Edição nº 641 | 3 de novembro de 2023

ABERT tem agenda extensa em Madri sobre seminário de dezembro

A remuneração pelo uso do conteúdo jornalístico pelas gigantes de tecnologia, a chegada da Inteligência Artificial, o panorama da radiodifusão no Brasil e na Espanha e o convite para participação no 1º Seminario Ibero-Brasileño de Radio y Televisión foram alguns dos temas da extensa agenda de visitas do presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, e do diretor geral Cristiano Lobato Flôres, durante a semana, em Madri (Espanha).

Promovido pela ABERT, o evento internacional será realizado na Casa de América, no dia 4 de dezembro, e reunirá empresários e profissionais de radiodifusão, além de renomados especialistas e autoridades públicas dos dois países.

Na segunda-feira (30) pela manhã, Lara Resende e Lobato Flôres se encontraram com o embaixador do Brasil na Espanha, Orlando Leite Ribeiro. Os representantes da ABERT agradeceram o apoio institucional da Embaixada brasileira ao evento. Também participaram da reunião, a assessora Comercial da Embaixada, Liuska de Lima, e o chefe do Conselho Comercial, Flávio Bettarello. Na sequência, o encontro foi com o secretário-geral de Telecomunicações da Espanha, Matias González.

Na Fundação Conselho Espanha-Brasil, a reunião com a diretora Berta Fuertes e com a vice-diretora Vega Yubero tratou dos detalhes do painel sobre colaboração público-privada entre os dois países.

Na visita aos estúdios da Rádio Marca, uma das emissoras do grupo de comunicação espanhol que reúne jornais e rádios voltados para o esporte, os representantes da ABERT conversaram com o diretor de jornalismo, Juan Ignacio Gallardo, sobre a indústria de rádio espanhola, o acesso gratuito das rádios nos eventos desportivos, e a participação do rádio no bolo publicitário espanhol, atualmente em 8%. Em seguida, eles visitaram o grupo de comunicação Atresmedia, presente no mercado de rádio, televisão e cinema.

Na terça-feira (31), em visita à COPE, uma das maiores redes de rádio da Espanha, o diretor de Comunicação Global, Jacobo Menéndez Represa, também confirmou participação no evento da ABERT.
 
Na agência de notícias Europa Press, o presidente executivo Asís Martín Cabiedes elogiou a programação do seminário da ABERT e confirmou participação, ressaltando a preocupação com o uso do conteúdo jornalístico pelas gigantes de tecnologia, que deverá ser agravado em tempos de inteligência artificial.

A um mês do 1º Seminario Ibero-Brasileño de Radio y Televisión, Lara Resende e Lobato Flôres foram recebidos pelo diretor geral da Casa de América, embaixador Enrique Ojeda, para uma reunião sobre os últimos detalhes do evento.


As dificuldades nas negociações com as big techs na Espanha e a importância da valorização do jornalismo profissional foram pauta do encontro com a presidente da Agência EFE, Gabriela Cañas, e com a diretora de Estratégia, Soledad Martín. A EFE, uma das quatro maiores agências de notícias do mundo, é outra presença confirmada no evento da ABERT.

O 1º Seminario Ibero-Brasileño de Radio y Televisión tem o apoio institucional da Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (FUNCEX), Embaixada do Brasil na Espanha, Casa de América e Fundação Conselho Espanha-Brasil.

Ministério da Justiça lança canal de denúncias para jornalistas agredidos

A ABERT foi nomeada, na terça-feira (31), membro do Observatório da Violência contra Jornalistas e Comunicadores Sociais, órgão de diálogo entre o Poder Judiciário e demais instituições do sistema de justiça e segurança pública, que busca barrar a violência contra os profissionais de imprensa.

O diretor de Assuntos Legais e Regulatórios da ABERT, Rodolfo Salema, representou a Associação na solenidade de assinatura, em Brasília. Uma das medidas anunciadas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) foi a criação de um canal exclusivo para o recebimento de denúncias de jornalistas que sofreram agressões no exercício da profissão.

De acordo com o MJSP, “casos denunciados servirão como base para o desenvolvimento de políticas públicas para o setor, baseadas na garantia de liberdade de expressão”.

Congresso da AERP ressalta criatividade e credibilidade do setor

Entre os dias 20 e 22 de novembro, a radiodifusão brasileira estará reunida no 26º Congresso Paranaense de Rádio e TV, em Foz do Iguaçu (PR). Com o tema “Criatividade e Credibilidade”, a programação prevê uma série de atividades, palestras e workshops sobre estratégias de liderança, oportunidades de negócio, tecnologias e tendências.

Promovido pela Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (AERP) e pelo Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Paraná (SERT-PR), o evento terá ainda a Feira Nacional de Equipamentos, espaço de negócios e exposição de novas tecnologias.

“Queremos pensar e aprimorar uma radiodifusão que conta com a criatividade para acompanhar as mudanças de consumo do ouvinte e do telespectador e também com a credibilidade, pois é reconhecida pela população, que confia e reconhece o trabalho responsável realizado pelas emissoras de rádio e TV”, afirma o presidente da AERP, Caique Agustini.

Para detalhes sobre a programação e inscrição, acesse: congresso.aerp.org.br.

Emissoras gaúchas batem recorde em doação de mídia gratuita

Os radiodifusores do Rio Grande do Sul doaram, em 2022, mais de R$ 201 milhões em mídia gratuita nas divulgações de ações sociais, realizadas por 245 emissoras de rádio e TV associadas à AGERT.

Os dados da 19ª edição do Relatório Social 2023/ano base 2022 foram anunciados pela vice-presidente de Capacitação da AGERT, Myrna Proença, durante o 26º Congresso Gaúcho de Rádio e Televisão, em Canela (RS).

A atual edição registrou o valor recorde em doação de mídia: R$ 201.410.026,67. O presidente da AGERT, Roberto Cervo Melão, destacou o trabalho social desenvolvido pelas emissoras associadas.

“Acompanhamos de perto todo o esforço e dedicação de nossos profissionais para atender as necessidades das comunidades. Ultrapassar a marca de R$ 200 milhões em mídia e ações de cunho social em 2022, mesmo ano em que a AGERT completou seus 60 anos de história, traz um significado ainda maior ao nosso trabalho”, afirmou.

Foto: Neitor Corrêa

NABSHOW de NY registra aumento de público

A edição deste ano da NABSHOW em Nova York (EUA) registrou um aumento de 28% no público presente à feira de serviços e equipamentos para rádio, TV, mídia e entretenimento, em relação a 2022. 

Segundo os organizadores, mais de 12 mil radiodifusores e profissionais de comunicação passaram pelo Javits Center, entre os dias 24 e 26 de outubro, para participar das exposições, conferências e eventos de networking.

Foram quase 270 expositores, incluindo 60 empresas estreantes, que apresentaram as novidades em tecnologia de transmissão e radiodifusão, além de 225 sessões com cerca de 300 palestrantes. O presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, e o diretor geral, Cristiano Lobato Flôres, acompanharam os painéis sobre o rádio, que abordaram temas como inteligência artificial, cenário econômico e serviços inovadores para aprimorar o meio.

A NAB (National Association of Broadcasters) também anunciou que a edição de 2024 da NABSHOW em Las Vegas será realizada de 13 a 17 de abril, no Centro de Convenções da cidade.

Fique por dentro das notícias sobre o setor de radiodifusão e acompanhe as atividades da ABERT.

Entrar no grupo

If you can't read this email, please view it online