Edição nº 554 | 18 de fevereiro de 2022

Novidade no ar!!!

Mais um benefício exclusivo aos associados da ABERT está a caminho!

Vem aí o Clube + ABERT, primeiro programa de vantagens voltado para a radiodifusão brasileira.

A  partir de segunda-feira (21), as emissoras de rádio e TV associadas poderão participar do Clube + ABERT, uma rede de empresas conveniadas que oferece descontos atrativos nos produtos e serviços dirigidos à radiodifusão e também em lojas de eletrônicos, equipamentos, turismo, viagens, alimentação, entretenimento, e muito mais.

São mais de 1,4 mil parceiros e 17,5 mil lojas conveniadas em todo o Brasil.

“O Clube + ABERT é um projeto pioneiro que faz parte das comemorações dos 60 anos da nossa Associação. Queremos levar ao associado mais um produto gratuito e que muito ajudará na economia e ganho de escala de nossas emissoras”, afirma o presidente da ABERT, Flávio Lara Resende.

No site clubemais.abert.org.br, uma plataforma de fácil navegação, é possível conhecer todos os detalhes. O sistema de geolocalização permite encontrar as lojas conveniadas mais próximas.

Para participar, basta o associado entrar na plataforma e ativar o cadastro com o código da emissora na ABERT. Importante que o associado não tenha qualquer pendência junto ao setor financeiro da Associação. Cada emissora poderá cadastrar até cinco representantes da empresa.

Para facilitar o acesso aos serviços, o app Clube + ABERT também está disponível para celulares iOS e Android. Baixe no seu aparelho e conheça as vantagens do Clube + ABERT!

Para dúvidas ou sugestões, entre em contato pelo e-mail clubemais@abert.org.br ou pelo telefone (61) 2104-4600.

“Distribuição de conteúdo digital” é tema de 2ª sessão do programa voltado para rádio e TV

A produtora sênior da Al Jazeera em espanhol (AJ+ Español), Paula Daibert, é a convidada especial da segunda sessão de treinamento do programa Acelerando a Transformação Digital, voltado para profissionais e emissoras de rádio e TV.

No painel “Distribuição de conteúdo digital”, que acontece na próxima quinta-feira (24), às 14h, Paula Daibert falará sobre a experiência mexicana ao produzir, escrever e aprovar elementos de pós-produção para documentários curtos para a AJ+ Español, primeira plataforma de vídeo de mídia social da Al Jazeera e com grande visualização na América Latina.

O Acelerando a Transformação Digital é uma parceria da ABERT com o ICFJ (International Center for Journalists) e a Meta, empresa responsável pelo Facebook e Instagram. Após a conclusão da fase de treinamento, com seis sessões online, os participantes deste módulo também poderão se inscrever para a fase de mentoria e concorrer a um fundo de até US$ 15,000 para apoio no desenvolvimento de projetos selecionados.

Para participar da segunda etapa, é necessário presença mínima de 75% nas sessões da primeira fase, de pelo menos dois colaboradores das empresas, além de ter cumprido outros requisitos registrados nos Termos e Condições do programa. O valor será concedido às emissoras com iniciativas que se propuserem a desenvolver um projeto, um produto ou a revisão de um processo.
 
O link do painel, exclusivo para os mais de 650 inscritos selecionados pelo ICFJ, será enviado, na próxima semana, para o email informado no ato da inscrição. Importante que os inscritos verifiquem o email, incluindo as caixas de spam e promoções.

TSE regulamenta propaganda partidária gratuita no rádio e na TV

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publicou, na segunda-feira (14), a Resolução nº 23.679/22, que regulamenta a propaganda partidária gratuita em rádio e televisão, instituída pela Lei nº 14.291, de janeiro de 2022.

A norma estabelece que a propaganda partidária será veiculada por meio de inserções de 30 segundos, no intervalo da programação normal das emissoras, entre 19h30 e 22h30, observado o seguinte:

- As inserções nacionais serão exibidas exclusivamente nas terças-feiras, quintas-feiras e sábados; e as inserções estaduais nas segundas-feiras, quartas-feiras e sextas-feiras;

- Em cada emissora, haverá no máximo 10 inserções por dia — o que corresponde a cinco minutos diários — divididas proporcionalmente em três faixas de horário:

a) 19h30 às 20h30: no máximo três inserções.

b) 20h30 às 21h30: no máximo três inserções.

c) 21h30hs às 22h30: no máximo quatro inserções.

- É vedada a veiculação de inserções sequenciais, devendo ser observado obrigatoriamente o intervalo mínimo de 10 minutos entre cada veiculação.

A pedido da ABERT, foi incorporada à resolução do TSE, a possibilidade de prorrogação do horário de exibição das inserções, em razão de incompatibilidade técnica e indisponibilidade de grade de programação para veiculação das inserções na forma imposta pela lei.

