Edição nº 712 | 14 de março de 2025

NABSHOW 2025: almoço da ABERT reunirá radiodifusão brasileira

Associados e convidados especiais da ABERT participarão do almoço promovido pela entidade no dia 7 de abril, no Caesars Palace Hotel, em Las Vegas (EUA), durante a realização da NABSHOW 2025.

Empresários e profissionais de rádio e TV, parlamentares e representantes do Ministério das Comunicações (MCom) e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) já confirmaram presença no tradicional encontro da radiodifusão brasileira.

Considerada a maior feira mundial de tecnologia, mídia e entretenimento, a NABSHOW deste ano contará, mais uma vez, com o estande da ABERT, que, em parceria com a APEX-Brasil, receberá os brasileiros presentes ao evento, entre os dias 5 e 9 de abril, no Global Trade Pavilion do Las Vegas Convention Center.

Mais de 100 mil visitantes deverão passar pelo local, onde expositores de 150 países apresentarão, em primeira mão, os serviços e novidades tecnológicas que serão lançados para o mercado de radiodifusão.

NABSHOW 2025: Fórum de rádio debate inovação

Mais de 25 palestras e painéis sobre os desafios do rádio estão na programação da NABSHOW 2025, em Las Vegas (EUA), evento que reúne, além da feira de exposições, sessões de debates com renomados palestrantes internacionais. O Fórum de Rádio para Pequenos e Médios Mercados, no dia 5 de abril, discutirá as estratégias de crescimento, inovação e engajamento do público para emissoras de menor porte.

Entre os painelistas confirmados estão Pierre Bouvard (Westwood One/Cumulus Media), Julie Koehn (Lenawee Broadcasting Company) e Rhonda Lapham (iHeartMedia), que abordarão temas como monetização, inteligência artificial e programação no rádio.

No Sports Summit, os participantes poderão acompanhar os debates sobre o futuro dos direitos esportivos e como a tecnologia tem transformado a forma de consumir conteúdos esportivos e gerado novas oportunidades de receita.

Para mais informações sobre a NABSHOW 2025, acesse AQUI.

CGI.br debaterá regulação de plataformas digitais em seminário

A regulação de plataformas digitais e a responsabilização de intermediários serão temas centrais do debate promovido pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), na próxima terça-feira (18), em Brasília. Cristiano Lobato Flôres, diretor geral da ABERT e conselheiro do CGI.br, será o moderador da mesa "Perspectivas regulatórias sobre os serviços de plataformas digitais", que abordará pontos como a proteção de direitos e o combate à desinformação, além de propostas regulatórias em torno de obrigações de transparência algorítmica e sobre anúncios.

O evento contará com a participação de especialistas e autoridades que discutirão questões como moderação de conteúdos e seus impactos sobre o debate público e a democracia, e os desafios da concentração econômica das grandes plataformas digitais.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas (AQUI). O evento no Royal Tulip Hotel também será transmitido ao vivo pelo canal do NIC.br no YouTube (AQUI).

Taxas de FISTEL devem ser pagas até 31 de março

TFF e CFRP

As emissoras de rádio e TV têm até o dia 31 de março para efetuar o pagamento da Taxa de Fiscalização de Funcionamento (TFF) e da Contribuição para o Fomento da Radiodifusão Pública (CFRP).

A TFF, cobrada anualmente pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), tem como objetivo custear as despesas do governo federal com a fiscalização das telecomunicações, além de viabilizar o desenvolvimento de novos meios e técnicas para aprimorar essa atividade. Já a CFRP é destinada ao fomento dos serviços de radiodifusão pública.

A inadimplência junto à Anatel pode resultar na aplicação de multas e juros elevados, além da impossibilidade de renovar a outorga ou solicitar alterações técnicas até a regularização da situação.

A emissão dos boletos da TFF e CFRP deve ser feita exclusivamente pela internet, por meio do portal da Anatel (AQUI). A Agência não envia boletos bancários por correspondência física ou eletrônica, sendo responsabilidade dos outorgados acessar e gerar as guias de pagamento.

A recomendação é que os contribuintes acessem os boletos com antecedência para evitar contratempos.

CONDECINE

A Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional (Condecine) também deve ser paga até o dia 31 de março, sendo obrigatória apenas para as emissoras de TV.

Cobrada pela Agência Nacional do Cinema (Ancine), a Condecine tem sua arrecadação destinada ao Fundo Nacional da Cultura (FNC) e ao Fundo Setorial do Audiovisual.

A emissão dos boletos da Condecine deve ser realizada exclusivamente pela internet, pelo portal da Ancine (AQUI).

Assim como no caso da TFF e CFRP, a recomendação é que os contribuintes acessem os boletos com antecedência para evitar pendências.

Para esclarecimentos adicionais, o departamento jurídico da ABERT está à disposição no e-mail juridico@abert.org.br, WhatsApp (61) 2104-4604, ou pelo telefone (61) 2104-4600.

Presença do rádio se fortalece entre públicos de alta renda

O rádio se consolida como um meio de comunicação relevante para consumidores de alto padrão, conectando marcas em diversos segmentos. Essa é a conclusão do grupo americano Katz Radio, baseada em dados da MRI-Simmons sobre o público dos Estados Unidos.

O estudo examinou as principais escolhas de mídia tradicional entre os norte-americanos com maior poder aquisitivo, destacando os formatos de rádio preferidos, além de canais de TV, revistas e jornais. O critério utilizado foi o patrimônio líquido dos consumidores, que, segundo a MRI-Simmons, tem uma média de 418 mil dólares entre adultos nos EUA.

Além de atingir um público com alto patrimônio, o rádio também atrai consumidores que gastam acima da média em diversas categorias. Para os anunciantes, o rádio AM/FM representa uma oportunidade única de se conectar com um público influente e propenso a consumir suas marcas.

No Brasil, essa tendência se reflete na forte presença de marcas do setor financeiro voltadas para consumidores de alta renda e de estabelecimentos comerciais de alto padrão entre os principais anunciantes do rádio. O crescimento de formatos como adulto-contemporâneo, all-news e jovem/pop também impulsiona esse movimento, consolidando o meio como um canal estratégico para atingir públicos de alto poder aquisitivo.

*Com informações Tudo Rádio

 

Fique por dentro das notícias sobre o setor de radiodifusão e acompanhe as atividades da ABERT.

 

Entrar no grupo