Edição nº 729 | 11 de julho de 2025

Novos estados também poderão prorrogar inserções de propaganda partidária

As emissoras de rádio e televisão de Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Amazonas e Rondônia estão autorizadas a prorrogar a exibição das inserções estaduais de propaganda partidária até a meia-noite.

Segundo os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) desses estados, a prorrogação está permitida às segundas, quartas e sextas-feiras, nos casos em que não seja possível interromper a programação devido à veiculação do programa A Voz do Brasil, à transmissão de eventos esportivos ao vivo ou de cerimônias religiosas. A medida deve observar os demais requisitos previstos na Resolução TSE nº 23.679/2022. No caso de Santa Catarina, a autorização se estende também às coberturas jornalísticas ao vivo.

A decisão dos TREs atende a um pedido conjunto da ABERT e das associações estaduais de radiodifusão. As seis novas autorizações se somam às decisões já concedidas pelos tribunais eleitorais do Distrito Federal e de outros cinco estados: Pará, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, São Paulo e Rio Grande do Norte.

Solicitações semelhantes foram encaminhadas pela ABERT aos tribunais eleitorais de todos os estados, e a expectativa é que as autorizações sigam a mesma linha.

A ABERT lembra, ainda, que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já havia autorizado a prorrogação, até a meia-noite, da veiculação das inserções nacionais, exibidas às terças, quintas e sábados. 

Para acessar a íntegra das decisões de cada TRE, clique AQUI.

ABERT participa de debate sobre transformação digital na publicidade

Com o objetivo de debater os impactos da Inteligência Artificial, tendências e o novo ritmo da publicidade, o Sistema Nacional das Agências de Propaganda do Distrito Federal (Sinapro-DF) e a Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP), reuniram na quarta-feira (9), em Brasília, profissionais da Comunicação e do setor publicitário no evento "Café com o mercado", que contou com a participação do presidente da ABERT, Flávio Lara Resende.

Lara Resende falou sobre a importância da implementação da TV 3.0. “Nós acreditamos que será um passo para que a radiodifusão entre definitivamente no mundo das plataformas digitais” afirmou.

MIDIACOM-RN dará posse à primeira diretoria

Em solenidade que reunirá autoridades e representantes da radiodifusão, a MIDIACOM-RN dará posse à primeira diretoria na segunda-feira (14), em Natal. Lançada oficialmente no dia 1º de julho, a MIDIACOM do Rio Grande do Norte segue o exemplo de estados como Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e Paraíba.

A iniciativa faz parte de um trabalho da ABERT, voltado à modernização e fortalecimento das entidades estaduais do setor, promovendo a defesa jurídica, sindical e econômica das empresas de mídia. O presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, e o diretor geral, Cristiano Lobato Flôres, prestigiarão a cerimônia de posse.

Eleita por aclamação, a diretoria terá como presidente o publicitário Thiago Lajus, representante da InterTV; Felinto Rodrigues Filho (Grupo Dial), na vice-presidência de Rádio; Micarla de Sousa (TV Ponta Negra), na vice-presidência de Televisão; Fernando Fernandes (Sistema Tribuna de Comunicação) estará na vice-presidência de Jornais e Portais; João Soares (Band RN) será vice-presidente de Relações Sindicais e Trabalhistas, e Raniere de Andrade (Rede Tropical de Comunicação) ficará na Tesouraria.

O Conselho Fiscal também foi instituído e terá como titulares e suplentes representantes das demais emissoras participantes.

“A MIDIACOM nasce a partir de uma iniciativa da ABERT e que segue Brasil afora. O Rio Grande do Norte é o quarto estado a seguir esse modelo, um modelo unificado, de estatuto unificado, que surgiu a partir de uma necessidade de representatividade do segmento de radiodifusão, de capacitação desses mercados e fomento do mercado local”, explica Lajus.

Foto: Anderson Régis

Fiscalização na radiodifusão será debatido pela AESP

A ABERT participará, na próxima quinta-feira (17), do debate sobre fiscalização na radiodifusão realizado pela Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo (AESP). Representantes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Ministério das Comunicações (MCom), SET e associações regionais também estarão presentes, apresentando um panorama atualizado das práticas de fiscalização e esclarecendo dúvidas dos participantes. O link para acesso ao debate será enviado na próxima semana.

Rádio é líder em alcance e retorno comercial nos EUA

O rádio permanece como um dos meios de comunicação mais eficazes nos Estados Unidos, quando se trata de alcance, engajamento e resultado para os anunciantes. Quem afirma é Todd Kalman, executivo da Marketron, empresa americana fornecedora de soluções de gestão de receita e lucratividade empresarial para a indústria de mídia.

Na análise, Kalman destaca a liderança do rádio entre os veículos com suporte publicitário, com ênfase especial na audiência captada no ambiente automotivo, com impactos positivos na audiência e no retorno sobre investimento. Pesquisas da Edison Research e da Westwood One reforçam a importância do meio para marcas que buscam resultados financeiros expressivos com ampla cobertura.

O estudo Share of Ear, da Edison Research, mostra que, no primeiro trimestre deste ano, 66% do tempo de escuta dos adultos em plataformas com suporte à publicidade foi dedicado ao rádio. No carro, esse índice se aproxima dos 90%.

O artigo também evidencia a capacidade do rádio de gerar retorno financeiro significativo para os anunciantes. Segundo levantamento da Westwood One, marcas que apostam no meio observam aumento de 13% na “disponibilidade mental” (probabilidade de serem lembradas na hora da compra), crescimento de 28% na participação de mercado, elevação de 17% na capacidade de precificação, lucro 42% maior e retorno publicitário 23% superior.

Kalman lembra também que o rádio se destaca por sua credibilidade, proximidade com o público e papel ativo nas comunidades. “Em resumo, jamais descarte o rádio como ferramenta eficaz e constante para alcançar os consumidores locais”, conclui.

*Com informações Tudo Rádio

TV é favorita para americanos

Uma pesquisa realizada pela Optimum com mais de 200 participantes nos Estados Unidos revelou que a televisão ainda é considerada favorita no país, ocupando um lugar de destaque no cotidiano dos americanos. Cerca de 66% declararam assistir TV “o tempo todo ou na maior parte do tempo”. O estudo revela ainda que o modo de consumir TV mudou: 90% afirmam fazer outras atividades simultaneamente. 

Entre as principais atividades realizadas enquanto assistem à televisão estão: comer, navegar na internet ou no celular, trocar mensagens ou falar ao telefone, interagir com amigos e familiares, acessar redes sociais e cozinhar.

O levantamento apontou que, em média, os americanos assistem TV por 24 horas semanais. “Todos nós temos vidas ocupadas, entre família, trabalho e estudos, criamos hábitos únicos para assistir televisão”, afirmou Eric Bruno, vice-presidente sênior da Optimum.

 

Fique por dentro das notícias sobre o setor de radiodifusão e acompanhe as atividades da ABERT.

 

Entrar no grupo