Edição nº 635 | 22 de setembro de 2023

Liberdade de Imprensa é tema de seminário realizado pelo CNJ

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com o apoio da ABERT, realizará, na próxima segunda-feira (25), em Brasília, o seminário “Liberdade de imprensa: onde estamos, para onde vamos”.

O evento acontecerá das 10h às 17h30 e tem o objetivo de reforçar a importância da imprensa, da defesa da democracia e do papel do jornalismo no Brasil.

A abertura terá a presença da presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do CNJ, ministra Rosa Weber, do corregedor Nacional de Justiça e ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Luis Felipe Salomão, do coordenador da Comissão Executiva Nacional do Fórum Nacional do Poder Judiciário e Liberdade de Imprensa do CNJ, Mauro Pereira Martins, e do conselheiro do CNJ, Marcello Terto.

O encerramento será feito pelo ministro do STF, Luís Roberto Barroso, e terá como tema “Poder Judiciário, Liberdade de Expressão e Combate à Desinformação”.

O presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, participará do painel “Direito de informar: a situação da liberdade de imprensa no país”, sobre os desafios e dificuldades enfrentados pelos jornalistas e veículos de comunicação brasileiros.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas AQUI.

Seminário e curso internacionais estão na programação da ABERT em Madri

A ABERT preparou uma programação especial para os participantes do 1º Seminario Ibero-Brasileño de Radio e Televisión, evento internacional promovido com apoio da Fundação Centro de Estudos de Comércio Exterior (FUNCEX), que acontecerá na Casa de América, em Madri (Espanha), no dia 4 de dezembro.

As inscrições gratuitas para o encontro já estão abertas (AQUI). Empresários, personalidades da radiodifusão e autoridades políticas do Brasil e da Espanha participarão de debates sobre temas comuns aos dois países, como, por exemplo, a assimetria regulatória entre os veículos de comunicação e as plataformas digitais, e as experiências internacionais de regulamentação da remuneração do jornalismo profissional pelas gigantes de tecnologia.

Os inscritos poderão optar ainda por fazer um curso voltado para gestão de empresas de mídia, com debates sobre o futuro da indústria de mídia, na conceituada Universidade de Navarra.

Uma parceria entre o ISE Business School e a Faculdade de Comunicação da instituição espanhola oferece descontos especiais aos participantes do 1º Seminario Ibero-Brasileño de Radio e Televisión para o curso de curta duração sobre a Transformação Digital na Mídia, nos dias 30 de novembro (quinta-feira) e 1º de dezembro (sexta-feira).

O valor para o participante associado da ABERT será de € 2.000,00, podendo ser parcelado em até três vezes. O pagamento será feito em reais diretamente ao ISE Business School, por meio de boleto bancário e terá a taxa de conversão calculada na data da realização da matrícula.

As informações sobre o curso estão disponíveis AQUI.

80% da população ouve rádio no Brasil, aponta Inside Audio 2023

A Kantar IBOPE Media lançou, na quarta-feira (20), o Inside Audio 2023, nova versão do estudo Inside Radio, sobre o perfil e comportamento dos ouvintes em relação ao rádio brasileiro.

De acordo com a pesquisa realizada em 13 regiões metropolitanas, 80% da população dessas cidades ouve rádio e o tempo médio de escuta é de 3h55 diários. Quando o assunto se estende a outros formatos de áudio, seja em streamings ou podcasts, o número sobe para 90% dos entrevistados.
 
Os ouvintes também notam os avanços do rádio: 76% dos entrevistados acreditam que o meio tem se tornado mais moderno em relação aos conteúdos e formatos. Para 83%, as notícias chegam de forma rápida. A credibilidade do rádio também é alta: 64% dos ouvintes confiam nas notícias veiculadas.

Quase seis a cada dez pessoas afirmaram ouvir rádio mais ou a mesma quantidade em comparação aos últimos seis meses. Em algumas regiões, como em Belo Horizonte (MG) e na Grande Porto Alegre (RS), o consumo chega a 84% e tempo médio de mais de 3h50 por dia.
 
