Edição nº 557 | 11 de março de 2022

Inserções nacionais da propaganda partidária terão horário de exibição prorrogado

As emissoras de rádio e TV associadas à ABERT estão autorizadas a prorrogar a exibição das inserções nacionais de propaganda partidária até a meia-noite.

De acordo com decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na quinta-feira (10), a prorrogação das inserções nacionais será permitida às terças, quintas e sábados, da seguinte maneira:

• Nos casos de impossibilidade de interrupção da programação em virtude de veiculação do programa a “Voz do Brasil”, de eventos desportivos ao vivo e de eventos religiosos.

• A prorrogação deverá ser utilizada apenas para exibir as inserções que não puderem ser veiculadas durante o horário de transmissão dos programas indicados, devendo ser observada nos demais horários a veiculação proporcional e por faixas (art. 14, II, da Resolução TSE nº 23.679/2022), que determina a exibição de até 3 inserções entre 19h30 e 20h30, até 3 inserções entre 20h30 e 21h30, e até 4 inserções entre 21h30 e 22h30.

• Especificamente para os eventos desportivos exibidos ao vivo com presença de intervalos comerciais, as emissoras deverão utilizar os intervalos para a exibição de inserções.

A partir do pedido da ABERT, a decisão do TSE evitou que um número expressivo de pedidos fosse submetido à apreciação da Justiça Eleitoral de maneira individual pelas emissoras, fato que inviabilizaria a prestação jurisdicional em tempo hábil.

O presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, ressalta que a decisão do TSE foi fundamental para “viabilizar a exibição da propaganda partidária e restabelecer a segurança jurídica, tendo em vista a notória impossibilidade de interrupção da programação para determinados conteúdos exibidos de forma diária e corriqueira pelas emissoras, que não foi levada em consideração pelo Congresso Nacional ao aprovar a lei”.

Lara Resende lembra, ainda, que as emissoras podem “endereçar pedidos individuais ao TSE ou TRE de cada estado para os casos de prorrogação não contemplados na decisão, mediante a comprovação da impossibilidade de interrupção da programação normal da emissora entre 19h30 e 22h30, conforme prevê a Resolução TSE nº 23.679/22”.

Para que o mesmo entendimento seja aplicado para as inserções estaduais, cuja competência para análise é dos tribunais regionais eleitorais (TREs), a ABERT endereçará o mesmo pedido de prorrogação a todos os estados, e manterá os associados informados na medida que as decisões forem publicadas.

Por fim, a ABERT lembra que o pedido está sendo fundamentado no art. 14 da Resolução TSE nº 23.679/22, que regulamentou os pedidos de prorrogação do horário de exibição das inserções, conforme anteriormente noticiado AQUI.

A íntegra da decisão pode ser acessada AQUI.

Divulgada lista de radiodifusores homologados para migração da banda C para Ku

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) publicou o Ato 3.602/22 AQUI, que homologa o resultado do chamamento público realizado para que as entidades que possuem aplicações que permitam recepção do sinal de televisão aberta e gratuita na banda C satelital manifestassem interesse na migração da recepção do sinal para a banda Ku.

Também foi homologada a lista de concessionárias de radiodifusão de sons e imagens que não transmitiam canais com sinal de TV aberta e gratuita, passíveis de recepção por meio de antenas parabólicas na banda C satelital pelo público em geral, mas que possuem interesse na transmissão do sinal de televisão aberta e gratuita satelital por meio da banda Ku.

Painel abordará uso da tecnologia na divulgação de uma marca

A próxima edição do programa de treinamento “Acelerando a Transformação Digital”, voltado para emissoras de rádio e TV, terá como convidado o especialista digital Jed Miller.

O painel “Como usar a tecnologia como uma força” será na próxima quinta-feira (17), às 14h.

Com vasta experiência profissional na área de comunicação digital, Miller vai compartilhar dicas importantes para auxiliar e orientar empresas a elaborar um bom planejamento para divulgação da marca.

Miller foi consultor da organização internacional Greenpeace, diretor geral de programas de internet para a União Nacional Americana de Liberdades Civis Americanas, editor interativo do NYTimes, onde foi responsável por todas as discussões de leitores e eventos online ao vivo, incluindo os fóruns da web.

Os inscritos selecionados para o Acelerando a Transformação Digital receberão um email do ICFJ (International Center for Journalists), parceiro da ABERT e da Meta na realização do programa, com o link do painel. Importante a verificação do email, incluindo as caixas de spam e promoções.

Sobre o Acelerando a Transformação Digital

O programa Acelerando a Transformação Digital, voltado para o rádio e a TV, terá seis sessões online na primeira fase de treinamento. Após a conclusão desta etapa, os participantes poderão se inscrever para a fase de mentoria e concorrer a um fundo de até US$ 15,000 para apoio no desenvolvimento de projetos selecionados.

