Edição nº 602 | 3 de fevereiro de 2023

Em Portugal: 1º Seminário Luso-Brasileiro debaterá temas da radiodifusão

Empresários de rádio e TV, autoridades políticas e renomadas personalidades brasileiras e portuguesas participarão do 1º Seminário Luso-Brasileiro de Radiodifusão, promovido pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT) e pela Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (FUNCEX), no dia 13 de fevereiro, das 9h30 às 16h, em Lisboa (Portugal).
 
O encontro na Casa da América Latina comemora o Dia Mundial do Rádio e terá homenagens aos 100 anos do rádio no Brasil, ao bicentenário da Independência brasileira e aos 60 anos da ABERT, além de palestras e debates sobre temas de interesse do setor de radiodifusão dos dois países.
 
Entre os destaques dos painéis estão a necessidade de regras simétricas no enquadramento legal das gigantes de tecnologia que atuam como veículos de comunicação no setor de produção e distribuição de conteúdo, a responsabilização das plataformas pela divulgação de notícias falsas na Internet e as novas regras da União Europeia que regulamentam os serviços digitais.
 
O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, e o embaixador do Brasil em Portugal, Raimundo Carreiro, confirmaram presença no evento.
 
O painel “O novo cenário de competição na indústria de mídia: assimetrias, marco regulatório das big techs e outras iniciativas” terá a participação do presidente da Autoridade Nacional de Comunicações portuguesa (Anacom), João Cadete de Matos, do vice-presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Moisés Moreira, e do conselheiro na Representação Permanente de Portugal junto à União Europeia, Ricardo Castanheira. A mediação será do conselheiro da ABERT e vice-presidente Institucional do grupo SBT, Roberto Franco.
 
Já o painel “Perspectivas e panorama das leis internacionais de remuneração das atividades jornalísticas pelas plataformas de Internet” terá como mediador o conselheiro da ABERT e vice-presidente de Relações Institucionais do Grupo Globo, Paulo Tonet Camargo, e a participação do presidente do Conselho de Administração da RTP, Nicolau Santos, do CEO da Media Capital, Pedro Morais Leitão, e do CEO da Visapress, Carlos Eugénio.
 
O encontro terá ainda um painel sobre “A economia luso-brasileira no setor da radiodifusão”, com a presença do representante da SOFID (Sociedade para o Financiamento do Desenvolvimento), Antônio Rebelo de Sousa, do secretário de Estado de Internacionalização de Portugal, Bernardo Ivo Cruz, do reitor do Santuário do Cristo Redentor/Brasil, Padre Omar, e do ex- CEO da Porta dos Fundos, Christian Rôças, com mediação do presidente da Funcex, Antônio Carlos da Silveira Pinheiro.

Os "Laços que unem Brasil e Portugal" estarão na palestra do presidente do Grupo Impresa e ex-Primeiro-Ministro de Portugal, Francisco Pinto Balsemão.

A programação completa está AQUI.

As vagas para participação no seminário são limitadas e as inscrições gratuitas podem ser feitas AQUI

Parceria com hotel oferece desconto

A ABERT fechou uma parceria com o Hotel Dom Pedro Lisboa, que oferecerá um desconto especial para os participantes do 1º Seminário Luso-Brasileiro de Radiodifusão, no dia 13 de fevereiro, em Lisboa (Portugal).
 
Para a realização da reserva, os interessados devem acessar o site abaixo, selecionar o hotel e informar o código promocional:
 
1. Website: https://www.dompedro.com/pt/
2. Selecionar o Hotel - Dom Pedro Lisboa
3. Check-in | Check-Out | Quartos | Adultos | Promo Code: ABERT23 

Para mais informações que se façam necessárias, os contatos são:

Dom Pedro Lisboa Business & Leisure Hotel
Av. Eng. Duarte Pacheco, 24 Código Postal 1070-110 Lisboa - Portugal
Reservas +351 213 896 606
Geral +351 213 896 600

Já se inscreveu para o programa Acelerando Negócios Digitais?

As emissoras e profissionais de rádio e TV, além de jornalistas independentes, têm até o dia 26 de fevereiro para participar do programa Acelerando Negócios Digitais, que ensinará maneiras de utilizar ferramentas digitais como aliadas no desenvolvimento e crescimento de veículos.
 
As inscrições gratuitas já estão abertas (AQUI).
 
