Edição nº 609 | 24 de março de 2023

NABSHOW 2023: almoço da ABERT reunirá radiodifusão brasileira

Associados e convidados especiais da ABERT participarão do almoço promovido pela entidade no dia 17 de abril, no Caesars Palace Hotel, em Las Vegas (EUA), durante a realização da NABSHOW 2023.

Empresários e profissionais de rádio e TV, parlamentares e representantes do Ministério das Comunicações (MCom) e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) já confirmaram presença no tradicional encontro da radiodifusão brasileira.

A inscrição para o almoço é gratuita para os associados da ABERT e das entidades estaduais de radiodifusão. Para os não associados, haverá um custo de R$ 1.100 (US$ 200) por pessoa, e o pagamento será feito por meio de boleto bancário.

As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas AQUI.

Considerada a maior feira mundial de tecnologia, mídia e entretenimento, a NABSHOW deste ano celebrará o centenário da NAB (National Association of Broadcasters), com uma edição especial, entre os dias 16 e 19 de abril, no Las Vegas Convention Center.

Convidada especial da NAB, a ABERT terá um estande no Global Trade Pavilion e apresentará aos mais de 100 mil visitantes que passarão pelo local os trabalhos desenvolvidos pela entidade no setor de rádio e TV brasileiro. O Brasil deverá confirmar a tradição de ser uma das maiores delegações presentes à feira. Expositores de 150 países apresentarão, em primeira mão, os serviços e novidades tecnológicas que serão lançados para o mercado de radiodifusão.

Uma parceria entre a ABERT, a agência Brazilusa e o Consulado Americano oferece pacotes aéreos e hospedagens com condições especiais para os associados interessados em participar do evento. Para consultar as opções, acesse AQUI.

Acelerando Negócios Digitais aborda novas plataformas e formatos de mídias

O segundo encontro do programa Acelerando Negócios Digitais, na terça-feira (21), teve a participação do jornalista britânico Jon Laurence, supervisor de produção executiva para a AJ+, editora de mídia social da Al Jazeera, focada em millenials.

No painel “Novas Plataformas e Formatos de Mídias”, Laurence destacou as tendências do mundo digital e os principais desafios para conquistar e manter a atenção da audiência frente à atual diversidade de meios de comunicação.
 
“Todas as plataformas passaram por muitas mudanças”, afirmou o supervisor no início do encontro.
 
Laurence falou sobre monetização de conteúdo e as especificidades das redes sociais, com pontos de atenção para cada uma delas.
 
“É preciso maximizar o conteúdo oferecido, com uma versão adaptada para as várias plataformas. É a construção da relação com a audiência e com o engajamento”, avaliou o jornalista.
 
O palestrante frisou a importância de planejar e montar uma boa produção de materiais para os diversos canais, além de chamar a atenção para um reaproveitamento posterior: “pensar não só como a gente retém a atenção das pessoas agora, mas como vamos reutilizar esse conteúdo.”
 
O programa

O Acelerando Negócios Digitais é uma parceria da ABERT com o ICFJ (International Center for Journalists) e a Meta – empresa responsável pelo Facebook e Instagram. Outros oito treinamentos virtuais estão previstos para essa primeira fase do programa.

Após a conclusão do treinamento, os participantes deste módulo também poderão se inscrever para a fase de mentoria e concorrer a um fundo de até US$ 15,000 para apoio no desenvolvimento de projetos selecionados.

Para participar da segunda etapa, é necessário presença mínima de 75% nas sessões da primeira fase, de pelo menos dois colaboradores das empresas, além de ter cumprido outros requisitos registrados nos Termos e Condições do programa. O valor será concedido às iniciativas que se propuserem a desenvolver um projeto, um produto ou a revisão de um processo.

Próximo encontro

O próximo encontro, sobre “Abordagens de mídia centradas no público”, acontecerá na terça-feira (28), com Jennifer Brandel, cofundadora, vice-presidente sênior e presidente do conselho da Hearken, empresa que fornece nova metodologia para produtores de mídia.

Jennifer recebeu o prêmio Media Changemaker 2016 pelo Center for Collaborative Journalism e foi nomeada uma das 30 mulheres que mudaram o mundo de negócios conscientes por meio da cofundação da Zebras Unite.

