Edição nº 645 | 1º de dezembro de 2023

Empresários brasileiros participam de curso internacional sobre transformação digital

Presidentes de associações estaduais de radiodifusão e empresários de rádio e TV participaram, durante dois dias, do curso internacional de curta duração sobre a Transformação Digital na Mídia, promovido pelo ISE Business School e a conceituada Faculdade de Comunicação da Universidade de Navarra, em Madri, na Espanha.

O programa, voltado para gestão de empresas de mídia, com debates sobre o futuro da indústria de mídia e foco no papel da liderança como vetor fundamental para a necessidade de inovar no modelo de negócio e de gerar audiência, teve a participação de conceituados professores da Universidade de Navarra e convidados.
 
Para o presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, o resultado foi bastante positivo.
 
“Um curso compacto que traz reflexões sobre as mudanças digitais na indústria de mídia e ajuda os gestores a traçar estratégias empresariais na tomada de decisões”, avalia.
 
Já o diretor de Relações Institucionais da Rede Amazônica, Phelippe Daou Neto, destacou os casos apresentados no curso.
 
"Temos, por exemplo, o conglomerado de mídia sueco Bonnier, que apostou na mudança digital, investiu e deu certo. Um modelo que se aplica à realidade", afirma.

O curso foi mais uma iniciativa da ABERT para os participantes do 1º Seminario Ibero-Brasileño de Radio y Televisíón, que acontecerá na próxima segunda-feira (4), de 10h às 14h30, na Casa de América, na capital espanhola.
 
Profissionais do rádio, TV, empresários do setor de comunicação, autoridades políticas e personalidades da radiodifusão dos dois países já estão em Madri para os debates sobre a necessidade de regras simétricas entre as gigantes de tecnologia e a radiodifusão, a regulamentação da remuneração pelo uso do conteúdo jornalístico pelas plataformas digitais e a chegada da Inteligência Artificial.
 
O encontro internacional da ABERT terá transmissão ao vivo pelo YouTube da ABERT.

Casa de América se prepara para receber evento brasileiro

Os preparativos para o 1º Seminario Ibero-Brasileño de Radio y Televisión já começaram na Casa de América, em Madri. A equipe da ABERT realizou visitas técnicas ao local, um dos espaços do Palácio de Linares, construção de estilo neobarroco, de 1873, e que atualmente recebe inúmeras atividades culturais em suas salas e salões.

Emissoras devem enviar declaração de composição societária até 29 de dezembro

Todas as concessionárias e permissionárias dos serviços de rádio e TV deverão enviar ao Ministério das Comunicações (MCom), até o dia 29 de dezembro, a declaração com a composição de capital social.
 
A apresentação do documento é obrigatória também junto aos órgãos de registro comercial ou de registro civil de pessoas jurídicas. A declaração deve ser feita de forma eletrônica, pela própria emissora, através da ferramenta “Protocolo Digital do MCom” (AQUI). Já no caso dos órgãos de registro, a forma de envio depende de cada localidade.

A não apresentação do documento pode resultar em instauração de processo e aplicação de penalidades.

Para auxiliar as emissoras associadas no caso de dúvidas, a ABERT disponibilizou o e-mail: juridico@abert.org.br.

Canadá chega a acordo com big tech sobre remuneração de conteúdo jornalístico

O Google e o governo do Canadá chegaram a um acordo na disputa sobre a Lei de Notícias Online, que permitirá à gigante de tecnologia continuar a compartilhar notícias canadenses online em troca de a empresa fazer pagamentos anuais a veículos de comunicação na faixa de US$ 100 milhões.

O acordo aconteceu três semanas antes das regras da nova lei entrarem em vigor.
 
A notícia foi confirmada pelo ministro do Patrimônio, Pascale St-Onge, na quarta-feira (29).

“Muitos duvidavam que teríamos sucesso, mas eu estava confiante de que encontraríamos uma maneira de resolver as preocupações do Google”, disse a repórteres, em Ottawa.
 
O governo federal estimou no início deste ano que a compensação do Google deveria totalizar cerca de US$ 172 milhões. O Google estimou o valor em US$ 100 milhões.

Negociações simplificadas

Junto com as demandas financeiras, o Google expressou preocupação sobre o que o porta-voz Shay Purdy chamou de “questões estruturais críticas” com a Lei de Notícias Online, também chamada de Projeto de Lei C-18.
 
A empresa disse que não teria um modelo de negociação obrigatório imposto a ela para negociações com organizações de mídia canadenses, preferindo lidar com um único ponto de contato.

Os novos regulamentos permitirão ao Google negociar com um único grupo que representaria todos os meios de comunicação, permitindo à empresa limitar o seu risco de arbitragem.

O Google chegou a ameaçar bloquear o conteúdo de notícias canadenses em suas plataformas como resultado da legislação, mas ao contrário da Meta, que encerrou as negociações com o governo no verão passado e parou de distribuir notícias canadenses no Facebook e Instagram, o Google não bloqueou notícias no Canadá.

O primeiro-ministro Justin Trudeau disse que o acordo era “uma notícia muito boa”.

"Depois de meses nos mantendo firmes, demonstrando nosso compromisso com o jornalismo local, com jornalistas independentes fortes sendo pagos por seu trabalho... o Google concordou em apoiar adequadamente os jornalistas, incluindo o jornalismo local", disse ele.

*Com informações da NAB

Evento no MS debate liberdade e imprensa e futuro da radiodifusão

                                                                                     Foto: Bárbara Bejerano/CBN-CG
A Associação das Emissoras de Rádio e Televisão de Mato Grosso do Sul (AERMS) realizou, na sexta-feira (24), o 1º Fórum Midiacom-MS, em Campo Grande, capital do estado. O evento reuniu radiodifusores da região, além de especialistas do setor de Comunicação e empresários.

O diretor de Tecnologia da ABERT, Luiz Carlos Abrahão, participou da abertura ao lado do presidente da AERMS, Antonio Alves, e do procurador-geral de Justiça do MPMS, Alexandre Magno Benites de Lacerda.

Os participantes do Fórum assistiram à palestra do presidente da Associação Nacional de Jornais (ANJ), Marcelo Rech, sobre “Os impactos da desinformação”. Frederico Fukagawa, secretário-executivo de Comunicação da AERMS, e Oscar De La Rubia, assessor de Marketing, debateram uma pesquisa realizada pelo governo do Estado sobre os hábitos de consumo da mídia em MS. O último painel foi conduzido por André Dias, vice-presidente do MidiaCom do Rio de Janeiro, sobre “Rádio e TV na Era Digital”.

*Com informações de A Crítica.

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