Edição nº 553 | 11 de fevereiro de 2022

Acelerando a Transformação Digital: estreia traz dicas para rádio e TV

A estreia do programa Acelerando a Transformação Digital reuniu, na quinta-feira (10), profissionais e representantes de emissoras de rádio e TV que se inscreveram para a primeira fase do programa, uma parceria da ABERT com o ICFJ (International Center for Journalists) e a Meta, empresa responsável pelo Facebook e Instagram.

No painel “Disputa por atenção na era dos formatos supercurtos”, o jornalista britânico Jon Laurence abordou as tendências do mundo digital e os principais desafios para conquistar e manter a atenção da audiência frente à diversidade de meios de comunicação nos dias de hoje.

O supervisor de produção executiva para a AJ+, editora de mídia social da Al Jazeera, falou sobre a experiência de liderar a redação da plataforma digital, com a aprovação de mais de 15 mil vídeos, e deu dicas de como atrair engajamento nas redes sociais.

“Você tem que estar dentro da experiência do usuário. Usar frases mais curtas, evitar jargão menos familiarizado, assegurar que o texto está ligado ao público num mundo muito competitivo”.

Sobre o rádio no ambiente digital, Jon Laurence elogiou o conteúdo produzido pelo meio. “Não vejo como solução para o rádio a geração de conteúdo exclusivamente para redes sociais”.

O encontro virtual contou ainda com a presença do coordenador de projeto de colaboração da ABERT com o ICFJ e a Meta, Allen Chahad.“Este é um desafio maravilhoso e difícil ao mesmo tempo. Fazer a transição para a multiplataforma exige atenção e organização do fluxo de trabalho para a construção de novas audiências”, enfatizou Chahad.

Na abertura do encontro, o diretor geral da ABERT, Cristiano Lobato Flôres, destacou o objetivo do programa, de levar um leque de informação e conhecimento sobre o ambiente digital.

A vice-presidente do ICFJ, Johanna Carrillo, comemorou o número recorde de inscritos para a fase de treinamento, com mais de 650 selecionados de 200 organizações de todo o país. “Estou muito feliz que vocês estejam participando desse programa sobre transformação digital e gostaria de frisar que esse treinamento é considerado o de maior número de participantes. Isso é fantástico!”

Outros cinco treinamentos virtuais estão previstos para essa primeira fase do Acelerando a Transformação Digital. No dia 24 de fevereiro, às 14h, o painel “Distribuição de conteúdo digital” terá a presença da produtora sênior da AJ+ em espanhol, Paula Daibert, responsável por escrever e aprovar elementos de pós-produção para documentários informativos curtos e com grande alcance visual na América Latina. A AJ+ Español foi a primeira plataforma de vídeo de mídia social da Al Jazeera.

Após a conclusão do treinamento, os participantes deste módulo também poderão se inscrever para a fase de mentoria e concorrer a um fundo de até US$ 15,000 para apoio no desenvolvimento de projetos selecionados.

Para participar da segunda etapa, é necessário presença mínima de 75% nas sessões da primeira fase, de pelo menos dois colaboradores das empresas, além de ter cumprido outros requisitos registrados nos Termos e Condições do programa. O valor será concedido às emissoras com iniciativas que se propuserem a desenvolver um projeto, um produto ou a revisão de um processo.

Prorrogado prazo para envio de contribuições à implementação de OCR

O Ministério das Comunicações (MCom) publicou, na terça-feira (8), o aviso de Consulta Pública nº 1/2022 AQUI, que prorroga o prazo para o envio de sugestões à minuta de portaria que cria os Organismos Certificadores de Radiodifusão (OCR).

Com a prorrogação, as contribuições devem ser enviadas até o dia 7 de março.

A implementação desses organismos tem por objetivo otimizar os procedimentos de análise e permitir uma tramitação mais ágil dos processos administrativos de rádio e TV. 

A minuta de portaria está disponível na plataforma Participa + Brasil, que pode ser acessada AQUI.

Congresso Nacional derruba veto à compensação fiscal

Em sessão conjunta, na terça-feira (8), o Congresso Nacional derrubou o veto presidencial à compensação fiscal prevista na Lei nº 14.291/2022, que estabeleceu o retorno da propaganda partidária gratuita no rádio e na televisão.

Por 344 votos a favor da derrubada do veto e 49 votos contrários, na Câmara, e 54 votos a favor e 14 contrários, no Senado, deputados e senadores mantiveram o mecanismo da compensação fiscal, contrapartida do Estado pela cessão do tempo destinado à transmissão da propaganda partidária.

Os parlamentares foram sensíveis ao pleito da ABERT, que acompanhou os desdobramentos do veto a um dispositivo assegurado desde a década de 1980 e que, apesar de não representar ressarcimento financeiro para as emissoras de radiodifusão, atenua o impacto negativo com a queda de audiência, perdas de receitas publicitárias e custos operacionais impostos às emissoras durante a veiculação da propaganda partidária.

