Edição nº 558 | 18 de março de 2022

ABERT lançará relatório sobre violência contra a imprensa em 2021


Os casos de agressões, ameaças, intimidações e ataques aos jornalistas e veículos de comunicação que aconteceram em 2021 serão apresentados pelo presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, na terça-feira (22), durante o lançamento do Relatório sobre Violações à Liberdade de Expressão no Brasil. A apresentação será feita de forma virtual e poderá ser acompanhada em transmissão ao vivo pelas redes sociais da ABERT:

Facebook: www.facebook.com/ABERT.RadioeTV
Youtube: www.youtube.com/user/assbrasilradiotv

Entidades internacionais que atuam em defesa da liberdade de imprensa, como UNESCO e Repórteres sem Fronteiras (RSF), colocam o Brasil na lista dos países mais perigosos para a prática do jornalismo.

Em parceria com a BITES, empresa de análise de dados para decisões estratégicas, o Relatório da ABERT traz ainda uma análise sobre os ataques virtuais contra a imprensa profissional brasileira. Postagens com palavras de baixo calão contra os profissionais de comunicação e a mídia em geral, ou com expressões que tentam desqualificar o trabalho da imprensa, voltaram a dominar as redes sociais.

Radiodifusão se posiciona sobre migração de TVRO

Em reunião do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência (GAISPI), ocorrida na quarta-feira (16), foi aprovado o satélite que integrará a política pública de migração dos sinais de TV por satélite da banda C para a banda Ku.

Após reconhecer que a indicação dos dois satélites pelo setor de radiodifusão atendeu ao prazo estabelecido no edital, o presidente do GAISPI, Moisés Moreira, determinou, por razões de natureza técnica e econômica, que os kits de recepção destinados aos beneficiários do Cadastro Único do governo federal sejam apontados apenas para uma posição orbita

A escolha do satélite observou o critério de maior capacidade, total e disponível, com a determinação do apontamento para a posição orbital 70°W, da Embratel. Por outro lado, a decisão resguardou o direito dos radiodifusores de disponibilizarem os sinais de TVRO na outra posição orbital indicada - 43,1°W, GLA Brasil.

Em recente manifestação a representantes da ABERT e ABRATEL, Moisés Moreira assegurou que “a decisão tomada resguarda a autonomia e o direito dos radiodifusores de buscarem outras empresas satelitais, no modelo de TVRO, para a disponibilização de seus sinais na banda Ku, inclusive na posição orbital 43,1°, conforme juízo de conveniência e oportunidade na condução de seus negócios". 

Nessas condições, respeitada a política pública e preservados os legítimos direitos de todos os segmentos envolvidos, a ABERT e ABRATEL reafirmam o compromisso de levar a TV aberta e gratuita a toda sociedade brasileira.

Boletos da TFF e CFRP já estão disponíveis para pagamento

Os boletos para o pagamento da Taxa de Fiscalização de Funcionamento (TFF) e da Contribuição para o Fomento da Radiodifusão Pública (CFRP), com vencimento em 31 de março, já estão disponíveis para impressão no site da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) AQUI.

Anualmente, as emissoras de rádio e TV devem efetuar o pagamento das taxas do Fistel, sendo responsabilidade do radiodifusor acessar o sistema e imprimir os documentos.

A TFF tem como objetivo custear as despesas realizadas pelo governo federal para fiscalização das telecomunicações, assim como o desenvolvimento de novos meios e técnicas para aprimorar a atividade.

Já a CFRP é destinada ao fomento dos serviços de radiodifusão pública.Caso fique inadimplente com a Anatel, além do pagamento de multa e juros, a emissora estará impedida de, por exemplo, solicitar alterações técnicas junto à Agência até a regularização da situação.

"Audiência: engajar e ter melhor desempenho" é tema de programa voltado para o rádio e a TV

A jornalista nova-iorquina Bianca Clendenin é a convidada da penúltima sessão da fase de treinamento do programa “Acelerando a Transformação Digital”, que acontece na próxima quinta-feira (24), às 14h.

No painel "Audiência: engajar e ter melhor desempenho", a estrategista de mídias sociais vai compartilhar dicas de como moldar e desenvolver conteúdos para todas as plataformas digitais, promover matérias, engajar leitores e construir e manter a audiência.

Bianca Clendenin trabalhou no The New York Times como editora de vídeo do Instagram, foi editora de engajamento de público na City Limits, organização sem fins lucrativos especializada em jornalismo investigativo, além de atuar como editora social na NowThis, uma organização de notícias com foco em mídia social. A jornalista também atuou como redatora de manchetes e mídia social na Al Jazeera América.

