Edição nº 623 | 30 de junho de 2023

ABERT indica representantes para GT da TV 3.0

A ABERT indicou, na segunda-feira (26), o diretor-geral, Cristiano Lobato Flôres, e o diretor de Tecnologia, Luiz Carlos Abrahão, para integrarem, como membros titular e suplente, respectivamente, o Grupo de Trabalho (GT) que discutirá a nova geração de TV, a chamada TV 3.0.

De acordo com o Decreto nº 11.484/2023, o grupo será coordenado pelo Ministério das Comunicações (MCom) e terá representantes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), de entidades do setor de radiodifusão e do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (SBTVD).

“Pesquisas recentes mostraram o grande impacto da TV aberta na vida dos brasileiros. Com a evolução da TV digital, serão aplicadas novas e diferentes tecnologias que trarão significativos avanços, melhorando em muito a experiência do telespectador”, afirma Lobato Flôres.

Os estudos relacionados à tecnologia que será utilizada na TV 3.0 deverão ser concluídos até 31 de dezembro de 2024. A data também é o limite para que a Anatel promova discussões sobre a canalização da TV 3.0.

Acelerando Negócios Digitais: painel sobre métricas encerra fase de palestras

A jornalista Ethar El-Katatney encerrou a fase de sessões exclusivas do programa Acelerando Negócios Digitais, nesta segunda-feira (26). Com o tema “Métricas de sucesso: quais as melhores para meu negócio?”, Ethar defendeu a adoção de boas estratégias. “Faço duas perguntas a mim mesma quando estamos criando uma nova estratégia: o que estamos tentando fazer e como chegaremos lá?”, disse.

A palestrante apresentou dados sobre o consumo de mídias e alertou que “o hábito de consumo [dos usuários] é diferente, dependendo do dispositivo”, o que influencia, por exemplo, anúncios, campanhas e marketing e músicas que tocarão.

Para a jornalista, é importante ter metas claras para que as métricas possam ser analisadas de uma forma melhor. “Você tem que ser o mais conciso possível. Quanto mais sucinto você for e menor a quantidade de métricas, mais focadas elas serão. Isso facilita o trabalho”, afirmou Ethar.

A partir de agora, o Acelerando Negócios Digitais começa a etapa de mentoria. O International Center for Journalists (ICFJ) divulgou, na semana passada, os 160 projetos selecionados para receber cinco meses de orientações de especialistas em projetos digitais e bolsas de inovação para desenvolvimento da proposta.

Do total de 301 projetos candidatos à fase de Mentorias & Grants, 80 organizações de mídia receberão US$ 15.000 e 80 jornalistas independentes receberão US$ 2.500.

O Acelerando Negócios Digitais é uma parceria do ICFJ, Meta – empresa responsável pelo Facebook e Instagram – Universidade de Nova York (CUNY) e das associações de imprensa brasileiras, entre elas, a ABERT.

Cancelamento de outorgas é medida extrema e grave, afirma ABERT

A ação apresentada pelo Ministério Público Federal (MPF) à Justiça Federal de São Paulo, na segunda-feira (26), pedindo o cancelamento de três outorgas de rádio concedidas à Jovem Pan, foi classificada pela ABERT como “muito preocupante”.

De acordo com o MPF, “com as informações falsas que veiculou, a Jovem Pan contribuiu para que um enorme número de pessoas duvidasse da idoneidade do processo eleitoral ou tomasse ações diretas, como o bloqueio de estradas em novembro passado e o ataque de vandalismo em Brasília no dia 8 de janeiro”.
 
Além do cancelamento das outorgas, o MPF pede que a Jovem Pan seja obrigada “a indenizar a sociedade brasileira pelos graves danos morais coletivos causados” e “a veicular, em sua estrutura, direito de resposta à população”.

Em nota (AQUI), a ABERT ressalta que “o cancelamento de uma outorga de radiodifusão é uma medida extrema e grave, sem precedentes em nosso Estado Democrático de Direito. A liberdade de programação das emissoras é fundamental para o livre exercício do jornalismo e para a existência do pluralismo de opinião, que devem ser sempre preservados”.

A Associação afirma ainda que “estará vigilante na defesa da liberdade de expressão e de imprensa e acompanhará os desdobramentos da ação”.

