Edição nº 632 | 1º de setembro de 2023

Câmara aprova desoneração da folha até 2027

Por 430 votos favoráveis e 17 contrários, o Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, na quarta-feira (30), o Projeto de Lei nº 334/23, que prorroga a desoneração da folha de pagamento até 31 de dezembro de 2027 para os 17 setores da economia que mais empregam no país, dentre eles, o de radiodifusão.

A desoneração da folha permite às empresas dos setores beneficiados substituir a contribuição previdenciária, de 20% sobre os salários dos empregados, por uma alíquota sobre a receita bruta, que varia de 1% a 4,5%.

Juntos, os 17 setores – como construção civil, informática, infraestrutura de telecomunicações, centrais de atendimento, comunicação, transportes, indústria têxtil e de confecções, calçados, couro, proteína animal, veículos – respondem por quase 9 milhões de postos de trabalho.

“Foi dado um importante passo para a aprovação de um projeto que garante geração de emprego e de renda para as famílias brasileiras, em especial, no segmento de rádio e televisão”, afirma o presidente da ABERT, Flávio Lara Resende.

Como a Câmara alterou o texto que veio do Senado, o projeto de lei retorna para a análise dos senadores.

Convênio ECAD/ABERT

CLICK ABERT

O presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, e o diretor geral, Cristiano Lobato Flôres, visitaram, na quinta-feira (31), a sede do ECAD, no Rio de Janeiro (RJ). Recebidos pela presidente Isabel Amorim e equipe, eles conheceram a nova estrutura da entidade e falaram sobre a precificação dos direitos autorais para as rádios, especialmente as de menor porte.

Campanha mostra importância do rádio com novas formas de diálogo

Explorar a curiosidade do ouvinte, com novas formas de diálogo e conexão com o público jovem, está no foco da campanha “O Rádio É”, desenvolvida pela AESP (Associação de Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo), com o apoio da ABERT.

Voltada para o fortalecimento do rádio, a campanha traz mensagens incomuns, que tentam provocar no público um gatilho mental para entender do que se trata, atraindo ouvintes e anunciantes para um dos mais populares veículos de comunicação.

Cinco spots, vídeos e cards foram produzidos para veiculação gratuita pelas emissoras de radiodifusão e redes sociais.

Para acessar o material, clique em:

Vídeos (AQUI)

Spots (AQUI)

CLICK ABERT

A Associação dos Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (AOPMBM-MG) agraciou a ABERT, na quarta-feira (30), em Belo Horizonte (MG), com o Troféu Inconfidentes.

O reconhecimento é fruto do apoio da Associação e das empresas de rádio e TV à segurança pública e às instituições militares de Minas Gerais. A honraria foi entregue ao presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, pelo presidente da AOPMBM, Coronel Ailton Cirilo da Silva, e pela 1° vice-presidente, Coronel Rosângela de Souza Freitas.

Lara Resende agradeceu a homenagem, ressaltando o compromisso do jornalismo profissional com a apuração do fatos e a verdade

São José do Rio Preto recebe primeiro encontro da AESP

Mais de 50 radiodifusores de São José do Rio Preto (SP) participaram da primeira etapa do projeto Encontros Regionais, promovido pela Associação das Emissoras de Rádio e TV do Estado de São Paulo (AESP), na quarta-feira (30).

Uma das metas do projeto é o fortalecimento das conexões com as regiões do estado, por meio de debates e troca de conhecimento entre os profissionais do setor.

“A busca pelo constante aprimoramento do setor é uma prioridade, e a troca de experiências proporcionada pelos encontros contribui para esse objetivo”, afirmou o presidente da Associação, Luiz Arthur Abi Chedid.

O projeto também vai passar por Presidente Prudente, Sorocaba, região do Vale do Paraíba, Guarujá e Campinas.

ACERT abre pré-incrições para cursos de rádio

Os interessados nos cursos do projeto Rádio G21, promovido pela ACERT (Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão), já podem realizar a pré-inscrição. As aulas serão oferecidas aos colaboradores das pequenas e médias emissoras de rádio do Ceará. A data e a programação completa serão divulgadas em breve.

Entre as capacitações estão: Aperfeiçoamento para Locutor, apresentador e animador; Ferramentas de Planejamento e Gestão Empresarial; Gestão de Produtos, Serviços e Marcas; O novo rádio para um novo público: do analógico ao digital; Práticas do Mercado de Radiofusão; e Programação de Radiofônica.

Para garantir a participação nos eventos, clique AQUI.

Rádio AM/FM supera plataformas de streaming na preferência dos americanos

Pesquisa da Edison Research que avaliou o tempo gasto com áudio nos Estados Unidos revelou que o público americano escuta, a cada hora, 41,4 minutos de rádio AM/FM, enquanto os podcasts duram 11,4 minutos de audição. No carro, a audiência do rádio sobe para 51 minutos.

Também no relatório Share of Ear, o rádio AM/FM manteve liderança no consumo de áudio entre todas as plataformas que contam com algum tipo de publicidade.

No Brasil, pesquisa da Kantar Ibope Media aponta que, em média, cada ouvinte gasta 3h58 com o rádio por dia. De acordo com o Inside Radio 2022, em 13 regiões brasileiras, o rádio é ouvido por 83% da população.
 
A evolução de como o conteúdo é consumido também chama a atenção na pesquisa: 80% ouvem pelo rádio comum, 26% pelo celular, 4% em outros equipamentos e 3% pelo computador. A aferição da credibilidade é outro destaque: 56% dos entrevistados dizem que confiam no veículo para se manterem informados. Essa confiança pode ser determinante para a manutenção ou chegada de novos anunciantes.

*Com informações Tudoradio

Documentário conta história do rádio em Brasília

A história do rádio em Brasília e dos profissionais da comunicação radiofônica que fizeram parte da construção da capital brasileira está no documentário “Brasília nas ondas do rádio”, dos jornalistas Eduardo Monteiro e Diógenes Dias.

Lançado na quinta-feira (31), em Brasília, o filme de 42 minutos lembra radialistas como Carlos Senna e Mario Eugênio, importantes nomes da radiodifusão da cidade.

“'Brasília nas ondas do rádio' é um embrião, o início de um trabalho que nós temos a vontade de que seja um ponto de partida. Não é uma obra com propósito de ser definitiva. É para iniciarmos a pesquisa, darmos visibilidade, jogarmos os holofotes em cima de notícias tão importantes, de fatos, de personagens, de tudo aquilo que conta a história de Brasília. Tem muita coisa ainda a ser dita, apesar de a história ser muito bem contada, e o rádio permeia toda essa história”, afirma Monteiro, diretor do documentário.

O lançamento teve a presença da primeira radialista de Brasília, Cleusa Senna, além de profissionais como Valter Lima, Márcia Ferreira e Clayton Aguiar, e da conselheira da ABERT e vice-presidente da Associação dos Veículos de Comunicação do Distrito Federal (AVEC), Lucenir Monteiro.

O filme estará disponível para o público em breve.

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