Edição nº 717 | 17 de abril de 2025

Abertas inscrições para o Seminário Franco-Brasileiro de Rádio e Televisão

Já estão abertas as inscrições gratuitas para o 1º Seminário Franco-Brasileiro de Rádio e Televisão, evento internacional que será promovido pela ABERT, no dia 2 de junho, das 9h30 às 12h30, em Paris (França). 

O encontro na sede da Embaixada Brasileira reunirá empresários de rádio e TV, autoridades políticas e renomadas personalidades brasileiras e francesas em debates sobre os desafios do mercado de radiodifusão nos dois países.

Entre os destaques dos painéis estão temas como inovação, regulação, sustentabilidade e perspectivas futuras da radiodifusão nos contextos brasileiro e francês.

A programação completa será divulgada em breve. Após o encerramento do evento, a ABERT oferecerá um almoço aos participantes.

Para mais informações e inscrições, acesse: www.abert.org.br/francobrasileiro

Debate sobre publicidade de apostas esportivas terá participação da ABERT

A ABERT participará, na quarta-feira (23), de uma audiência pública na Comissão de Esporte do Senado para debater dois projetos de lei que tratam da regulamentação da publicidade de apostas esportivas. O PL 2.985/2023, de autoria do senador Styvenson Valentim (PSDB-RN), propõe a proibição da propaganda de serviços de apostas de quota fixa, as chamadas bets. Segundo o parlamentar, o crescente poder econômico dessas empresas exige uma atuação do Legislativo para estabelecer limites à atividade.

Já o PL 3.405/2023, do senador Eduardo Girão (Novo-CE), visa proibir a participação de atletas, ex-atletas, apresentadores, comentaristas, celebridades e influenciadores digitais em campanhas publicitárias relacionadas às apostas esportivas. A proposta amplia as restrições, incluindo qualquer pessoa que, segundo regulamento, tenha potencial de influenciar um grande número de pessoas.

O debate também contará com a presença de representantes do Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário (Cenp), Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Instituto Brasileiro de Jogo Responsável (IBJR), Associação de Bets e Fantasy Sport (ABFS), Conselho Nacional de Autorregulação Publicitária (Conar), Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Programa Criança e Consumo do Instituto Alana e Instituto Locomotiva.

Kantar IBOPE atualiza metodologia de medição de audiência no rádio

A Kantar IBOPE Media anunciou mudanças na metodologia de pesquisa da audiência de rádio, em vigor desde janeiro. Entre as novidades estão o aumento da amostra online, que passou de 33% para 40%, e a exclusão da faixa etária de 10 a 14 anos, agora restrita a pessoas com 15 anos ou mais, de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A nova metodologia permitirá medir o perfil mais representativo para o mercado publicitário.

As entrevistas presenciais continuam representando 60% da amostra, coletadas em locais de grande circulação e seguindo critérios estatísticos rigorosos. O processo de ponderação também foi aprimorado, cruzando variáveis como idade, sexo, classe social e região, com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e levantamentos próprios da Kantar.

A pesquisa abrange 13 regiões metropolitanas e Campinas, somando 451.800 entrevistas por ano. Os dados são disponibilizados aos assinantes via plataformas como Easymedia 4 e Instar Analytics Radio Planning. O novo manual técnico, Inforadio 2025, detalha essas atualizações e reforça o compromisso da empresa com a qualidade e a modernização da medição de audiência no rádio brasileiro.

Campanha reforça relevância do rádio

A importância do rádio, sua credibilidade junto ao público e a relevância da audiência estão reunidas na campanha “Rádio: mais forte que nunca!”, lançada pela Associação Mineira de Rádio e Televisão (AMIRT) em parceria com o Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão de Minas Gerais (SERT-MG).

Spots e vídeos estão disponíveis para veiculação gratuita pelas redes sociais e emissoras de rádio interessadas em divulgar o material.   (AQUI)

A campanha traz dados recentes que comprovam a força e a presença marcante do veículo na vida dos mineiros. De acordo com levantamento da Kantar IBOPE Media - Inside Audio 2024, 82% dos ouvintes confiam nos conteúdos veiculados no rádio e 78% contam com o meio para se manterem informados. Entre os moradores do estado, 56% consideram o rádio como companheiro de rotina. A pesquisa também destaca o investimento em mídia no rádio, que cresceu 78%.

TV aberta lidera transmissões de futebol no Brasil

A TV aberta continua sendo a principal escolha dos brasileiros para acompanhar os jogos de futebol: 66% dos espectadores preferem assistir às transmissões por esse canal ao vivo. É o que revela uma pesquisa da Wake Creators, empresa líder em marketing de influência baseado em dados, que mapeou os hábitos, preferências e comportamentos dos torcedores.

Já 48% dos entrevistados declararam que gostam de acompanhar os jogos por plataformas digitais e, pelas redes sociais, 50% preferem seguir os perfis oficiais dos times. Viver a emoção diretamente nos estádios é a preferência de 42% dos entrevistados.

AMIRT debate futuro do rádio em encontro regional

Radiodifusores, comunicadores e especialistas do setor se reuniram no sábado (12), durante o 23º Encontro Regional da Associação Mineira de Rádio e Televisão (AMIRT), para debater o futuro do rádio diante das transformações digitais e das novas dinâmicas do mercado da comunicação.

O presidente da AMIRT, Mayrinck Júnior, destacou o atual momento vivido pela radiodifusão. “Estamos surfando em uma onda maravilhosa, que é agregar o off-line, que tem uma credibilidade gigantesca. Como saiu agora no Valor Econômico, uma pesquisa mostra que o rádio e a televisão estão na parte de cima, com 81% de credibilidade, e as redes sociais na parte de baixo. Mas, por que isso? Porque nós geramos um conteúdo relevante para uma comunidade relevante”, afirmou.

A programação contou com palestras sobre aplicações da inteligência artificial no rádio, a importância do rádio para uma comunicação relevante, geração de valor e oportunidades, negociando bens imateriais, como marcas, patentes e conhecimento técnico.

 

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