Edição nº 589 | 28 de outubro de 2022

Rádios e TVs já podem ajudar na divulgação do Congresso da ABERT

A ABERT preparou um material especial para as emissoras que desejam divulgar o 29º Congresso Brasileiro de Radiodifusão, que acontece nos dias 16 e 17 de novembro, em Brasília e terá como tema “Rádio e TV: para todo mundo, em todo lugar”.

Um vídeo de 30 segundos que mostra a integração que o rádio e a televisão proporcionam, levando informações, serviço e entretenimento às diferentes regiões do Brasil foi produzido pela ABERT e está disponível para veiculação gratuita pelas TVs e redes sociais.

A sugestão é que o vídeo seja veiculado entre os dias 1° e 16 de novembro:

Para baixar no formato MP4 clique AQUI

No formato MXF, AQUI.

E para as redes sociais, confira abaixo

Também as rádios podem ajudar na divulgação. Um spot de 30 segundos pode ser baixado gratuitamente pelas emissoras e utilizado na programação.

Para fazer download, clique AQUI.

Palestrantes internacionais confirmam presença no Congresso da ABERT

O 29º Congresso Brasileiro de Radiodifusão contará com palestrantes nacionais e internacionais em painéis sobre os temas mais atuais do rádio e da televisão.

O grupo internacional é composto por Patrick McFadden, vice-presidente da NAB, a associação americana de radiodifusão, Eugenio Sosa, presidente da AIR (Associação Internacional de Radiodifusão), Sandro Mendonça, conselheiro da portuguesa Anacom (Autoridade Nacional de Comunicação), e Moisés Queiroz Moreira, vice-presidente da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). O painel “O cenário de concorrência e as barreiras e assimetrias de regras no ambiente de mídia” acontece no dia 17 de novembro, às 9h30, e terá como mediador o presidente da ABERT, Flávio Lara Resende.

Congresso da ABERT terá expositores e Sala da Radiodifusão

Além dos painéis apresentados por palestrantes nacionais e internacionais, os participantes do 29º Congresso Brasileiro de Radiodifusão poderão visitar estandes de exposição e tirar dúvidas na Sala da Radiodifusão.

Representantes do Ministério das Comunicações (MCom), da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD) atenderão, nos dias 16 e 17 de novembro, os radiodifusores interessados em resolver pendências ou conversar sobre a situação de suas emissoras.

Mostra Rádio em Movimento

Os 27 aparelhos modelo capelinha estilizados por artistas plásticos dos 26 estados e do Distrito Federal já estão em Brasília para a Mostra Rádio em Movimento, que acontece entre os dias 16 e 27 de novembro, no Museu Nacional da República.

A exposição é uma homenagem aos 100 anos do rádio e da Semana de Arte Moderna e tem como objetivo preservar a história e a arte do nosso país. A abertura, no dia 16 às 11h, terá a apresentação da Orquestra Sinfônica do Teatro Claudio Santoro.

Sob a regência do maestro Claudio Cohen, a orquestra apresentará arranjos musicais que marcaram o primeiro centenário do rádio no Brasil.

As obras artísticas retratam momentos e lembranças da importância do rádio na vida dos autores e foram as mais votados pelo público em seus estados. Mais de 65 mil votos foram computados em todo o Brasil na votação online que aconteceu entre os dias 7 e 25 de setembro.

Faça parte do Clube Mais ABERT

Acesse www.clubemais.abert.org.br e aproveite os melhores descontos e vantagens da radiodifusão.

Para detalhes e informações, entre em contato pelo e-mail clubemais@abert.org.br ou pelo telefone (61) 2104-4600.

Destaques do programa Acelerando a Transformação Digital estarão em livro digital

A ABERT lançará, na segunda-feira (31), um livro digital com as 10 sessões exclusivas realizadas pelo programa Acelerando a Transformação Digital, voltado para o rádio e a TV. O material estará disponível para download gratuito no site abert.org.br.

