Edição nº 730 | 18 de julho de 2025

ABERT prestigia posse de diretoria da MIDIACOM-RN

Lançada oficialmente no dia 1º de julho, a MIDIACOM do Rio Grande do Norte empossou, na segunda-feira (14), em Natal (RN), a primeira diretoria da associação. O publicitário Thiago Lajus, da InterTV, comandará a entidade no período 2025-2028.

Ao parabenizar a nova diretoria, o presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, destacou a importância de a radiodifusão potiguar estar representada por uma entidade que reúne veículos de comunicação e sindicatos.

“A iniciativa faz parte de um trabalho da ABERT, voltado à modernização e fortalecimento das entidades estaduais do setor. A MIDIACOM nasce forte, coesa e empenhada em trazer uma comunicação de credibilidade e informação confiável, com uma atuação pautada pelo compromisso de defender a liberdade de imprensa e de expressão em todas as suas formas e de fortalecer a competitividade dos meios de comunicação do Rio Grande do Norte e do nosso país”, afirmou.

Em solenidade bastante concorrida, empresários da comunicação, autoridades e parlamentares locais e nacionais, como o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, e a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, prestigiaram o evento. Também participaram o diretor geral da ABERT, Cristiano Lobato Flôres, a diretora de Comunicação, Teresa Azevedo, o diretor de Assuntos Legais e Regulatórios, Rodolfo Salema, além de presidentes de associações estaduais de radiodifusão.

Para Siqueira Filho, é “muito importante todo o envolvimento do setor, fortalecendo essa entidade no Rio Grande do Norte. Isso mostra a unidade em busca do apoio total para que a gente consiga fortalecer cada vez mais o setor da radiodifusão no Brasil. Essa unidade é muito importante principalmente no momento que a radiodifusão está vivendo, com todas essas transformações que estão se passando. A ideia é que o Ministério das Comunicações e as entidades estejam cada vez mais unidos em busca desse fortalecimento", disse o ministro.

Na avaliação da governadora do RN, a criação da MIDIACOM fortalece o jornalismo potiguar.

“Isso se faz muito importante principalmente levando em consideração os tempos de desinformação. Esperamos que, de fato, a MIDIACOM exerça um papel de compromisso com o setor”, disse Fátima Bezerra.

A MIDIACOM-RN segue o exemplo de estados como Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Paraíba, e tem como objetivo fortalecer a representatividade do setor e promover a defesa jurídica, sindical e econômica das empresas de mídia potiguares.

A nova diretoria será composta também por Felinto Rodrigues Filho (Grupo Dial), na vice-presidência de Rádio; Micarla de Sousa (TV Ponta Negra), na vice-presidência de Televisão; Fernando Fernandes (Sistema Tribuna de Comunicação) estará na vice-presidência de Jornais, Portais e Revistas; João Soares (Band RN) será vice-presidente de Relações Sindicais e Trabalhistas, e Raniere de Andrade (Rede Tropical de Comunicação) ficará na Tesouraria.

O Conselho Fiscal terá como titulares e suplentes representantes das demais emissoras participantes.

“Atuaremos firmemente pela liberdade de imprensa. Vamos nos posicionar contra a assimetria regulatória que penaliza quem pratica o jornalismo sério, fortaleceremos a nossa representação junto aos poderes públicos, e vamos entregar resultados concretos, de modo que todas as rádios do Rio Grande do Norte, suas emissoras de televisão, seus jornais, revistas e portais se sintam representados, defendidos e respeitados”, afirmou Lajus.

O evento contou ainda com uma palestra do engenheiro de Telecomunicações e diretor da ZYDigital, Marco Túlio Nascimento, sobre inteligência artificial na comunicação brasileira, e com homenagens a personalidades potiguares que se destacaram na defesa do setor no Rio Grande do Norte.

MG, PR e BA também poderão prorrogar inserções estaduais de propaganda partidária

As emissoras de rádio e televisão de Minas Gerais, Paraná e Bahia estão autorizadas a prorrogar a exibição das inserções estaduais de propaganda partidária até a meia-noite.

Segundo os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) desses estados, a prorrogação está permitida às segundas, quartas e sextas-feiras, nos casos em que não seja possível interromper a programação devido à veiculação do programa A Voz do Brasil, à transmissão de eventos esportivos ao vivo ou de cerimônias religiosas. A medida deve observar os demais requisitos previstos na Resolução TSE nº 23.679/2022.

A decisão dos TREs atende a um pedido conjunto da ABERT e das associações estaduais de radiodifusão. As três novas autorizações se somam às decisões já concedidas pelos tribunais eleitorais do Distrito Federal e de outros onze estados: Pará, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, São Paulo, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Amazonas e Rondônia.

Solicitações semelhantes foram encaminhadas pela ABERT aos tribunais eleitorais de todos os estados, e a expectativa é que as autorizações sigam a mesma linha.

A ABERT lembra, ainda, que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já havia autorizado a prorrogação, até a meia-noite, da veiculação das inserções nacionais, exibidas às terças, quintas e sábados.