Para participar da segunda etapa é necessária presença mínima de 75% nas sessões da primeira fase, de pelo menos dois colaboradores das empresas. O valor será concedido às emissoras com iniciativas que se propuserem a desenvolver um projeto, um produto ou a revisão de um processo.

Dados, audiência e monetização são destaques do Acelerando a Transformação Digital

O programa “Acelerando a Transformação Digital”, voltado para o rádio e TV, recebeu, na quinta-feira (10), a premiada jornalista egípcia Ethar El-Katatney. Na terceira sessão do programa, que teve como tema “Estratégias na cultura orientada por dados”, a jornalista compartilhou dicas de como analisar métricas para serem usadas na produção de conteúdos estratégicos para as plataformas digitais.

“O foco na sua audiência será o modelo de negócios de sucesso. Dados dizem muito sobre quem é a pessoa. Portanto, considero de extrema relevância coletar informações e conhecer o seu público para segmentar uma determinada publicação”, defendeu.

De acordo com El-Katatney, milhares de conteúdos podem ser gerados para grupos diferentes, desde que a emissora tenha conhecimento do que produzir e como distribuir com base nas informações do seu público. “Averiguar e entender o comportamento do ouvinte/telespectador é fundamental para personalizar a mídia, seja ela para o rádio ou televisão”, pontuou.

Para a jornalista, a monetização é resultado da melhor forma de engajar uma publicação que resulte em audiência. “Estratégia de engajamento é algo grande e importante. Construir um público centrado e que esteja compromissado com a empresa e queira se tornar seu associado pode ser considerado um modelo de negócio sustentável”, complementou.

A jornalista acha importante que as empresas trabalhem com uma equipe de profissionais que esteja integrada e envolvida em todos os processos de divulgação de um conteúdo, desde a apuração dos fatos, até postagens em redes sociais. “Conteúdo digital não é para ganhar dinheiro, mas sim para aumentar a quantidade de pessoas que podem consumir o seu produto”, finalizou.

Também participaram do encontro, representantes do ICFJ (International Center for Journalists) e da Meta, parceiros da ABERT no Acelerando a Transformação Digital, além do coordenador do projeto, Allen Chahad.

Boletos do FISTEL ainda não estão disponíveis na página da Anatel

Anualmente, as emissoras de rádio e TV devem efetuar o pagamento da Taxa de Fiscalização de Funcionamento (TFF) e da Contribuição para o Fomento da Radiodifusão Pública (CFRP) até o dia 31 de março.

De acordo com comunicado da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), até o momento, os boletos ainda estão indisponíveis para impressão.

Até o dia 20 de março, segundo a Anatel, os boletos poderão ser emitidos, exclusivamente, na página eletrônica, clicando AQUI.

Importante lembrar que a Anatel não envia boletos bancários para pagamento da TFF e CFRP, sendo responsabilidade do radiodifusor acessar o sistema e imprimir os documentos.

A TFF tem como objetivo custear as despesas realizadas pelo governo federal para fiscalização das telecomunicações, assim como o desenvolvimento de novos meios e técnicas para aprimorar a atividade. Já a CFRP é destinada ao fomento dos serviços de radiodifusão pública.

Caso fique inadimplente com a Anatel, além do pagamento de multa e juros, a emissora estará impedida de, por exemplo, renovar sua outorga ou de solicitar alterações técnicas, até a regularização da situação.


Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, o Clube + ABERT elaborou uma seleção de marcas parceiras, que possuem descontos incríveis para o público feminino ou para quem quer presentear alguém especial.

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ACERT comemora 45 anos de atividades

Em solenidade comemorativa aos 45 anos de fundação, a Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACERT) dará posse à nova diretoria, na próxima quarta-feira (16), no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza (CE).

Além de representantes das emissoras associadas, a cerimônia terá a presença de autoridades locais e de convidados de estados vizinhos.

Os novos integrantes dos conselhos Superior, Diretor e Fiscal da ACERT assumirão o mandato para o biênio 2022/2023.Criada em 16 de março de 1977, a ACERT congrega hoje cinco emissoras de televisão e 181 emissoras de rádio AM e FM do estado..

Como parte das comemorações, a associação preparou uma programação especial, com shows musicais, peças teatrais, exposições e apresentação da Orquestra de Sopros do Conservatório de Música e Artes do Dão. Confira a programação completa, clicando no link: acert.pt/programacao/

100 anos do Rádio - Você sabia? 


