Edição nº 719 | 02 de maio de 2025
|
|
Globo inaugura transmissão da nova geração de TV
A ABERT participou, na terça-feira (29), da inauguração da transmissão experimental do sinal da TV 3.0, ou DTV+, nos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro (RJ). Dentro das comemorações dos 60 anos da TV Globo, a emissora carioca apresentou, em primeira mão, aos convidados, a nova tecnologia, que vai permitir ao telespectador customizar sua experiência.
Em solenidade conduzida pelo presidente da TV Globo, Paulo Marinho, participaram do lançamento, o presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, os diretores Rodolfo Salema (Assuntos Legais e Regulatórios) e Luiz Carlos Abrahão (Tecnologia), o vice-presidente de Relações Institucionais do Grupo Globo e conselheiro da ABERT, Paulo Tonet Camargo, além do ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM), Sidônio Palmeira, do presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Carlos Baigorri, do presidente da Agência Nacional do Cinema (Ancine), Alex Braga, da ministra substituta do Ministério das Comunicações (MCom), Sônia Faustino, do secretário de Comunicação Eletrônica do MCom, Wilson Wellisch, do conselheiro substituto da Anatel, Vinícius Caram, do secretário de Políticas Digitais da SECOM, João Brant e do presidente do Fórum SBTVD, Raymundo Barros.
|
|
|
ABERT participa do 1° MIDIACOM-PB Convida
As principais tendências e desafios da radiodifusão mundial apresentados durante a NABSHOW 2025 em Las Vegas (EUA) foram debatidos na terça-feira (29) no ciclo de palestras promovido pela MIDIACOM-PB.
O diretor geral da ABERT, Cristiano Lobato Flôres, um dos convidados, participou do painel sobre os rumos do rádio brasileiro diante da transformação digital. Lobato Flôres destacou a agenda regulatória da radiodifusão.
“A agenda da ABERT foca na evolução tecnológica permanente do setor, com a TV 3.0, por exemplo, na redução de assimetrias regulatórias com o ambiente digital, além de projetos sobre a geração de receitas, como a possibilidade de realização de propaganda política paga no rádio e na televisão”, afirmou.
O presidente da MIDIACOM-PB, André Vajas, falou da importância de realização de mesas-redondas sobre assuntos de interesse do rádio e da televisão. “O objetivo da MIDIACOM-PB Convida é fazer um bate-papo para que o radiodifusor paraibano possa participar de discussões com os principais nomes do setor no Brasil, nos qualificando e trazendo mais informações”, disse ele.
O evento contou ainda com a presença de Daniel Starck (Tudo Rádio), Rafael Abrel (Kantar IBOPE Media) e Josemar Cruz (ATSC), que apresentaram análises sobre as inovações tecnológicas, o comportamento da audiência e as perspectivas futuras para o setor de radiodifusão.
|
|
|
Kim Mota é a nova gerente da ORER/Anatel
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) nomeou, na quarta-feira (30), Kim Moraes Mota como a nova gerente de Espectro, Órbita e Radiodifusão (ORER). Ela substitui Rodrigo Gebrim, que ocupava o cargo até então.
Com ampla experiência no setor, Kim Mota já atuou como assessora na Superintendência de Outorga e Recursos à Prestação da Anatel. Foi uma das responsáveis pelo acompanhamento dos temas regulatórios relacionados a satélites na Conferência Mundial de Telecomunicações, em Dubai (EAU), em 2023, e também esteve envolvida na definição de novos itens de estudo para o setor satelital no Brasil.
|
|
Frederico de Siqueira Filho assume o MCom na próxima semana
O engenheiro e ex-presidente da Telebras, Frederico de Siqueira Filho, tomará posse como ministro das Comunicações na próxima quarta-feira (7), em Brasília. A cerimônia de transmissão de cargo está marcada para as 10h30, no auditório do MCom.
A solenidade será transmitida pelo canal do MCom (AQUI).
|
|
|
Apagão na Península Ibérica reforça importância do rádio
O rádio, mais uma vez, foi o principal meio utilizado pelos moradores da Península Ibérica que enfrentaram um apagão na segunda-feira (28). Sem energia elétrica, com a internet instável e outros meios de comunicação comprometidos, milhões de habitantes de Portugal e Espanha, principalmente, recorreram ao rádio em busca de informações sobre o transtorno causado. As emissoras locais intensificaram a programação com boletins informativos, oferecendo atualizações em tempo real sobre o restabelecimento da energia, condições de segurança, funcionamento dos serviços públicos e orientações de autoridades.
Equipada com rádios a pilha ou utilizando o rádio dos automóveis, a população de cidades atingidas por catástrofes naturais ou episódios como o da Península Ibérica consegue enfrentar as adversidades acompanhando a programação do rádio, que mantém a capacidade de operar com baixa infraestrutura e amplo alcance.
|
|
Relatório sobre consumo de mídia aponta estratégias e tendências para o setor
O Grupo de Mídia de São Paulo, em parceria com a Jovem Pan, lançou a nova edição do Mídia Dados Brasil, referência na comunicação há 38 anos. Disponível gratuitamente em formato digital (AQUI), o relatório reúne insights estratégicos para o setor.
Com dados de mais de 80 fontes, como Kantar IBOPE, Comscore e Nielsen, a publicação analisa audiência, consumo de mídia e tendências, incluindo diversidade no mercado publicitário e publicidade em TVs conectadas.
Segundo o estudo, a TV aberta liderou os investimentos publicitários (39,5%) em 2024, enquanto o rádio alcançou 56% de penetração. No digital, São Paulo tem o maior número de ouvintes únicos, seguido por Curitiba e Florianópolis.
|
|
Mercado editorial se encontra no FIPP Insider
Pela primeira vez, o FIPP Insider São Paulo, evento gratuito voltado ao mercado de mídia da América Latina, será realizado no Brasil. Promovido pela Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER), o encontro reunirá, no dia 5 de junho, em São Paulo (SP), profissionais do setor para debater inovação, transformação digital e estratégias de crescimento, fortalecendo o networking e o combate à desinformação.
O FIPP é uma associação global que celebra 100 anos em 2025 e traz ao país um formato reconhecido mundialmente por impulsionar o desenvolvimento editorial, reunindo tendências, cases de sucesso e experiências práticas que movimentam o futuro da indústria.
As inscrições podem ser feitas AQUI.
|
|
|
Fique por dentro das notícias sobre o setor de radiodifusão e acompanhe as atividades da ABERT.
|
|
|
|
|
|