Promovido pelo ICFJ (International Center for Journalists), em parceria com a ABERT, a Meta – empresa responsável pelo Facebook e Instagram – e com a Universidade de Nova York (CUNY), o novo programa terá treinamentos virtuais com especialistas nacionais e internacionais nas áreas de mídia e negócios.
 
O programa está dividido em duas fases:
 
Na primeira etapa, haverá dois grupos de treinamento: um direcionado a especialistas e profissionais que atuam em empresas de mídia ou de forma independente, e outro a executivos. Os especialistas darão dicas para melhorar a gestão empresarial, fortalecer a relação da organização com a audiência digital, gerando receita e construindo modelos de negócios inovadores e sustentáveis.
 
A formação para o primeiro grupo começa em março e terá duração de 10 semanas. Já o grupo de executivos realizará um treinamento exclusivo com a CUNY, que atualizará os participantes sobre as principais tendências na área de gestão estratégica de negócios digitais.
 
Na segunda fase do programa, serão oferecidos mentorias exclusivas por cinco meses e apoio financeiro para o desenvolvimento de projetos que possam inovar ou acelerar negócios digitais. Para se candidatar a essa segunda etapa, os interessados deverão participar de, no mínimo, 75% das sessões de treinamento ofertadas na primeira fase do programa.
 
Após a fase de treinamentos, as organizações de mídia poderão receber mentoria exclusiva e fundos de inovação de até US $15,000 e jornalistas independentes até US$ 2,500.
 
Os participantes deverão observar as regras contidas nos termos e condições do programa:
 
Para que uma empresa seja elegível para a próxima fase do programa e possa receber a mentoria e os fundos de inovação, é preciso ter pelo menos UM participante em cada um dos grupos de treinamentos (executivos e especialistas).
 
O treinamento – pré-requisito para a segunda fase – é aberto e não há limite de inscritos.
 
A programação completa será divulgada nos próximos dias. Estimule seus colegas e executivos a também se inscreverem! .

Associados da ABERT se preparam para NABSHOW 2023

Pouco menos de três meses para a abertura da NABSHOW 2023, em Las Vegas (EUA), os radiodifusores brasileiros se preparam para o tradicional encontro promovido pela ABERT, durante a maior exposição mundial de rádio, TV, tecnologia, entretenimento e serviços.

Este ano, um almoço no Caesars Palace Hotel, no dia 17 de abril, reunirá 100 empresários e profissionais de rádio e TV, parlamentares e jornalistas, e terá ainda a presença de representantes do Ministério das Comunicações (MCom) e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
 
As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas AQUI.
 
Para os associados da ABERT e das entidades estaduais de radiodifusão, a inscrição é gratuita. Para os não associados, haverá um custo de R$ 1.100 (US$ 200) por pessoa, e o pagamento será feito por meio de boleto bancário.
 
Pacotes aéreos e de hospedagem
 
A ABERT conta com a parceria da agência Brazilusa, que oferece pacotes aéreos e hospedagens com condições especiais. Os interessados podem consultar as opções AQUI.
 
Ao adquirir o pacote de viagem, o participante terá direito à gratuidade na entrada da NABSHOW 2023 e US$ 100 de desconto na inscrição no Congresso.
 
Associados da ABERT ainda terão US$ 20 de desconto no valor do pacote completo.
 
Sobre a NABSHOW 2023
 
A NABSHOW 2023 acontece entre os dias 16 e 19 de abril, no Centro de Convenções de Las Vegas. A edição deste ano celebrará os 100 anos da NAB (National Association of Broadcasters) e terá a participação de estande da ABERT com uma exposição sobre os 100 anos do rádio no Brasil, 72 da TV aberta e 60 anos da ABERT. 

Para mais informações, acesse https://nabshow.com/2023/

72% dos aparelhos celulares têm função FM, segundo Anatel

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou dados atualizados sobre os aparelhos celulares habilitados para receber sinal de rádio FM. Segundo as fabricantes, atualmente existem, no Brasil, 189 modelos com a função habilitada, o que corresponde a cerca de 72% dos 264 aparelhos homologados desde 16 de novembro de 2011 (AQUI).

A garantia do acesso ao serviço de rádio FM nos celulares é uma bandeira antiga defendida pela ABERT e uma das vitórias da Associação quando, em 2021, a Anatel publicou o Ato nº 10.003/2021, que regulamenta a ativação do chip FM nos aparelhos celulares fabricados e comercializados no Brasil.
 