CLICK ABERT

Os temas de interesse da radiodifusão brasileira foram pauta da reunião com o presidente da Comissão de Comunicação da Câmara, deputado Amaro Neto (Republicanos/ES), na terça-feira (21), na sede da Abratel, em Brasília.

O encontro teve a presença do presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, do diretor geral, Cristiano Lobato Flôres, e dos conselheiros Paulo Tonet Camargo e João Camilo, além do presidente da Abratel, Marcio Novaes, e do diretor geral Samir Nobre.

A agenda regulatória da radiodifusão foi apresentada ao secretário de Comunicação Social Eletrônica do Ministério das Comunicações, Wilson Wellish, em reunião conjunta que teve a participação da ABERT, SET (Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão) e Abratel (Associação Brasileira de Rádio e TV). 

A ABERT esteve representada pelo diretor geral, Cristiano Lobato Flôres, e pelos diretores de Assuntos Legais e Regulatórios, Rodolfo Salema, e de Tecnologia, Luiz Abrahão.

Taxas de Fistel devem ser pagas até 31 de março

TFF e CFRP

As emissoras de rádio e TV têm até o dia 31 de março para o pagamento da Taxa de Fiscalização de Funcionamento (TFF) e da Contribuição para o Fomento da Radiodifusão Pública (CFRP).
 
Cobrada anualmente pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a TFF tem como objetivo custear as despesas realizadas pelo governo federal para fiscalização das telecomunicações, assim como o desenvolvimento de novos meios e técnicas para aprimorar essa atividade. Já a CFRP é destinada ao fomento dos serviços de radiodifusão pública.

Caso fique inadimplente com a Anatel, além do pagamento de alta multa e juros, a emissora estará impedida, por exemplo, de renovar a outorga ou de solicitar alterações técnicas, até a regularização da situação.
 
A emissão dos boletos da TFF e CFRP deve ser feita pela internet AQUI.
 
CONDECINE

Já a Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional (Condecine) deve ser recolhida anualmente, também até o dia 31 de março, somente pelas emissoras de TV. Cobrada pela Agência Nacional do Cinema (Ancine), a Condecine tem a arrecadação destinada ao Fundo Nacional da Cultura (FNC) e ao Fundo Setorial do Audiovisual.

A emissão dos boletos da Condecine também deve ser feita pela internet AQUI.

Para outras informações, favor entrar em contato pelo e-mail juridico@abert.org.br ou pelo telefone (61) 2104-4600.

ABERT participará de debate sobre Marco Civil da Internet

A ABERT foi uma das 45 entidades selecionadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para participar da audiência pública sobre a responsabilidade de plataformas digitais e as possibilidades de remoção de conteúdo, que acontece na próxima terça-feira (28).

A lista de expositores selecionados foi divulgada pelos ministros do STF, Dias Toffoli e Luiz Fux, na terça-feira (21), a partir de 91 pedidos de inscrição de instituições públicas e privadas, advogados, acadêmicos e profissionais liberais e seguiu critérios de "representatividade, especialização técnica, expertise e de garantia da pluralidade".

A matéria é objeto dos recursos extraordinários (REs 1037396 AQUI e 1057258), que discutem regras do Marco Civil sobre regime de responsabilidade de provedores de aplicativos e ferramentas de Internet por conteúdo gerado pelos usuários e a possibilidade de remoção, a partir de notificação extrajudicial, de conteúdos que possam ofender direitos de personalidade, incitar o ódio ou difundir notícias fraudulentas.

Além da ABERT, representante da radiodifusão, estão entre os convidados grandes empresas de Internet como Google, Facebook, Twitter, Mercado Livre e ByteDance (TikTok); a ANJ (jornais) e a ABRINT (provedores regionais de Internet); representantes da academia, do meio jurídico, de entidades do direito do consumidor, Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e a ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados). O governo estará representado por cinco ministérios, entre eles, o das Comunicações.

ASSERPE debate desafios da radiodifusão

Os desafios da radiodifusão e a agenda de prioridades do rádio e da TV aberta em 2023 serão apresentados pelo diretor geral da ABERT, Cristiano Lobato Flôres, durante a primeira reunião setorial da ASSERPE (Associação de Empresas de Rádio e Televisão de Pernambuco), que acontecerá na próxima quinta-feira (30), em Arcoverde (PE).