De acordo com a resolução, em caso de comprovada impossibilidade de interrupção da programação normal da emissora entre 19h30 e 22h30, como nas hipóteses de transmissão de evento desportivo e cobertura jornalística ao vivo, do programa A Voz do Brasil ou de cerimônias religiosas, as emissoras poderão requerer à presidência do tribunal competente a prorrogação do horário de exibição das inserções de propaganda eleitoral até a meia-noite da(s) data(s) indicadas.

Os radiodifusores devem ficar atentos aos prazos e regras de operacionalização das inserções. Para auxiliar as emissoras, a ABERT preparou um manual com orientações e informações sobre a propaganda partidária – AQUI.

A íntegra da resolução pode ser acessada AQUI.

Tragédia em Petrópolis: rádios se unem em campanhas para ajudar atingidos pelos temporais

As emissoras de rádio do Rio de Janeiro se uniram em campanhas de arrecadação de mantimentos e dinheiro que serão destinados aos moradores de Petrópolis (RJ), severamente atingidos pelos deslizamentos de terra provocados pelas fortes chuvas na região serrana fluminense, nos últimos dias.

Além da divulgação das campanhas solidárias, as rádios locais mudaram a programação diária para informar, a todo momento, as condições das ruas e bairros, os alertas de novos desmoronamentos e o trabalho da Defesa Civil e bombeiros na busca aos desaparecidos.

Fundada por Dom Pedro II, Petrópolis também é conhecida como Cidade Imperial, com construções histórias e vegetação abundante que atraem turistas de todo o mundo.

Mais de 100 pessoas morreram nesta que é considerada a maior catástrofe natural da história da cidade.

100 anos do Rádio - Você sabia? 


Um dos lugares mais lembrados em grandes eventos do país, como a Semana de Arte Moderna, de 1922, é o Theatro Municipal de São Paulo, na capital paulista.

Inspirado na Ópera de Paris, o espaço inaugurado em 1911 é considerado a principal casa de cultura da cidade, com capacidade para 1523 assentos. Em seus grandes salões, a maioria com plateias fixas, aconteceram audições radiofônicas que, além de lotarem os espaços, reforçavam a importância do rádio enquanto meio público e de comunicação de massa.

Nos tempos dos fones de ouvido, quando o rádio de galena reinava absoluto, dentro dos salões existia um ponto para “irradiação”, que proporcionava aos ouvintes a experiência de uma transmissão.

Com a chegada do alto falante e a melhoria de sinal nos aparelhos de rádios, a experiência coletiva se ampliou. Ficou qualificada.

O rádio caiu no gosto popular, tomou as ruas, praças e parques. Muitas emissoras chegaram a fazer shows em suas sacadas para o público do entorno. Orlando Silva, Luiz Gonzaga e Francisco Alves foram alguns dos protagonistas dessas exibições.

Uma preocupação das estações, principalmente na Era do Rádio, foi criar grandes auditórios para receber o público – como o da Rádio Nacional do Rio de Janeiro (foto), sempre lotado.

Promovidas pelas emissoras, grandes audições foram realizadas até mesmo em estádios de futebol e na orla das praias. Inicialmente para as elites, hoje o rádio é para todos. Um meio que nasceu e continua democrático. 

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Agenda prioritária da radiodifusão é foco de evento sobre políticas de comunicações

 

Durante dois dias, o Seminário Políticas de (Tele) Comunicações, realizado pelo portal Teletime, em parceria com o Centro de Estudos de Políticas de Comunicação da Universidade de Brasília (CCOM/ UNB), reuniu representantes do governo e da radiodifusão em um debate sobre os projetos prioritários do setor.

No painel “Revisão da agenda para 2022”, na terça-feira (15), o secretário de Radiodifusão do Ministério das Comunicações (MCom), Maximiliano Martinhão, destacou as políticas públicas desenvolvidas pela área, como a expansão da TV digital em todo país, por meio do programa Digitaliza Brasil, o avanço da chamada TV 3.0, que, segundo ele, poderá iniciar suas transmissões em 2024, e a migração da TVRO da banda C para a Ku.

Martinhão se mostrou otimista em relação ao processo de liberação da faixa 3,5 GHz, necessária para dar início ao processo de limpeza do espectro e implantação do 5G, e os trabalhos desenvolvidos pelo Gaispi (Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz), "Estamos indo muito bem nesse processo. Os grupos do Gaispi estão avançando e acredito sim, que é possível acelerar", afirmou.

O secretário listou ainda projetos importantes para o rádio, como, por exemplo, a ativação do chip FM no celular, a migração da faixa AM para FM, a implantação da faixa estendida FM 2.0, e lembrou do centenário do rádio no Brasil. “No campo da radiodifusão, esse será um ano marcante por dois motivos: o primeiro, é a celebração dos 60 anos do Código Brasileiro de Telecomunicações, que é o marco do desenvolvimento da radiodifusão no Brasil, e também pelas comemorações dos 100 anos do rádio no país”.