Os inscritos selecionados para o Acelerando a Transformação Digital receberão um email do ICFJ (International Center for Journalists), parceiro da ABERT e da Meta na realização do programa, com o link do painel. Importante a verificação do email, incluindo as caixas de spam e promoções.

Sobre o Acelerando a Transformação Digital

O programa Acelerando a Transformação Digital, voltado para o rádio e a TV, terá seis sessões online na primeira fase de treinamento. Após a conclusão desta etapa, os participantes poderão se inscrever para a fase de mentoria e concorrer a um fundo de até US$ 15,000 para apoio no desenvolvimento de projetos selecionados.

Para participar da segunda etapa é necessária presença mínima de 75% nas sessões da primeira fase, de pelo menos dois colaboradores das empresas. O valor será concedido às emissoras com iniciativas que se propuserem a desenvolver um projeto, um produto ou a revisão de um processo.

Painel destaca a tecnologia como uma força 


“Nossa capacidade de impulsionar a mudança dependerá em parte de nossa habilidade de comunicar informações vitais de maneira eficaz, aproveitando o poder dos dados e da tecnologia digital”. A afirmação é do jornalista americano Jed Miller, painelista da quarta sessão de treinamento do programa Acelerando a Transformação Digital, que aconteceu na quinta-feira (17).

Com o tema “Como usar a tecnologia como uma força”, Jed Miller destacou pontos que considera importantes para uma emissora alcançar o público correto, por meio de conteúdos postados no ambiente digital, usando a tecnologia como aliada. Para o jornalista, as audiências são complementares e as emissoras devem estar no ambiente digital que seja financeira e estrategicamente importante para cada um.

“Toda vez que algo de novo acontece, todo mundo quer. Mas é necessário inovar e planejar o seu conteúdo com antecedência para não parecer que seus posts e vídeos sejam vistos e classificados como algo bobo, sem fundamento e desnecessário. Não se trata só de transformação, mas de inovação, como estratégia de manter a audiência em suas plataformas. É muito importante conciliar o conteúdo de uma rádio com o das redes sociais”, alertou.

Jed Miller lembrou ainda que uma informação pode levar as pessoas a mudarem seus comportamentos individuais e que, “toda atenção e cuidado devem ser voltados para a informação correta, evitando a disseminação de notícias enganosas.Tecnologia, mídia e democracia digital precisam andar sempre juntas”.

Durante a apresentação, Jed Miller interagiu com o público, que respondeu enquetes online sobre conhecimento e interesse das emissoras em tecnologia digital.

Também participaram do encontro, representantes do ICFJ (International Center for Journalists) e da Meta, parceiros da ABERT no Acelerando a Transformação Digital, além do coordenador do projeto, Allen Chahad.

100 anos do Rádio - Você sabia? 


Dono de um estilo inconfundível, a voz grave, cavernosa e com cadência singular era marca registrada de Gil Gomes. Antes do “Aqui Agora” na TV, ele já era grande nome no rádio, um dos principais repórteres policiais, assim como Afanasio Jazadji, João Bussab e Beija-Flor.

Fascinado por suspense no rádio, Cândido Gil Gomes (1940-2018) adotou a fórmula para suas narrações nas crônicas policiais.

Ao imitar os locutores esportivos, conseguiu corrigir a gagueira. Começou como locutor de quermesses. Aos 18 anos, chamou a atenção numa festa, quando foi convidado para ser locutor esportivo da Rádio Progresso. Passou depois por várias estações, consolidando sua carreira na Rádio Marconi, onde chegou à chefia do jornalismo. Em 1968, ao saber de uma agressão sexual contra uma mulher, no edifício da emissora, Gil Gomes entrou ao vivo fazendo a denúncia. Nascia aí o repórter policial.

Passou depois por diversas rádios, como Tupi e Nacional / Globo. Na TV, fez sucesso nos programas policiais da Tupi e do SBT. Passou também pela Record, Rede TV! e Gazeta. Uma trajetória que fez o público viajar com suas histórias realistas e de suspense.

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ACERT comemora 45 anos e empossa nova diretoria

Em evento comemorativo aos 45 anos de atividades, a Associação Cearense de Emissora de Rádio e Televisão (ACERT) empossou, na quarta-feira (16), a nova diretoria para o biênio 2022/2023. O encontro presencial, em Fortaleza (CE), contou com a participação de radiodifusores e empresários do setor.

