Edição nº 556 | 4 de março de 2022

“Estratégias na cultura orientada por dados”  em  destaque

A premiada jornalista  Ethar El-Katatney confirmou presença na terceira sessão do programa Acelerando a Transformação Digital, voltado para emissoras de rádio e TV, na quinta-feira (10), às 14h. 

No painel “Estratégias na cultura orientada por dados”, a gerente de redação digital e estrategista falará sobre a experiência em jornalismo internacional, ao longo de mais de 15 anos de carreira.

Ethar El-Katatney tem MBA e mestrado em Televisão e Jornalismo Digital pela Universidade Americana do Cairo e passou por veículos como The Wall Street Journal, onde foi editora para o público jovem, e canal Al Jazeera (AJ+), onde foi produtora executiva sênior.

Os mais de 650 inscritos selecionados para o Acelerando a Transformação Digital receberão um email do ICFJ (International Center for Journalists), parceiro da ABERT e da Meta na realização do programa, com o link do próximo painel. Importante que verifiquem o email, incluindo as caixas de spam e promoções.

Distribuição de conteúdo digital é tema de programa para rádio e TV

A produtora sênior da Al Jazeera em espanhol (AJ+ Español), Paula Daibert, foi a convidada da segunda sessão do programa Acelerando a Transformação Digital, voltado para o rádio e a TV, na quinta-feira (3).

No painel “Distribuição de conteúdo digital”, a brasileira Paula Daibert abordou as tendências e os desafios do mundo digital e falou sobre a experiência mexicana de produzir documentários curtos para a primeira plataforma de vídeo de mídia social da Al Jazeera.

“O filtro é entender a missão do meio de comunicação. Buscamos temas profundos, que agregam contexto e geram pensamentos críticos. Em um jornalismo 100% digital, devemos olhar para as redes sociais como um espaço de produção de conteúdo, engajamento, monitoramento e de mobilização social. Portanto, para consolidar a presença nestas plataformas, é de extrema importância conhecer o público-alvo de uma empresa, saber para quem estamos produzindo o conteúdo”, afirmou.

A especialista compartilhou ainda dicas práticas para ampliar e manter a atenção da audiência das emissoras no ambiente digital.

“Para desenvolver uma boa estratégia de distribuição de conteúdo digital, é importante ter conhecimento sobre o material que existe nas redes sociais no momento, publicar algo semanalmente e reavaliar sempre novas coisas e novos formatos. O sucesso de um vídeo não se mede só pelos números, mas pelo impacto nas vidas reais”, disse.

Também participaram do encontro, representantes do ICFJ (International Center for Journalists) e da Meta, parceiros da ABERT no Acelerando a Transformação Digital, além do coordenador do projeto, Allen Chahad.

Sobre o Acelerando a Transformação Digital

O programa Acelerando a Transformação Digital, voltado para o rádio e a TV, terá seis sessões online na primeira fase de treinamento. Após a conclusão desta etapa, os participantes poderão se inscrever para a fase de mentoria e concorrer a um fundo de até US$ 15,000 para apoio no desenvolvimento de projetos selecionados.

Para participar da segunda etapa é necessária presença mínima de 75% nas sessões da primeira fase, de pelo menos dois colaboradores das empresas. O valor será concedido às emissoras com iniciativas que se propuserem a desenvolver um projeto, um produto ou a revisão de um processo.


Maior economia, sustentabilidade e durabilidade dos equipamentos têm levado as emissoras de radiodifusão à adesão ao sistema de energia solar fotovoltaica. Pensando nessas inúmeras vantagens, o Clube + ABERT oferece descontos exclusivos ao associado, a partir da parceria com várias empresas do setor.

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GT estudará relação entre infraestruturas críticas de radiodifusão e outros setores

Foi publicada, na sexta-feira (25), a resolução que dispõe sobre os grupos técnicos da Câmara de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Conselho de Governo.

Com a publicação da norma, foi instituído o Grupo Técnico de Segurança de Infraestruturas Críticas para elaboração do diagnóstico nacional de riscos do setor de radiodifusão (GTSIC-Radiodifusão), especialmente nos momentos de catástrofe nacional, natural, humana e administrativa. O grupo também deverá apresentar um relatório sobre a interdependência dessas infraestruturas com as dos demais setores em estudo, como telecomunicações, energia elétrica e serviços postais, por exemplo.

Composto por representantes de órgãos e entidades públicas, como o Ministério das Comunicações (MCom) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o GTSIC-Radiodifusão tem ainda a participação da ABERT, representando as emissoras de rádio e TV.

O presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, explica que historicamente a ABERT sempre apoiou os estudos do governo sobre as infraestruturas críticas nacionais de radiodifusão.

“São de grande importância as informações e alertas públicos divulgados pelas emissoras de rádio e TV nos episódios de desastres, como nos recentes deslizamentos na região serrana do Rio de Janeiro, o que reflete a relevância social do setor e a necessidade de conservação e proteção das infraestruturas técnicas das emissoras nos momentos de crise”, afirma Lara Resende.

100 anos do Rádio - Você sabia? 


Grande instrumento de divulgação da música, o rádio leva, gratuitamente, e até hoje, lançamentos e novidades aos ouvintes de todo o país. Desde os primórdios, à medida que a transmissão foi se aperfeiçoando, o rádio atraiu um público interessado nos vários gêneros musicais que marcavam a época.

Na Rádio Difusora de São Paulo, a qualidade sonora tinha como slogan “o som de éter”. No século XIX, físicos postularam que o éter estava presente no espaço, viajando até no vácuo. Nada comprovado cientificamente, mas a fama ficou.

Muitas músicas foram além da sazonalidade da criação e ficaram na memória. Quem não se lembra, por exemplo, das marchinhas de Carnaval, que consagraram intérpretes como Carmen Miranda, em “Mamãe eu Quero”, Emilinha Borba, em “Chiquita Bacana”, Dalva de Oliveira (foto), em “Bandeira Branca”, Moacyr Franco, em “Me Dá um Dinheiro Aí”, e Silvio Santos, com “A Pipa do Vovô”? E os temas? De todo tipo, como a derrota de Martha Rocha no Miss Universo (1954), em “Duas Polegadas”, sucesso do Carnaval de 1955. No rádio, a folia é eterna.  

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Rádio de ondas curtas leva informações sobre guerra contra Ucrânia

Enquanto a Rússia ataca os veículos de comunicação independentes do país, contrários à guerra contra a Ucrânia, a agência de notícias britânica BBC utiliza o rádio de ondas curtas para transmitir informações sobre a invasão ao país vizinho.

A transmissão, popularizada durante a Segunda Guerra Mundial, utiliza frequências de rádio que podem viajar por longas distâncias e são acessíveis em aparelhos portáteis para transmitir notícias em inglês por quatro horas diárias, na capital ucraniana, Kiev, e em partes da Rússia.

"Muitas vezes se diz que a verdade é a primeira vítima da guerra", afirmou Tim Davie, diretor-geral da BBC. “Em um conflito onde a desinformação e a propaganda são abundantes, há uma clara necessidade de notícias factuais e independentes nas quais as pessoas possam confiar".

Além de a Rússia determinar o fechamento de uma rádio histórica e de um canal de televisão, acusados, entre outras coisas, de divulgar “informações falsas sobre ações militares russas”, “extremismo”, “violência contra os cidadãos do país” e “violações da ordem pública e da segurança pública”, na terça-feira (1º), projéteis russos atingiram a principal torre de rádio e TV de Kiev.

*Com agências

CNI debate inovação e competividade da indústria nacional

Com o tema “Reinove o futuro”, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) promovem, na próxima semana, o 9º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria. O evento terá formato híbrido, com a participação do público presencial e virtualmente.

O painel de lançamento, na quarta-feira (9), abordará o tema “Brasil que compete globalmente”, com especialistas que debaterão as inovações e a competitividade da indústria nacional em relação ao mundo.

Os painéis continuam na quinta-feira (10), com a participação de líderes empresariais, acadêmicos, autoridades e especialistas internacionais.

As inscrições para o Congresso de Inovação estão abertas e podem ser feitas gratuitamente aqui.


Petrópolis está precisando de nossa ajuda e a ABERT está nessa corrente de solidariedade.

Você pode ajudar doando alimentos não perecíveis, água mineral, fralda, produtos de higiene e de limpeza pessoal, roupas, sapatos, cobertores, toalhas... toda doação é bem-vinda!

Escolha uma das instituições parceiras e ajude a população de Petrópolis em abert.org.br/solidariedade

Também com o apoio da AERJ (Associação das Empresas de Radiodifusão do Rio de Janeiro), a Associação Comercial do Rio de Janeiro está arrecadando doações que podem ser feitas por outros estados, com compras online e entrega na sede da associação, na Rua Candelária, nº 9 – Centro – Rio de Janeiro – CEP: 20091-904.

Veja como doar em aerj.rio

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