Convidado para debater a agenda do setor, o presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, enfatizou a importância da migração da TVRO para a banda Ku, e lembrou do chamamento público para as emissoras interessadas em fazer a mudança.

Lara Resende destacou ainda a revolução tecnológica promovida pela TV 3.0, o programa Digitaliza Brasil e o projeto de lei das fake news, que prevê uma contrapartida financeira pela divulgação de conteúdos jornalísticos pelas plataformas digitais.

“Entendemos haver espaço para o prosseguimento de nossa agenda estratégica, que tem por prioridade a redução da assimetria regulatória e a inclusão definitiva da radiodifusão em projetos com foco em inovação e tecnologia”, afirmou.

O presidente da ABERT enfatizou também a programação especial para celebrar o centenário do rádio, com eventos regionais que contarão com a participação das associações estaduais. “Teremos ainda o Congresso Brasileiro de Radiodifusão, em novembro, que será especial por comemorar os 60 anos da ABERT”.

Também participaram do debate o presidente da Conexis Brasil Digital, Marcos Ferrari, e o presidente-executivo da Telcomp, Luiz Henrique Barbosa.

Já no painel “Desinformação, liberdade de expressão e Internet”, na quarta-feira (16), o bloqueio de aplicações, previsto no projeto de lei das fake news (PL 2630/2020), foi um dos temas em debate.

O relator do projeto na Câmara, deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), defendeu a educação como ponto de partida, assim como a necessidade de garantir a inclusão digital para que a população tenha acesso à informação confiável.

Na visão do conselheiro da ABERT, Marcelo Bechara, a mídia está bastante confortável em relação à quase totalidade do projeto. “Considero o conceito da proposta muito interessante porque começa a fechar uma trilogia, formada ainda pelo marco civil e a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). É inaceitável em uma democracia que haja uma fragmentação do debate público, porque se a política é a arte do consenso, as redes sociais se tornaram a arte do dissenso. Em todo ambiente de liberdade, é preciso ter responsabilidade, assim como qualquer direito à liberdade de expressão não é um direito absoluto”, pontuou.

De acordo com Bechara, as redes sociais são uma grande conquista da sociedade e também ambientes de debates públicos, o que, em sua opinião, leva à necessidade de regramentos e transparência.

Bechara defendeu ainda a remuneração de conteúdos jornalísticos pelas plataformas. “Se o conteúdo foi utilizado, ele precisa ser reconhecido. O jornalismo profissional brasileiro tem exercido um papel fundamental para despoluir esse oceano de desinformação. Jornalismo e notícia são um conteúdo que se torna consumido imediatamente”, concluiu.

Assessora especial da presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Roberta Maia Gresta abordou o programa da Justiça Eleitoral de enfrentamento à desinformação. “Hoje nós temos um programa estruturado, que gera diversos produtos. É sempre possível trazer melhorias, como vem ocorrendo por iniciativas das próprias plataformas, como forma de aperfeiçoar a comunicação da Justiça Eleitoral e para esse objetivo comum de enfrentamento à desinformação”, afirmou.

Também na quarta-feira, o painel “As conclusões do GT do SeAC e o marco legal da TV paga” debateu a necessidade de revisão da Lei do Serviço de Acesso Condicionado (Lei do SeAC), que rege o serviço de TV por assinatura.
 
O vice-presidente de Relações Institucionais do Grupo Globo, Paulo Tonet Camargo, lembrou que a Lei do SeAC foi resultado de um grande acordo entre diferentes agentes da TV por assinatura, inclusive com regras de transição, e que não há a necessidade de revisar a lei nesse momento.

Tonet disse ainda que outro ponto definido foi o de não mexer com a radiodifusão. "A Lei do SeAC não é a lei ideal, mas é a possível. Foi o consenso possível", afirmou. Para Tonet, a Lei do SeAC é virtuosa e teve papel central em criar um mercado audiovisual aquecido e com grande concorrência do ponto de vista do consumidor, sem impedir a criação de novos modelos de negócio, o desenvolvimento de novas tecnologias e a chegada de novos players.


O combate à fome é prioridade absoluta nesses tempos de pandemia.

Milhões de brasileiros dependem da ajuda alheia para terem ao menos uma refeição por dia. Diante desse quadro extremamente grave, a ABERT lançou a campanha “Solidariedade, para quem tem fome, é um prato cheio”.

Contamos com a sua participação cidadã no combate à fome. Você pode ajudar milhares de famílias com a sua doação. Para obter mais informações sobre como doar, acesse o link https://abert.org.br/solidariedade/

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