Para acessar a íntegra das decisões de cada TRE, clique AQUI.

Nova lista do MCom prorroga desligamento da TV analógica no RS

O Ministério das Comunicações (MCom) publicou nesta segunda-feira (14) a Portaria nº 18.775, corrigindo lista anterior com as localidades que tiveram a prorrogação do prazo de desligamento do sinal analógico de televisão em municípios do Rio Grande do Sul.

A nova norma substitui a Portaria nº 18.639, que foi revogada.

A medida atende a um pleito da ABERT. Com isso, os municípios listados no Anexo IX da Portaria nº 2.992/2017 passam a ter como novo prazo para o desligamento do sinal analógico o dia 30 de dezembro de 2025.

Além disso, as entidades outorgadas que ainda não possuem consignação de canal digital nesses municípios têm até 30 de setembro de 2025 para manifestar interesse na continuidade do serviço em tecnologia digital, salvo aquelas que já se manifestaram anteriormente.

Acesse a íntegra da portaria AQUI.

Mais de 5 milhões de famílias foram beneficiadas pelo Siga Antenado

Mais de 5 milhões de famílias de baixa renda inscritas no programa do governo federal CadÚnico foram beneficiadas pelo programa Siga Antenado, que ofereceu gratuitamente a substituição das antenas parabólicas tradicionais por modelos digitais compatíveis com a sintonia da Banda Ku nas áreas urbanas.

A iniciativa, conduzida pela Entidade Administradora da Faixa (EAF) e supervisionada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e pelo Ministério das Comunicações, teve como principal objetivo mitigar as interferências causadas pelo antigo sinal na faixa de 3,5 GHz, destinada ao funcionamento da tecnologia 5G.

Com o encerramento oficial do programa em 30 de junho, o sinal das antenas analógicas foi desligado em todo o país.

“O encerramento do Siga Antenado marca o fim de uma fase relevante da implantação do 5G no Brasil. Foi mais do que a instalação de antenas: foi um esforço articulado entre políticas públicas, operadoras e sociedade”, avalia o presidente da Anatel, Carlos Baigorri.

Para o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, a ação representa “um marco na expansão da conectividade” e deixa um legado de infraestrutura e planejamento para futuras iniciativas.

Já o CEO da EAF, Leandro Guerra, destaca os desafios técnicos e logísticos da operação nacional, enfatizando o impacto social.

“A cada nova parabólica instalada, entregamos dignidade, acesso à informação e conteúdo de qualidade”, afirma Guerra.

ABERT participa de debate da SET sobre fiscalização

Para debater a fiscalização em emissoras de radiodifusão, a SET promoveu um seminário nesta quinta-feira (17) que reuniu representantes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Ministério das Comunicações (MCom) e associações estaduais para apresentar um panorama das práticas adotadas.

O diretor de Assuntos Legais e Regulatórios da ABERT, Rodolfo Salema, participou da abertura do evento e ressaltou a importância da aplicação da fiscalização responsiva, que substitui a abordagem exclusivamente punitiva, por ações que levem em consideração a conduta e capacidade do regulado, e possibilite a correção voluntária das infrações. “Não se trata de renunciar à fiscalização, mas sim de uma calibragem na forma e intensidade da atuação fiscalizatória”, afirmou.

TV brasileira segue essencial para marcas e empregos, afirma Morgado

Apesar dos discursos recorrentes que decretam o fim da televisão, os dados mostram o contrário. No artigo “A televisão está sob ataque, e o Brasil perde com isso”, o consultor e palestrante Fernando Morgado aponta que a TV continua um meio essencial, tanto em audiência quanto em investimentos publicitários.

Assim como ocorre hoje com a televisão, o rádio também foi alvo de previsões pessimistas no passado. No entanto, o artigo afirma que o meio segue firme e relevante: de acordo com a Kantar IBOPE Media, o centenário rádio é consumido por oito em cada dez brasileiros.

Morgado aponta ainda que a narrativa da “morte da TV” é impulsionada por interesses de setores como o marketing digital, que tentam deslegitimar o meio tradicional em prol de novos modelos baseados em tráfego pago e métricas não auditadas. No entanto, segundo o autor, a televisão aberta ainda responde por 46,5% do investimento publicitário nacional, de acordo com pesquisa realizada pelo Cenp-Meios.

O especialista também destaca que o YouTube não substitui a televisão. Dados da Ampere Analysis indicam que a maior parte do conteúdo assistido na plataforma é musical, e cerca de 40% é produzido por emissoras, evidência de que a TV amplia sua presença.

“Buscar novas habilidades e ferramentas é essencial, mas o mais importante é entender que a linguagem televisiva vai além da forma de distribuição. A forma de entrega muda, assim como o modelo de negócio. Mas a linguagem de comunicação, essa sim, permanece. Porque ela se adapta, se redimensiona e se renova”, afirma Morgado.

Confira o artigo completo AQUI.

 

Fique por dentro das notícias sobre o setor de radiodifusão e acompanhe as atividades da ABERT.

 

Entrar no grupo