Edição nº 549 | 14 de janeiro de 2022

Acelerando a Transformação Digital: confirmado o primeiro palestrante 


Já está confirmada para o dia 10 de fevereiro, a primeira sessão do programa Acelerando a Transformação Digital, voltado para o rádio e a TV. O convidado será o jornalista e supervisor de Produção Executiva para a AJ+, Jon Laurence, especialista em conteúdo digital e redes sociais e responsável por liderar a redação da plataforma digital da AL Jazeera, voltada para millennials.

No painel “Competição por atenção na era do Tik Tok”, Jon Laurence abordará as tendências do mundo digital e os principais desafios para conquistar e reter a atenção da audiência frente à diversidade de meios de comunicação nos dias de hoje. Ao final do encontro, os participantes poderão encaminhar perguntas e tirar dúvidas sobre o tema.

Os inscritos terão a oportunidade de participar de outros encontros com especialistas internacionais do mercado de mídia digital, que vão abordar assuntos como monetização, distribuição de conteúdo, cultura guiada por dados, entre outros. Ao todo serão seis encontros abertos aos profissionais de rádio e televisão associados ou não à ABERT.

O Acelerando a Transformação Digital, uma parceria da ABERT com o Meta Journalism Project (MJP), empresa responsável pelo Facebook e Instagram, é desenvolvido pelo International Center for Journalists (ICFJ).

As inscrições gratuitas continuam abertas e podem ser feitas pelo link: https://bit.ly/3sIAjsX

O programa terá uma fase de treinamento e, após a conclusão das sessões, quem participar de pelo menos 75% da programação e cumprir outros requisitos do Acelerando a Transformação Digital poderá se inscrever para a fase de mentoria e concorrer a um fundo de até US$ 15 mil.

Helder Luciano assume presidência do SERTES

O diretor de Administração e Recursos Humanos da Rede Gazeta, Helder Luciano de Oliveira, foi empossado na presidência do SERTES (Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Estado do Espírito Santo), na quarta-feira (12), em cerimônia realizada em um restaurante no centro de Vitória (ES).

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), e o diretor-presidente do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo, Munir Abud de Oliveira, além de 20 radiodifusores capixabas, prestigiaram a posse da nova diretoria.

Helder Luciano foi eleito para o triênio 2022-2025 em substituição ao diretor geral da Rede Vitória de Comunicação, Fernando Machado Ferreira Segundo o novo presidente, a ideia é que o SERTES continue servindo como suporte e prestando assessoria aos 33 associados capixabas.

“O planejamento é trabalhar mais próximos dos associados, trabalhar a capacitação dos profissionais de rádio e TV, dar representatividade no âmbito estadual e federal”, disse no discurso de posse.

Entre os desafios do SERTES, de acordo com Helder Luciano, está a defesa da liberdade de imprensa no país. “Está intrínseco em nosso papel”, afirmou.

Afro Lourenço é eleito presidente da ACERT

A Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACERT) elegeu, nesta sexta-feira (7), a nova diretoria para o biênio 2022-2024.

O advogado e assessor jurídico da entidade desde 1988, José Afro Lourenço, foi empossado presidente. Ele substitui a jornalista Carmen Lúcia Dummar Azulai, que presidiu a ACERT por três mandatos. 

A chapa com os novos integrantes foi eleita por aclamação pelos representantes de emissoras de todas as regiões do Ceará.

No primeiro pronunciamento, Afro Lourenço destacou a necessidade de medidas de enfrentamento à queda da receita publicitária das empresas de radiodifusão, observada desde o início da pandemia, e da consequente redução de atividade econômica do país.

O novo presidente anunciou ações de assistência às afiliadas da ACERT, sobretudo em favor das pequenas e médias empresas, que têm menor capacidade de resistência econômica. “Precisamos viabilizar a convivência intercomplementar das tecnologias streaming e broadcasting, aprimorando assim o processo de produção e de programação das emissoras”, disse ele.

“Muito querido e estimado no nosso meio, o doutor Afro presta serviços jurídicos à radiodifusão por meio da ACERT há 30 anos, e tem toda nossa fé e confiança de que será um excelente líder no nosso ambiente de rádio e TV”, afirmou Carmen Lúcia, na transmissão de cargo.

AERJ debate aplicação da LGPD nas eleições

A implementação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) nas eleições de 2022 foi tema de debate realizado pela Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado do Rio de Janeiro (AERJ), na terça-feira (11). Ao falar sobre o assunto e as mudanças que a lei trouxe para o cenário eleitoral, o vice-presidente da AERJ, André Dias, esclareceu as dúvidas dos representantes de empresas de radiodifusão.

Dias reforçou que a LGPD se aplica a todas as empresas e ressaltou a importância de a emissora nomear um controlador de dados, que será responsável pela segurança das informações pessoais, evitando qualquer tipo de vazamento de dados, o que pode gerar pesadas penalidades.

Para as eleições de 2022, explicou que a legislação eleitoral proíbe a cessão, venda ou empréstimo de dados eletrônicos em favor de qualquer candidato, partido político, coligações e federações. Os dados podem ser utilizados nos programas jornalísticos, mas não podem ser cedidos, salvo mediante autorização expressa e específica da pessoa.

Em relação ao banco de dados antigos das empresas, André Dias citou a importância de adequá-los à norma da nova legislação.

