Edição nº 733 | 08 de agosto de 2025
|
|
Comemoração dos 75 anos da TV aberta no SET EXPO terá participação da ABERT
Ao completar 75 anos de transmissões no Brasil, a TV aberta será a grande homenageada durante o SET EXPO 2025, evento que acontecerá entre os dias 18 e 21 de agosto, em São Paulo (SP), e que terá a participação da ABERT.
O espaço Arte & Tecnologia reunirá marcos históricos, peças raras e experiências interativas que retratam a evolução do meio desde os tempos da TV Tupi até as atuais inovações, como a DTV+. O público poderá conhecer a história da TV aberta em fotos, objetos e vídeos das várias décadas, com os principais programas, cenários e atores da época, que fazem parte do Centro de Estudos e Memória da ABERT sobre a TV Aberta, em parceria com a SET e o Museu Brasileiro de Rádio e Televisão (MBRTV), que disponibilizaram seus acervos.
Além da exposição, o SET EXPO contará com uma programação voltada aos desafios e oportunidades do setor de comunicação, mídia e entretenimento. Entre os temas em pauta estão TV 3.0, Inteligência Artificial, publicidade digital, ESG e regulação de plataformas online.
O presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, participará do painel sobre o futuro da TV, ao lado do secretário de Radiodifusão do Ministério das Comunicações, Wilson Wellisch, e do presidente da Associação Brasileira das Televisões e Rádios Legislativas (ASTRAL), Gerson Inácio de Castro. A moderação será feita pelo presidente da SET, Paulo Henrique Castro. Já o diretor geral da ABERT, Cristiano Lobato Flôres, estará no painel sobre a regulação de plataformas de Internet e IA, ao lado do secretário de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, João Brant.
O diretor de Assuntos Legais e Regulatórios da ABERT, Rodolfo Salema, participará do debate sobre a agenda regulatória do setor, que contará com a presença de Tawfic Awwad Junior (MCom), Oseias Fonseca de Aguilar (Anatel), Geraldo Cardoso de Melo (SET Regional Sudeste), Samir Nobre (Abratel) e moderação de Francisco Peres (MediaTech Lab).
Mais de 400 marcas expositoras e cerca de 200 palestrantes são esperados no evento, que se consolida como um dos principais pontos de encontro da indústria de mídia e entretenimento da América Latina.
Para mais informações sobre o congresso clique AQUI.
|
|
GO e TO também poderão prorrogar inserções estaduais de propaganda partidária
As emissoras de rádio e televisão do Goiás e Tocantins estão autorizadas a prorrogar a exibição das inserções estaduais de propaganda partidária até a meia-noite.
Segundo os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) desses estados, a prorrogação está permitida às segundas, quartas e sextas-feiras, nos casos em que não seja possível interromper a programação devido à veiculação do programa A Voz do Brasil, à transmissão de eventos esportivos ao vivo ou de cerimônias religiosas. A medida deve observar os demais requisitos previstos na Resolução TSE nº 23.679/2022.
Além dos dois estados, outros 14 já foram autorizados a prorrogar a exibição.
Solicitações semelhantes foram encaminhadas pela ABERT aos tribunais eleitorais de todos os estados, e a expectativa é que as autorizações sigam a mesma linha.
A ABERT lembra, ainda, que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já havia autorizado a prorrogação, até a meia-noite, da veiculação das inserções nacionais, exibidas às terças, quintas e sábados.
Para acessar a íntegra das decisões de cada TRE, clique AQUI.
|
|
ABERT prestigia lançamento de livro sobre impactos da desinformação
A ABERT marcou presença, na terça-feira (5), no lançamento do livro do NetLab UFRJ “Atingidos pelas Redes Sociais: os impactos da indústria da desinformação nos consumidores brasileiros”, no auditório do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro (RJ).
A obra reúne análises e dados sobre desinformação no ambiente digital de mais de 20 pesquisadores. Os estudos são baseados em pesquisas realizadas pelo "Observatório da Indústria da Desinformação", criado em 2023, em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública.
O presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, e o diretor geral, Cristiano Lobato Flôres, participaram também do debate sobre os desafios enfrentados pelos usuários de plataformas digitais diante da disseminação de conteúdos falsos. A programação teve a participação da professora Rose Marie Santini (diretora do NetLab UFRJ), do publicitário Marcio Borges (NetLab/WMcCann), do professor Nicolo Zingales (CTS-FGV), além de depoimentos da atriz Paolla Oliveira e do médico Dr. Drauzio Varella. A moderação foi conduzida por Guilherme Ravache, do Valor Econômico.
|
|
MIDIACOM-MS debate futuro das mídias tradicionais
A cidade de Dourados (MS) recebeu, na terça-feira (4), o 1º Encontro Regional MIDIACOM-MS, que reuniu estudantes, comunicadores, jornalistas, radialistas e produtores de conteúdo para discutir os caminhos da radiodifusão em um cenário cada vez mais digital.
Com o tema “O futuro do rádio e da televisão: mais conectados, mais relevantes, mais presentes”, o seminário contou com a participação de nomes conhecidos no setor. Marina Alves, da Associação Mineira de Rádio e Televisão (AMIRT), falou sobre a importância do rádio como um meio indispensável para uma comunicação assertiva, destacando a capilaridade, agilidade e proximidade com o ouvinte.
Em seguida, Frederico Souza, secretário executivo de Comunicação de MS, apresentou uma pesquisa inédita sobre mídia e consumo no interior do estado. As informações reforçaram o papel do rádio e da televisão como as principais fontes de informação da população sul-mato-grossense, evidenciando a força e o potencial da radiodifusão regional.
Já Fernando Morgado, pesquisador e autor de livros sobre mídia, apresentou a palestra “A força da TV aberta e do rádio: mídias que geram resultado”, mostrando como esses veículos continuam sendo estratégicos para marcas, governos e campanhas de conscientização, mesmo em tempos de mídias digitais.
|
|
O presidente da MIDIACOM-MS, Antônio Alves (Tunico), ressaltou a importância do contexto em que os dados e discussões foram apresentados durante o evento. “Vivemos tempos de polarização intensa, onde os extremos barulhentos tentam silenciar o diálogo, distorcer os fatos e ignorar os dados.”
*Com informações da MIDIACOM-MS
|
|
CLICK ABERT
Em encontro com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, na segunda-feira (4), o presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, falou sobre a necessidade de uma linha de crédito especial junto ao BNDES para a implantação da TV 3.0. Haddad se mostrou sensivel ao assunto e se colocou à disposição para ajudar a radiodifusão brasileira.
|
|
Rádio e TV influenciam escolhas turísticas em SC
O rádio catarinense é destaque quando o assunto é escolher um roteiro turístico. Pesquisa do Instituto Mapa aponta que cerca de 40% dos ouvintes regulares já decidiram viagens com base em conteúdos de rádio. O levantamento indica ainda que 51% dos catarinenses pretendem viajar dentro do estado, reforçando o papel do rádio na promoção de destinos regionais.
Dados adicionais, obtidos em pesquisa do Kantar IBOPE Media e encomendados pela Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACAERT), mostram que oito em cada dez catarinenses ouvem rádio com frequência, e 65% confiam nos comerciais do meio, mais do que na publicidade online. Em paralelo, a televisão aberta continua relevante, alcançando 7,8 milhões de pessoas e liderando em credibilidade com 42,5%, seguida pelo rádio, com 38%.
|
|
|
|
Fique por dentro das notícias sobre o setor de radiodifusão e acompanhe as atividades da ABERT.
|
|
|
|
|
|