Ao assumir a presidência da ACERT, o advogado e assessor jurídico da associação, José Afro Lourenço, destacou a responsabilidade de dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos por seus antecessores.

"É sobretudo um prazer estar assumindo a presidência e uma responsabilidade muito grande porque estou sucedendo pessoas que têm uma história junto à radiodifusão", afirmou.

Afro Lourenço substitui a jornalista e radiodifusora Carmen Lúcia Dummar Azulai, que presidiu a ACERT por três mandatos. 

Também foram empossados os vice-presidentes Ruy do Ceará, diretor superintendente do Sistema Verdes Mares; João Dummar Neto, vice-presidente do Grupo de Comunicação O POVO; e Cyro José Franklin Thomaz, do Sistema Jangadeiro; além dos integrantes dos conselhos Diretor, Fiscal e Superior da entidade.

Em mensagem exibida por vídeo, o presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, parabenizou a nova diretoria e ressaltou o trabalho da ACERT na defesa da radiodifusão cearense.

“Completar 45 anos de existência é reflexo da confiança que as suas associadas, 181 emissoras de rádio AM e FM e cinco emissoras de TV, têm em uma instituição séria e comprometida com os interesses de um setor que conta com o trabalho baseado no diálogo e união”, afirmou Lara Resende.

 

Evento presencial abre série de encontros regionais no PR

Após dois anos, a Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (AERP) e o Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Paraná (SERT-PR) realizam, no dia 28 de março, o primeiro encontro regional presencial.

O evento gratuito em Curitiba (PR) abre a série de encontros regionais com a participação de painelistas que abordarão temas técnicos, jurídicos, tendências de mercado e inovações.

O secretário de Radiodifusão do Ministério das Comunicações, Maximiliano Martinhão, e o Superintendente de Outorga e Recursos à Prestação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Vinícius Caram, confirmaram participação no painel sobre migração na faixa estendida.

“O momento é de grande importância para as rádios e TVs do estado. Além de um tão esperado reencontro entre radiodifusores, vamos acelerar nossos negócios e participar ativamente da construção de um Brasil e um Paraná ainda melhores”, afirma o presidente da AERP, Caique Agustini.

Até o final de junho, estão previstos ainda encontros em Cascavel, Francisco Beltrão, Umuarama, Campo Mourão, Maringá, Londrina, Guarapuava e Ponta Grossa.

Para se inscrever, clique aqui.

ASSERPE debate rumos da radiodifusão em reunião setorial


Cerca de 80 radiodifusores de várias regiões pernambucanas participaram da 153ª Reunião Setorial da ASSERPE (Associação das Empresas de Rádio e TV de Pernambuco), na quinta-feira (17), em Serra Talhada (PE).

No primeiro encontro presencial, animado pelo grupo de xaxado Gilvan Santos, gestores, diretores e profissionais da comunicação discutiram a força do rádio e os rumos da radiodifusão.

O presidente da ASSERPE, Nill Júnior, reforçou a importância da união do setor diante dos objetivos comuns. "Temos muito mais desafios conjuntos que diferenças. A unidade da radiodifusão é um compromisso do qual não devemos abrir mão", afirmou.

No painel sobre "O Preço do Rádio", o diretor e ex-presidente da entidade Ivan Feitosa esclareceu dúvidas sobre o custo das emissoras e a forma mais eficiente para comercialização de um produto, além de destacar pesquisas que apontam o crescimento do rádio, a presença do veículo no Nordeste e como as emissoras devem se fortalecer a partir desses dados.

A programação contou também com a participação de um palestrante especializado em Comunicação Emocional com foco no comportamento e identificação de padrões e mudanças, além da presença de representantes das TVs afiliadas, que apresentaram os avanços da TV digital no interior do estado.

 

Eleições 2022: Palavra Aberta lança campanha #Faketofora

Os cuidados com os efeitos da disseminação de notícias falsas no período eleitoral estão no foco do Instituto Palavra Aberta, que lançou a campanha #Faketofora.

Direcionado a educadores e estudantes, o projeto conta com a parceria do Educamídia e tem como objetivo promover ações de conscientização sobre a importância de não compartilhar notícias de fonte desconhecida e sem certificação da veracidade do material. A meta é alcançar jovens de 16 a 18 anos que estão se preparando para votar pela primeira vez em 2022.

A campanha #Faketofora disponibiliza peças publicitárias para serem divulgadas nos canais de comunicação e mídias sociais, reforçando o papel da educação midiática na construção da cidadania. Para baixar o material gratuitamente, clique aqui.


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