deputado Milton Coelho (PSB/PE) foi eleito, por unanimidade, na quarta-feira (27), presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) da Câmara dos Deputados, para mandato de um ano. Ele substitui o deputado Aliel Machado (PV/PR).

Após a confirmação do seu nome, Milton Coelho ressaltou a importância da CCTCI para o desenvolvimento e bem-estar da população brasileira. “Nenhum país que pensa seriamente sobre seu futuro poderá colocar em segundo plano ou dar pouca importância à temática dessa comissão. Por isso, ela se revela como uma das mais importantes e centrais dessa Casa e do Congresso Nacional”, enfatizou.

O novo presidente disse ainda que estará à disposição para construir uma pauta de prioridades da comissão. “Embora esse ano seja atribulado, por se tratar de um ano eleitoral, tenho certeza de que será muito produtivo”, afirmou.


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Mobilização lembra Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

Para marcar a passagem do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, comemorado em 3 de maio, o Instituto Palavra Aberta e a Unesco, com o apoio de diversas organizações da sociedade civil, entre elas a ABERT, lançaram a campanha “Jornalismo sob cerco digital: a era digital e o impacto na liberdade de expressão, na segurança dos jornalistas, no acesso à informação e na privacidade”.

A campanha disponibiliza peças publicitárias que poderão ser divulgadas gratuitamente pelos veículos de comunicação e redes sociais, com foco na importância de uma imprensa livre e independente. A estratégia de divulgação do material – que tem entre os temas a segurança dos profissionais da mídia, desinformação e a sustentabilidade dos meios de comunicação – ficará a cargo de cada veículo.

AUNESCO sugere ações específicas, como a realização de debates, coberturas, editoriais, entrevistas, podcasts, webinários e eventos que reflitam a importância da data e o papel da imprensa para a democracia.

Um tuitaço, marcado para a próxima terça-feira (3), entre 10h e 12h, também está entre as ações. Os participantes poderão utilizar as seguintes hashtags: #diamundialdaliberdadedeimprensa, #imprensalivre, #jornalismosemmedo, e #jornalismoindependente.

Para a diretora da UNESCO no Brasil, Marlova Noleto, a data também lembra o respeito à liberdade de expressão. “Tanto os meios de comunicação, como os cidadãos, devem se expressar livremente, sem sofrerem ameaças, ataques ou qualquer tipo de violência ao apurar os fatos e relatar histórias", afirma.

Além da mobilização brasileira, de 2 a 5 de maio ocorrerá a Conferência Anual do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, em Punta del Este (Uruguai), com uma programação paralela também em Montevidéu.

Para saber mais, clique aqui.

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