Em 7 de setembro, o rádio brasileiro completa, oficialmente, 100 anos das primeiras transmissões. Como todo aniversariante, merece um “parabéns a você”, canção hoje interpretada por mais de 600 mil brasileiros.

A versão original “Happy Birthday To You” foi criada pelas irmãs americanas Mildred e Patricia Smith Hill, em 1875. Nos anos de 1930, a melodia chegou ao Brasil.

O radialista Almirante (Henrique Foréis Domingues), defensor da nossa língua, não se conformava de brasileiros cantarem em inglês. Promoveu um concurso no programa “Orquestra de Gaitas”, da Rádio Nacional, em 1941, que escolheu, entre 5 mil participantes, a versão da dona de casa Bertha Celeste Homem de Mello (1902-1999), moradora de Pindamonhangaba (SP).

Um mês após o anúncio da vencedora, em fevereiro de 1942, Almirante vai para a Rádio Tupi carioca, o que gerou confusão sobre a emissora promotora do concurso.

De acordo com Marcelo Duarte, autor do livro “Parabéns a Você”, Bertha concorreu sob o pseudônimo de Léa Guimarães, com a letra “Parabéns a você, nesta data querida, muita felicidade, muitos anos de vida”. Em 1978, o produtor musical Jorge Mello Gambier firmou contrato com Bertha (foto), acrescentou nova estrofe e a canção foi modificada.

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AESP Talks homenageia centenário do rádio

O comitê técnico da AESP (Associação das Emissoras de Rádio e TV do Estado de São Paulo) deu início, na quinta-feira (10), às comemorações do centenário do rádio no Brasil. Em encontro online, o AESP Talks conversou com o pesquisador e historiador Maurício Viel, um dos autores do livro sobre a TV Tupi, lançado em 2020 pela ABERT, quando a TV aberta brasileira completou 70 anos.

“Não podemos falar sobre a história da TV Tupi sem falar da história do rádio”, lembrou Viel. Por meio de fotos históricas, o pesquisador citou exemplos de artistas que começaram a carreira no rádio e contou os bastidores das primeiras transmissões radiofônicas no Brasil.

O presidente da AESP, Rodrigo Neves, lembrou dos canais exclusivos que transmitiam a partir das torres de rádio de São Paulo e do Rio de Janeiro. De acordo com o líder do Comitê, Eduardo Cappia, a AESP deverá realizar, mensalmente, um encontro em homenagem aos 100 anos do rádio, com a participação de radiodifudores das diversas regiões do país.

Mourão confirma participação em congresso da ACAERT

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, confirmou presença na abertura do 18º Congresso Catarinense de Rádio e Televisão, no dia 22 de maio, em Florianópolis (SC).

A participação de Mourão foi anunciada pelo vice-presidente de eventos da Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e TV (ACAERT) e presidente do congresso, Carlos Amaral Neto, durante reunião da diretoria, na quarta-feira (9), em Blumenau SC.

Durante três dias – de 22 a 24 de maio – o Congresso da ACAERT reunirá autoridades locais e profissionais do rádio e da TV de Santa Catarina em painéis que debaterão os principais temas da radiodifusão.

ABRAJI: estudo revela ataques de gênero contra jornalistas em 2021

Um estudo inédito da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) revelou que 127 jornalistas e meios de comunicação foram alvos de violência de gênero em 2021. As mulheres jornalistas foram 91,3% das vítimas.

Realizado com apoio do Global Media Defence Fund, da UNESCO, o relatório “Violência de gênero contra jornalistas” aponta ainda que os profissionais da imprensa e veículos foram alvos de 45 ataques direcionados, utilizando gênero, sexualidade ou orientação sexual como argumentos para a agressão.

“Os constantes ataques de violência de gênero contra jornalistas no país refletem o delicado momento que estamos vivendo. O nosso relatório dá visibilidade ao problema que acompanhamos diariamente. Nossa missão é unir forças e, com base nesses dados e indicadores, buscar soluções”, afirmou Leticia Kleim, assistente jurídica da Abraji e coordenadora do relatório. O relatório completo pode ser acessado em violenciagenerojornalismo.org.br/

Empresas jornalísticas terão programa de treinamento gratuito

Responsável pelo Facebook e Instagram, a Meta anunciou uma parceria com a Craig Newmark Graduate School of Journalism at CUNY para a realização do “News Product Design Sprint Latam”, programa de treinamento voltado para os veículos de notícias da América Latina.

Empresas de médio porte interessadas na produção de notícias em newsletters, podcasts e séries de vídeos poderão se inscrever até o dia 15 de março para participar da fase de treinamento, com início programado para 3 de maio.

O programa gratuito terá aulas online e trabalho prático e será conduzido por coaches e instrutores especializados em português e espanhol.

Mais informações e inscrição estão AQUI.


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