CLICK ABERT

O presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, participou, em Lisboa (Portugal), do Fórum sobre Defesa da Democracia e Liberdades Fundamentais, promovido pelo IDP (Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa).

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, o ex-presidente, Michel Temer, e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, estão presentes ao evento.

Na foto, o presidente da Funcex (Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior), Antonio Carlos da Silveira Pinheiro, a presidente da CPLP (Confederação Empresarial da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), Nelma Fernandes, e Flávio Lara Resende.

Novo presidente assume AESP em 1º de julho

O empresário e radiodifusor Luiz Arthur Abi Chedid assumirá, no sábado (1º de julho), a presidência da AESP (Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo), para o biênio 2023-2025.

Chedid participa da diretoria da associação paulista desde julho de 2011, e nos últimos quatro anos, ocupou a cadeira de membro do Conselho de Administração e Tesoureiro.

Diretor do Grupo Bandeirantes de Comunicação de Campinas e vice-presidente do Clube Atlético Bragantino, o novo presidente substitui Rodrigo Neves, diretor-geral do Grupo Bandeirantes, que presidiu a AESP nos períodos 2011-2015 e 2019-2023.

Brasileiro de origem libanesa, Chedid é natural de Campinas (SP). Formado em Direito e Administração de Empresas tem cursos em gestão esportiva. No ramo empresarial, atua no setor de transportes, automotivo, esportivo e de comunicação.

ACAERT quer ampliar relacionamento com universidades de SC

A ACAERT (Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão) iniciou um trabalho de aproximação com o mundo acadêmico. O programa ACAERT na Estrada – Universidades inclui visitas aos coordenadores dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda de Santa Catarina. O diretor de Conteúdo, Luís Gustavo Fusinato, e o assessor de Comunicação, Marco Aurélio Gomes, já visitaram todos os coordenadores dos cursos espalhados pelo interior do estado. A equipe esteve em Chapecó, Joaçaba, Lages, Blumenau, Joinville, Itajaí, Criciúma e Tubarão. Na primeira semana de julho, serão visitados os coordenadores dos cursos da Grande Florianópolis.

“Dentre as ações desenvolvidas pela ACAERT, temos várias oportunidades para atuarmos em parceria”, destacou Fusinato. “Momento para conhecer o perfil do profissional que entra no mercado de trabalho”.

Eventos como a Semana Estadual da Televisão, Semana Estadual do Rádio, Prêmio ACAERT, Congresso Catarinense de Rádio e Televisão podem proporcionar uma interação da radiodifusão com o mundo acadêmico.

“Ficamos surpresos com o trabalho desenvolvido nos cursos, abrindo grandes possibilidades de parcerias”, ressaltou Fusinato. Ao final das visitas, a equipe fará um relatório com sugestões de parcerias da ACAERT com as universidades.

Ao todo, serão visitados coordenadores de 26 cursos de 15 universidades em 11 municípios.

CONAR homenageia Edney Narchi

O Conselho de Ética do Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), homenageou, na quinta-feira (29), o advogado Edney Narchi, que se aposentou após ficar 38 anos na Vice-presidência Executiva da entidade.

Mais de 80 pessoas, entre conselheiros, membros da diretoria e das fundadoras do Conar e convidados estiveram presentes à sessão.

“Edney foi uma pessoa que entendeu a publicidade e as relações de consumo em todos os seus ângulos e soube contribuir com extrema sensibilidade para as muitas modernizações pelas quais passou nosso Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária nestes anos turbulentos. Não por acaso, representou o Conar e os interesses da publicidade em negociações decisivas em Brasília e foros internacionais. Sua participação no grupo de trabalho que levou ao Código de Defesa do Consumidor, nos anos 80 e 90, foi notável”, afirmou o presidente do Conar, Sergio Pompilio.

A advogada Juliana Albuquerque substituirá Edney Narchi. Mestre em Direitos Difusos e Coletivos e pós-graduada em Direito Constitucional pela PUC/SP, Juliana foi o braço direito de Edney nos últimos 22 anos, cuidando da tramitação das representações no Conselho de Ética. A profissional participou também da concepção, organização e divulgação do Guia de Publicidade por Influenciadores Digitais, lançado no final de 2020, após levantamento com os agentes do setor.

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