Lobato Flôres terá participação virtual no encontro, que reunirá gestores, comunicadores e nomes da radiodifusão pernambucana no auditório do SESC. Um dos destaques do evento será a homenagem ao ex-diretor da ASSERPE, Hélio Urquisa.

PR, DF, MT e SE também poderão prorrogar exibição de inserções estaduais de propaganda partidária

As emissoras de rádio e TV do Paraná, Distrito Federal, Mato Grosso e Sergipe também estão autorizadas a prorrogar a exibição das inserções estaduais de propaganda partidária até a meia-noite.
 
De acordo com os tribunais regionais eleitorais (TREs) dessas unidades da Federação, a prorrogação das inserções estaduais está autorizada às segundas, quartas e sextas-feiras, nos casos de impossibilidade de interrupção da programação em virtude de veiculação do programa a “Voz do Brasil”, de eventos desportivos ao vivo e de eventos religiosos, devendo ser observados os demais requisitos impostos pela Resolução TSE nº 23.679/2022.
 
A autorização dos TREs é uma resposta ao pedido conjunto da ABERT com as associações estaduais de radiodifusão. Até o momento, a prorrogação já está valendo em 7 estados e no DF.

Na semana passada, os TREs de SP, RJ, RS e SC também já haviam autorizado a prorrogação.

A ABERT reforça que “pedidos semelhantes foram encaminhados aos tribunais eleitorais de todos os estados do país e a expectativa é que as decisões sigam na mesma linha”.

A ABERT lembra, ainda, que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) também já havia autorizado a prorrogação até meia-noite da exibição das inserções nacionais, veiculadas às terças, quintas e sábados. Para a íntegra das decisões de cada TRE clique abaixo:

- TRE-PR
- TRE-DF
- TRE-MT
- TRE-SE

Serviço online da Secoe facilita correção de dados pelas emissoras

A correção de dados no cadastro dos sistemas de radiodifusão do Ministério das Comunicações (MCom) pode ser solicitada pelas emissoras de rádio e TV no portal de serviços do governo federal (gov.br).

O serviço online e gratuito está disponível para as emissoras de rádio e TV, para retransmissoras de rádio (RTR) ou televisão (RTV) e faz parte do Plano de Transformação Digital (PTD) do MCom para reduzir a burocracia e otimizar a qualidade dos serviços públicos prestados.

Ao automatizar os processos a partir de serviços digitais associados à plataforma do governo, a Secretaria de Comunicação Social Eletrônica (Secoe) espera gerar maior eficiência e redução nos prazos das análises dos pedidos.

“Com isso, buscamos garantir maior qualidade de atendimento aos radiodifusores tornando ainda mais democrático o acesso à informação", afirma o secretário Wilson Wellisch.

Para enviar a solicitação à Secoe, a emissora precisa ter um cadastro ativo na plataforma gov.br.

Encontro em MG reúne radiodifusores e debate novidades do setor

Radiodifusores de todo o estado de Minas Gerais participaram do 17º Encontro Regional da AMIRT, em Teófilo Otoni (MG), no sábado (18). O evento, conduzido pelo presidente da Associação Mineira de Rádio e Televisão, Mayrinck Júnior, promoveu palestras e debates sobre o setor.

Em vídeo, o presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, parabenizou a iniciativa da AMIRT.

As rádios Teófilo Otoni e Progresso do Mucuri receberam homenagens como reconhecimento aos serviços prestados à região.
 
Os participantes prestigiaram os painéis, entre eles o da jornalista Marina Alves sobre Marketing Digital, que também abordou a pesquisa apresentada pela Kantar IBOPE Media com os dados de consumo de rádio no interior de Minas Gerais.

Uma atualização do setor foi apresentada por Mayrinck Júnior no painel “Mais que 30 segundos”. Já o diretor da JMV Technology, Josimar Machado, foi o responsável por debater “Os sete erros que impedem sua rádio de faturar com o mercado digital”.

Os radiodifusores tiveram ainda a oportunidade de participar da oficina de locução, mediada pelo jornalista Leo Cardoso.

https://youtu.be/hY3PYLCHi8c

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