Edição nº 365 | 5 de setembro de 2024

Radiodifusão se prepara para eventos regionais

Empresários e profissionais de rádio e televisão, jornalistas, parlamentares e autoridades paranaenses estarão reunidos em Curitiba (PR), entre os dias 23 e 25 de setembro, no 27º Congresso da AERP (Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná). O presidente-executivo da ABERT, Cristiano Lobato Flôres, participará da abertura do evento, que celebrará os 50 anos da associação paranaense.

Com o tema “Interatividade, Confiança e Transformação”, o congresso terá como destaques da programação, os painéis “O rádio, a TV e as big techs” e “TV 3.0: como a nova TV aberta vai transformar a experiência do telespectador”.

Saiba mais clicando AQUI.

Em outubro, será a vez de Canela (RS) receber o 27º Congresso da AGERT (Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão). O evento terá como tema “Caminhos, desafios e oportunidades”, com foco em conteúdos práticos e aplicáveis à realidade das emissoras de radiodifusão. Lobato Flôres participará do debate “Desafios do setor e agenda regulatória”. Mais informações AQUI.

Já na próxima semana, entre os dias 10 e 17 de setembro, a AESP (Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo) promoverá um encontro durante o IBC (International Broadcasting Convention), em Amsterdã. O AESP International Experience 2025 prevê visitas técnicas a grupos de comunicação. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail izabel@aesp.org.br ou via WhatsApp (+34 663 246773).

Livro da ABA traz capítulo da ABERT sobre futuro da mídia

A Associação Brasileira de Anunciantes (ABA), em parceria com a Editora Leader, lançará, na próxima quinta-feira (11), em São Paulo (SP), o livro “Futuros Conectados: A Evolução da Mídia”, que conta com capítulo escrito pelo presidente-executivo da ABERT, Cristiano Lobato Flôres.

Em “Mídia: Aprendendo a viver nas redes sociais”, Lobato Flôres aborda a adaptação dos veículos de comunicação a um mundo conectado pela internet, o consumo de mídia e o desafio de combater a desinformação.

A obra reúne análises de 35 líderes e especialistas do ecossistema de mídia e marketing como representantes de anunciantes, agências, veículos, entidades e plataformas que compartilharam suas visões sobre os desafios e oportunidades sobre essa nova era da mídia.

O lançamento ocorrerá na Livraria Cultura Higienópolis, às 18h.

Anatel dá posse a novos conselheiros

Os novos membros do Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) tomarão posse na próxima quarta-feira (10), em Brasília.

Octavio Penna Pieranti assume a vaga de Moisés Queiroz Moreira, e ficará no cargo até 2028. Já Edson Victor Eugênio de Holanda passa a ocupar a vaga deixada por Artur Coimbra de Oliveira, com mandato até 2029.

Os dois foram sabatinados pela Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado em 19 de agosto e aprovados pelo Plenário no mesmo dia. As nomeações foram oficializadas por decretos da Presidência da República, publicados na última sexta-feira (29).

A cerimônia será realizada às 10h30, no auditório do Espaço Cultural Renato Guerreiro, com transmissão ao vivo pelo canal da Anatel no YouTube (AQUI).

Foto: Andressa Anholete/Agência Senado

CLICK ABERT

Com o objetivo de apresentar uma visão atualizada sobre a agenda institucional, regulatória e econômica da conectividade e da inovação no país, foi realizado na terça-feira (2), em Brasília, o Painel Telebrasil 2025.

O presidente-executivo da ABERT, Cristiano Lobato Flôres, participou da abertura do evento, que reuniu importantes lideranças do setor, autoridades e formadores de políticas públicas para promover debates estratégicos sobre os rumos da conectividade no Brasil.

O encontro também marcou a transição na presidência do Conselho da Conexis, com a saída de Cristian Gebara (CEO Vivo) e a posse de Alberto Griselli (CEO TIM Brasil), que assume a liderança da entidade a partir de agora. Na foto, o presidente-executivo da Conexis, Marcos Ferrari, e Lobato Flôres.

Radiodifusão é destaque de entrevista na CNT

A TV 3.0, que teve o decreto assinado na semana passada, foi um dos principais temas da entrevista concedida pelo presidente-executivo da ABERT, Cristiano Lobato Flôres, ao programa Jogo do Poder, da Rede CNT. Durante a conversa, Flôres também falou sobre outros assuntos relevantes para o setor de radiodifusão. A entrevista vai ao ar no domingo (7), às 22h.

Lobato Flores fala à CNT

ANJ debate consumo de vídeos em redes sociais

A transformação no consumo de vídeos e o uso estratégico da inteligência de audiência para potencializar a produção e a distribuição de conteúdo foram os destaques do webinário “Além do Óbvio: Como a Inteligência de Audiência está redefinindo a Mídia Brasileira”, promovido pela Associação Nacional de Jornais (ANJ) na quinta-feira (4). O evento, realizado em parceria com a Chartbeat e a Tubular, reuniu especialistas para discutir as mudanças no cenário digital e os novos caminhos para engajar o público.

Durante o encontro, as palestrantes Julia Schvartzer (Chartbeat e Tubular) e Thaísa Coelho (G1) apresentaram exemplos práticos de como as plataformas utilizam dados para aprimorar estratégias de retenção de audiência, identificar quais canais são mais eficazes para cada objetivo e determinar os melhores formatos, durações e frequências de publicação para alcançar resultados mais consistentes.

Segundo Schvartzer, o Brasil ocupa a quinta posição entre os maiores mercados de mídia social do mundo, o que representa um enorme potencial para quem busca engajar a audiência com vídeos sociais. Para aproveitar essa oportunidade, destacou, é essencial compreender os hábitos de consumo e as preferências do público.

Rádio mantém relevância no Reino Unido

O rádio segue consolidado como um dos principais meios de comunicação e entretenimento no Reino Unido. De acordo com a mais recente pesquisa da RAJAR (Radio Joint Audience Research), cerca de 50 milhões de adultos ouviram rádio ao menos uma vez por semana no segundo trimestre de 2025, o que representa 86% da população com 15 anos ou mais.

O levantamento mostra também que o tempo médio de consumo foi 1,026 bilhão de horas semanais, com média de 20,5 horas por ouvinte.

O relatório detalha ainda os contextos de escuta. A maior parte do consumo ocorre em casa (62%), seguida pelo ambiente automotivo ou transporte público (20%) e por outros locais, como trabalho e espaços públicos (16%).

Outro ponto de destaque é o desempenho histórico das rádios comerciais, que alcançaram 55,7% de participação no total de horas de escuta, o maior índice já registrado.

Os dados reforçam a presença do rádio no cotidiano britânico e a capacidade do meio de acompanhar os ouvintes em diferentes momentos do dia.

Com informações Tudo Rádio

 

Fique por dentro das notícias sobre o setor de radiodifusão e acompanhe as atividades da ABERT.

 

Entrar no grupo