"Esta é uma vitória fundamental para a radiodifusão, sempre unida na defesa do rádio e da TV aberta do país. O legislativo brasileiro, mais uma vez, foi sensível a um tema de relevante importância para o nosso setor", comemorou o presidente da ABERT, Flávio Lara Resende.

13 de fevereiro - Homenagem da ABERT ao Dia Mundial do Rádio

https://youtu.be/q0LqrH5krKk

ABERT participa de Seminário Políticas de (Tele)Comunicações 2022

O portal Teletime e o Centro de Estudos de Políticas de Comunicação da Universidade de Brasília (CCOM/UnB) realizam, na próxima terça-feira (15), mais uma edição do Seminário Políticas de (Tele)Comunicações.

O presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, confirmou presença no painel “Revisão da agenda para 2022”, que contará também com a participação de representantes do Ministério das Comunicações (MCom) e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), além do presidente da Conexis Brasil Digital, Marcos Ferrari, e do presidente executivo da Telcomp, Luiz Henrique Barbosa. Considerado um dos principais encontros setoriais, o seminário tem na pauta debates sobre as perspectivas, demandas e políticas públicas para 2022.


O dia 13 de fevereiro de 2022 marca a comemoração de duas datas importantes: o centenário da Semana de Arte Moderna – iniciada em São Paulo, em 1922 – e o Dia Mundial do Rádio, instituído em 2011, em homenagem ao início das transmissões da Rádio das Nações Unidas, em 1946.

2022 também é o ano do centenário das primeiras transmissões do rádio brasileiro, celebrado em 7 de setembro.

E o que tem a ver o rádio e a arte moderna? Podemos considerar que o rádio é também um “transgressor”, arte por si só. Assim como uma obra, permite múltiplas interpretações por meio do som.

Quem nunca ouviu no rádio “O Trenzinho do Caipira”, do modernista Heitor Villa Lobos, e imaginou a locomotiva e seus vagões velozes, furiosos, ultrapassando o limite do alto falante?

Rádio, uma arte moderna, mágica, que emociona… que toca.

Por isso, a ABERT já antecipa uma novidade: logo você vai conhecer uma das iniciativas em comemoração aos 100 anos do rádio brasileiro.Uma mostra artística, que apresentará o "Rádio em Movimento". Aguarde!

Inscrições para prêmio da ACAERT terminam nesta sexta-feira

Os interessados em concorrer ao Prêmio ACAERT - Microfone de Ouro, considerado um dos mais importantes da radiodifusão catarinense, têm até meia-noite desta sexta-feira (11) para a realização das inscrições gratuitas.

O Microfone de Ouro está na 11ª edição e tem como lema "O Talento de quem pensa grande", numa referência ao movimento da Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACAERT) "Pense grande: Pense rádio, Pense TV". A premiação destaca os profissionais que atuam em emissoras de rádio, TV, agências de propaganda e estudantes do curso de Comunicação do estado.

Os cinco finalistas em cada modalidade serão conhecidos no dia 7 de março. A cerimônia de premiação acontecerá durante o 18º Congresso Catarinense de Rádio e Televisão, que acontece em maio, em Florianópolis (SC).

O regulamento e instruções para a inscrição estão disponíveis AQUI

Para conhecer as categorias que estão concorrendo ao Prêmio Microfone de Ouro, acesse https://www.premioacaert.com.br/modalidades

100 anos do Rádio - Você sabia? 


Edgar Roquette-Pinto (1884-1954) vai além da criação da pioneira Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, em 1923. O professor, médico e antropólogo é também o pai do rádio educativo.

“A rádio é a escola dos que não têm escola. É o jornal de quem não sabe ler. É o mestre de quem não pode ir à escola. É o divertimento gratuito do pobre. É o animador de novas esperanças. O consolador dos enfermos e o guia dos sãos, desde que o realizem com espírito altruísta e elevado”, dizia o educador, que sempre reforçou a importância do rádio como instrumento formador e de ampliação do conhecimento.

A ferrenha defesa de Roquette-Pinto justifica a decisão, em 1936, de doar sua rádio para o Ministério da Educação e Cultura, dando origem à Rádio MEC. Como condição, impôs que a rádio deveria se tornar educativa, não comercial, laica e apartidária.

Foi ele também que, em 6 de janeiro de 1934, criou a Rádio Escola do Rio de Janeiro, projeto totalmente voltado à educação. Em 1946, a emissora foi transformada em Rádio Roquette-Pinto, no 630 AM.

Avesso a homenagens, o nome que batizou a emissora foi uma decisão do prefeito Henrique Dodsworth. Com a mudança da capital federal do Rio de Janeiro para Brasília, a posse da emissora educativa passou para o Estado da Guanabara e posteriormente ao governo do Rio de Janeiro. Em 1974, foi criada a emissora em frequência modulada, no 94 FM, tendo a programação unificada em 2002, com a transmissão no mesmo sinal.

Hoje, a Rádio Roquette-Pinto, a Rádio MEC e centenas de outras estações levam primordialmente os princípios do primeiro educador, o rádio educativo. 

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