“A LGPD já está em vigor e nós precisamos ter uma boa compreensão e entendimento de que proteção de dados é algo que temos que ter o controle absoluto dentro de nossas empresas. Não podemos deixar os dados nas mãos de qualquer pessoa”, alertou.

100 anos do Rádio: acompanhe nas redes sociais da ABERT

 

A alimentação diária do radialista, muitas vezes, não é das mais nutritivas. Correr para comprar um lanche é uma prática antiga. Num desses intervalos, em 1937, o radialista Casimiro Pinto Neto criou um dos mais populares sanduíches brasileiros: o bauru.

Sentado no bar Ponto Chic, no Largo do Paissandu, em São Paulo (SP), ditou a receita: pão francês sem miolo, fatias de roast beef, quatro queijos (prato, gouda, estepe e suíço), pepino em conserva e tomate.

Aos poucos, amigos pediam: “Me veja um do Bauru”. Virou costume, inclusive, para o público em geral. Hoje, nas sedes do Ponto Chic, existe até um busto do radialista. O sanduíche é considerado, desde 2018, patrimônio imaterial de São Paulo.

O apelido foi uma homenagem à cidade natal do paulista Casimiro, que, a partir de 1942, também se apresentava no rádio pelo nome de “Bauru”.

Em 1943, Casimiro chegou a ser o primeiro Repórter Esso de São Paulo (SP). Trabalhou nas rádios Record e Panamericana, pertencentes a Paulo Machado de Carvalho (na foto, à direita, com Bauru) e, posteriormente, na TV do grupo, ocupando funções administrativas. Porém, sua fama foi graças ao sanduíche.

Bauru trabalhou em radiodifusão até seus últimos dias, falecendo em 1983. Mais que autor de uma receita de sucesso, Casimiro tinha gosto pela profissão.

Facebook Instagram

Curso sobre desenvolvimento de sucessores em empresas de mídia começa em 7 de fevereiro

Continuam abertas as inscrições para o Programa de Desenvolvimento de Sucessores para Empresas de Mídia, elaborado pela Master Negócio de Mídia. Com início previsto para 7 de fevereiro, o curso será em formato híbrido com módulos online e encontros presenciais, além de uma semana em Nova York (EUA).

Com o objetivo de contribuir com as empresas de comunicação e seus gestores, o programa propõe uma reflexão sobre o cenário atual e seus principais desafios, insights para a construção de um direcionamento para o futuro e a adoção de práticas de governança corporativa, estratégias de negócio e editoriais.

Serão quatro módulos, ao vivo e online, e quatro módulos presenciais, sendo um deles internacional. Cada módulo online terá a duração de uma semana, com sessões das 9h às 12h45. Os encontros presenciais acontecerão em São Paulo (SP), no Campus do ISE Business School, em semanas imersivas, das 9h às 18h.

Já o módulo internacional, em Nova York, está previsto para junho de 2022. “Este é o único programa de governança corporativa e processo sucessório da América Latina, exclusivamente dedicado para a indústria de mídia e com um corpo docente conectado à realidade das companhias jornalísticas”, pontua Raphael Müller, diretor acadêmico do programa e coordenador de admissões.

Müller ressalta ainda o diferencial do módulo internacional. “Será uma semana intensiva de atividades acadêmicas, visitas a empresas de mídia, consultorias internacionais e encontros com board members e fundos de investimento com participação em empresas do segmento de comunicação. Uma oportunidade única de conhecer o modelo de governança de empresas jornalísticas internacionais e relacionar-se com importantes investidores e fundos”, garante.

As inscrições para o Programa de Desenvolvimento de Sucessores para Empresas de Mídia e informações adicionais estão no link: https://ise.org.br/catalogo-pds/ ou pelo WhatsApp: (11) 95042-4886

ECAD reajusta convênio, com desconto, a partir deste mês

Após mais de dois anos sem a incidência de correção monetária, o convênio celebrado entre a ABERT e o ECAD terá reajuste de 6,84%. O índice corresponde a 68% do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), medido durante o ano de 2021.

A atualização monetária, prevista originalmente em convênio, estabelecia a aplicação, em 2022, do percentual integral do IPCA no ano anterior, que alcançou 10,06%. 

Entretanto, em virtude da persistente crise provocada pela pandemia de COVID-19, com reflexos financeiros graves para toda atividade econômica, após uma série de tratativas e reuniões, a ABERT e o ECAD estabeleceram um redutor equivalente a 32% do IPCA.

“Reduzir minimamente este impacto financeiro foi item prioritário de nossa agenda, já que as nossas rádios terão muitas dificuldades em assumir encargos e ônus adicionais neste momento”, afirma o presidente da ABERT, Flávio Lara Resende.

Os boletos bancários com vencimento no mês de janeiro de 2022 já serão emitidos com os valores reajustados e terão a data de vencimento prorrogada.

Boletos com vencimento original em 15 de janeiro serão prorrogados para o dia 24 de janeiro; os do dia 20 de janeiro deverão ser pagos em 26 de janeiro. Já os que vencem em 25 de janeiro não serão prorrogados, devendo ser pagos na data.

A ABERT lembra que, pelo Convênio ABERT-ECAD, as emissoras associadas têm direito ao desconto de 25% sobre o valor normalmente exigido pelo ECAD.

Para mais informações, a ABERT disponibiliza o email juridico@abert.org.br ou o telefone (61) 2104-4600.


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