O Inside Audio 2023 ainda detalhou o comportamento dos ouvintes sobre diferentes contextos em que o meio é ouvido. Segundo a pesquisa, 58% dos entrevistados afirmaram escutar rádio em casa durante atividades cotidianas; 27% em carro ou moto particular; 12% no trabalho presencial; 7% em home office; 5% no transporte público; 4% na rua ou ao ar livre, em deslocamento; 4% no carro ou moto do tipo táxi ou transporte de aplicativo; e 4% em outros contextos.

As preferências de programação variam entre os ouvintes. O levantamento aponta que 94% das pessoas preferem música; 32%, noticiários locais; 26%, noticiários nacionais; 25%, notícias de trânsito; e 24% gostam mais de futebol, tanto no formato de notícias quanto de comentários.

Os dados reforçaram a influência da internet na rotina dos ouvintes. O tempo médio dedicado ao rádio na web é de 2h45 por pessoa. 67% escutam pelo celular; 29%, pelo computador; e 11% em outros equipamentos. Além do dial, os conteúdos das rádios são consumidos por 39% dos entrevistados no YouTube; 25%, nas redes sociais; 22%, em podcasts; e 12% em streaming de áudio.


Na publicidade, o rádio permanece com um dos principais meios: 99% dos maiores 100 anunciantes utilizaram o veículo em campanhas nos primeiros seis meses deste ano. Entre os ouvintes, 53% disseram que prestam atenção nos anúncios transmitidos em áudio. Já em relação aos formatos mais lembrados, 50% afirmam recordar de comerciais entre os programas e as músicas; 27% em ações feitas por locutores durante os programas; e 25% em promoções ao longo da programação da emissora.

Com a mudança do Inside Radio para o Inside Audio, o streaming também foi abordado na pesquisa. 43% dos ouvintes de rádio escutam streaming de música e, desses, 63% ouviram no dia anterior. Os podcasts tiveram crescimento de 23% em relação ao ano passado; 50% das pessoas ouviram podcast nos últimos três meses.

“O rádio, assim, não apenas sobrevive, mas prospera na era digital. Ele permanece um companheiro confiável nas jornadas diárias dos brasileiros, alinhando-se com a evolução do tempo sem jamais perder sua essência atemporal”, afirma Giovana Alcantara, diretora de Desenvolvimento de Negócios Regionais do Kantar IBOPE Media.

Ecoinovação é tema de congresso internacional

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com apoio institucional da ABERT, realizarão, nos dias 27 e 28 de setembro, o 10º Congresso Internacional de Inovação da Indústria, em São Paulo (SP).

O encontro terá como tema a ecoinovação, com debates sobre revolução digital, sustentabilidade e avanços na tecnologia.

As inscrições para participação presencial ou virtual estão disponíveis AQUI.

Semana do Rádio movimenta setor em SC

A Semana Estadual do Rádio 2023, promovida pela Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e TV (ACAERT), terá início na próxima segunda-feira (25). Diversas ações estão previstas até o dia 29 de setembro, entre elas distribuição de kits promocionais, concursos e canais de participação.

O 1º Concurso Escolar VcPodeCast premiará os melhores podcasts regionais e estaduais produzidos por alunos de 10 a 15 anos das escolas de Santa Catarina.

Com a provocação “O rádio faz parte da minha vida porque...”, a ACAERT pretende dar voz aos ouvintes, que devem encaminhar a resposta com duração de até 15 segundos. Após curadoria e edição, as melhores peças serão disponibilizadas para veiculação em programas de rádio e redes sociais.

ASSERPE lança campanha de valorização do rádio

A Associação das Empresas de Rádio e Televisão de Pernambuco (ASSERPE) lançou, nesta sexta-feira (22), uma nova campanha de valorização do rádio para ser veiculada pelas emissoras.

“A ideia é firmar a posição do rádio, desmistificando teorias que tentam diminuí-lo em relação a outras mídias e ferramentas digitais. Ao contrário, o rádio segue protagonista no país, e ainda agregando mais valor com as multiplataformas”, afirma o presidente da entidade, Nill Júnior.

O material será enviado por mailing, disponível no site da entidade e pelo WhattsApp (81) 9-9761-8641.

*Com informações da ASSERPE

ABERT ENTREVISTA

O deputado federal Zé Silva (Solidariedade-MG) visitou a sede da ABERT na terça-feira (19).
Ao ABERT Entrevista, o parlamentar falou sobre  a cobrança dos direitos de transmissão das rádios em jogos de futebol.

Confira

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