A medida beneficia toda a população brasileira ao permitir que o ouvinte tenha acesso aos sinais da estação favorita de rádio nos celulares, gratuitamente, sem precisar usar o pacote de dados de internet.

ABERT assina manifesto pela democracia

                                              Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF

Durante sessão solene do Supremo Tribunal Federal (STF), que marcou a abertura das atividades do ano do Judiciário, na quarta-feira (1º), o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti, leu o Manifesto em Apoio ao Estado Democrático de Direito, documento assinado por mais de 300 representantes da sociedade civil, entre eles, a ABERT.
 
Elaborado após os ataques violentos e antidemocráticos às sedes do Três Poderes, no dia 8 de janeiro, em Brasília, o manifesto reúne ainda 1,3 milhão de assinaturas de advogados de todo país e o apoio do Fórum de Governadores, e reforça a defesa e o fortalecimento da democracia brasileira.
 
“A liberdade de expressão e de crítica estão entre os valores mais caros ao Estado de Direito. Divergências ideológicas e de opinião são próprias da democracia e devem ter vez no debate público, mas não se confundem com os intoleráveis ataques violentos que põem em risco a própria democracia”, ressalta o documento.
 
O texto alerta ainda para a necessidade de “rechaçar os retrocessos e os ataques contra o Estado Democrático de Direito” e afirma que “é chegada a hora de pacificação da sociedade e da união de todos em prol da construção de uma sociedade livre, justa, fraterna e solidária.”

ABERT lamenta morte de Glória Maria

A ABERT lamentou, em nota, a morte da jornalista Glória Maria, ocorrida na quinta-feira (2), no Rio de Janeiro (RJ).

Para a Associação, o pioneirismo de Glória Maria na TV ficará marcado na história do jornalismo e da radiodifusão brasileira.
 
"Foram milhares de reportagens que apresentaram o Brasil ao mundo, com informação e muita emoção. Sempre preocupada com o caminho da notícia até chegar ao telespectador, Glória Maria quebrou paradigmas, com matérias mais leves, que inspiraram gerações de jornalistas. Em suas viagens pelo mundo, levou junto toda a população brasileira para embarcar nas histórias contadas por uma repórter de olhar crítico e observador", diz a nota.

Pesquisa canadense mostra importância de investimento publicitário no rádio

Uma pesquisa da empresa de dados canadense MARU/Matchbox e da Nielsen mostra que o rádio tem uma vantagem de 38% sobre a TV ao atingir o público-alvo de adultos de 18 a 49 anos das universidades online.
 
Para cinco escolas entrevistadas, adicionar o rádio ao marketing aumenta o alcance desse público em 100% ou mais.
 
De acordo com a pesquisa, 45% dos participantes dizem que estão considerando, desejam ou planejam seguir uma educação online. Desses, 23% estão definitivamente dispostos a considerar ou planejam iniciar essa modalidade de educação no próximo ano, e 22% dizem que podem considerá-la.
 
“Os anunciantes devem se concentrar em atingir essa faixa etária, pois é mais provável que eles se inscrevam em cursos ou universidades online”, diz Ariella Leiter, analista do blog Westwood One Research.
 
Ao citar dados do relatório de audiência total do segundo trimestre de 2022 da Nielsen, o blog mostra que para adultos de 18 a 49 anos, o rádio AM/FM tem o maior alcance semanal em comparação com todos os outros tipos de mídia.
 
“As universidades online podem aumentar o alcance de alunos em potencial com maior uso de podcasts e rádio AM/FM e redução de gastos com TV”, afirma Leiter.
 
Ainda segundo a pesquisa, entre 40% e 50% dos alunos em potencial dizem que ouvem com frequência ou ocasionalmente rock, músicas antigas/sucessos clássicos, contemporâneo adulto e rock clássico, e quase 25% ouvem gêneros de podcast como comédia, entretenimento/cultura, notícias/eventos atuais e crimes reais.
 
A pesquisa da MARU/Matchbox sugere um plano otimizado que aloca 45% do orçamento de anúncios para áudio, 33% para AM/FM e 12% para podcasts.
 
“Embora os planos de mídia existentes consistam principalmente em TV e digital, o áudio deve desempenhar um papel muito maior”, diz Leiter.

https://youtu.be/hY3PYLCHi8c

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