Desenvolvido pelo International Center for Journalists (ICFJ), em parceria com a ABERT e a Meta, empresa responsável pelo Facebook e Instagram, os encontros reuniram mais de 1500 pessoas de 480 emissoras brasileiras entre novembro de 2021 e agosto deste ano.

No playbook é possível encontrar um resumo das participações dos renomados especialistas em mídia, com destaque para os desafios do processo de transformação digital no Brasil e no mundo.

Foram abordados temas como monetização e meios de impulsionar a receita, distribuição de conteúdo digital, estratégias na cultura orientada por dados e como engajar a audiência e ter melhor desempenho.

Na primeira fase de treinamento, o programa promovido pela ABERT teve mais de 650 inscritos selecionados. Após a fase de treinamento, 25 emissoras foram selecionadas para a fase de mentoria e apoio financeiro no valor de US$ 15 mil.

Usuários de FSS: cadastro para proteção contra interferência termina dia 1º

Os usuários de estação terrena do FSS (Fixed Satellite Services) cadastrados ou licenciados junto à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) deverão ter filtros instalados em suas operações para mitigar possíveis interferências, segundo informe da Siga Antenado (EAF). Essa regulamentação é válida para aquelas estações que operam na Banda C, com recepção na faixa de 3.700 a 4.200 MHz.

O prazo para a realização desses ajustes é 1º de novembro de 2022 nos municípios incluídos no planejamento de atividades de mitigação preventivas da Fase 2 e municípios de regiões metropolitanas das capitais de Estado e do Distrito Federal, exceto os municípios da Fase 1 (capitais de Estado e do DF) que já tiveram suas mitigações finalizadas.

Ficará a cargo da EAF:

Instalação gratuita de filtros em cada uma das antenas de estações terrenas profissionais que atendem aos critérios estabelecidos pelo GAISPI – grupo responsável por disciplinar e fiscalizar a aplicação dos recursos pela EAF – como forma preventiva de mitigação de eventuais interferências.

Para todos os municípios, com exceção das capitais de Estado e do Distrito Federal, são elegíveis todas as estações terrenas devidamente licenciadas ou cadastradas na Anatel até 11 de outubro de 2022 (data de corte) e que operem na faixa de 3.700 MHz a 4.200 MHz.

Caberá à EAF definir a elegibilidade e a solução a ser adotada a partir das informações existentes na base de dados da Anatel na data de corte. A estação terrena não será elegível quando for constatada sua inatividade durante a instalação da solução de mitigação, ou por levantamento prévio realizado pela EAF. Não são elegíveis as estações terrenas que já possuam a filtragem adequada prevista na regulamentação ou cujos responsáveis não anuam com as condições de instalação apresentadas.

Em relação as estações apuradas na data de corte, serão admitidos ajustes adicionais na quantidade de estações observando-se as seguintes condições:
I – No caso de entidades que já possuam 30 (trinta) ou mais estações licenciadas ou cadastradas, será admitido um acréscimo de até 10% (dez por cento), arredondando-se para o maior número inteiro, limitado a 30 (trinta) estações por entidade.

II – No caso de entidades que possuam menos de 30 (trinta) estações licenciadas ou cadastradas, será admitido um acréscimo de até 3 (três) estações por entidade.

III – Para entidades que não possuam estações licenciadas, será admitido um acréscimo de até 3 (três) estações por entidade.

Entre em contato com a central de relacionamento da Siga Antenado pelo telefone (81) 3419-5904 ou envie um e-mail para atendimentofss@sigaantenado.com.br. A EAF avaliará se a estação está elegível e agendará a instalação dos equipamentos de mitigação.

A entidade lembra, ainda, que aqueles que perderem o prazo de cadastro no banco de dados da Anatel correm o risco de terem os serviços interferidos prejudicialmente com a ativação do 5G na faixa de 3,5 GHz e ter que arcar com os custos das medidas necessárias para a mitigação de eventuais interferências.

*Com informações da Siga Antenado

If you can't read this email, please view it online