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Sexta, 04 Setembro 2020 17:47

TV ANO 70: comemorações começam em setembro

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Com o início de setembro, na próxima semana, o Memória ABERT abre as comemorações dos 70 anos da TV aberta no Brasil.

Várias atividades estão previstas no Projeto TV ANO 70, em homenagem ao meio de comunicação que continua sendo o de maior presença nos lares brasileiros.

No dia 18 de setembro, data que marca o início das transmissões da TV aberta no país, será lançado o primeiro volume do livro “TV Tupi: do tamanho do Brasil”, dos jornalistas e pesquisadores Elmo Francfort e Maurício Viel. No mesmo dia, os dois participam do Papo ABERT Especial 70 anos da TV, encontro online que abordará curiosidades e situações inéditas que são contadas no livro.

“Todas as iniciativas contam com a total participação das emissoras que compõem a ABERT, para criarmos um espaço de maior interatividade na hora de recontarmos a história dessas sete décadas. Fica aqui o nosso convite para que sua TV ajude em nossa plataforma que será colaborativa”, antecipa Francfort.

A emissora interessada em participar pode enviar vídeos, áudios, fotos e textos para o email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Todas as informações e documentos históricos estarão reunidos no site abert.org.br/memoria, que já está em contagem regressiva.

 

 

tv ano 70

Acessos: 139 vezes Última modificação em Sexta, 04 Setembro 2020 17:48

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    Foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro, e publicada nesta sexta-feira (18), a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Com a vigência, empresas e órgãos públicos e privados deverão adotar medidas que evitem o vazamento de dados pessoais dos cidadãos.

    Segundo a LGPD, dado pessoal é toda “informação relacionada à pessoa natural identificada ou identificável”, como nome, endereço, telefone, informações bancárias, números de documentos, entre outros.

    A Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), órgão ligado à Presidência da República, será responsável por zelar, implementar e fiscalizar o cumprimento da LGPD em todo o território nacional. A ANPD poderá solicitar informações e receber queixas de usuários e comunicação de incidentes de segurança. Também cabe à ANPD aplicar sanções e regulamentar vários pontos da lei.

    As sanções administrativas passam a valer em agosto de 2021, em virtude da Lei n° 14.010, de 2020.

  • Evento virtual analisa crescimento do rádio durante pandemia Evento virtual analisa crescimento do rádio durante pandemia

    O presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, participou, na quinta-feira (17), de encontro virtual realizado pela In Press Oficina. Batizado de Arena de Ideias, o ciclo de debates abordou o tema “Sintonia e informação: a importância e crescimento do Rádio durante a pandemia”.

    Participaram também o jornalista da rádio CBN, escritor e palestrante Milton Jung, o fundador e diretor geral da Agência Radioweb, Paulo Gilvane Borges, e a sócia-diretora da In Press Oficina e especialista em gestão de crise e reputação, Patrícia Marins. A moderação foi feita pela diretora do Núcleo de Relacionamento com Poder Público da empresa, Fernanda Lambach.

    Lara Resende destacou o aumento expressivo da audiência de emissoras de radiodifusão durante a pandemia. Segundo ele, além de fornecer notícias com credibilidade, as emissoras de rádio se reinventaram na forma de oferecer entretenimento. “Dentro de casa, as famílias começaram a conviver mais intimamente e passaram a debater temas atuais”, afirmou.

    Na semana de comemoração das sete décadas da chegada da televisão no país, o presidente da ABERT reforçou ainda que o processo de digitalização do meio foi exemplo internacional, por conseguir atender às expectativas de empresas de grande e pequeno porte que atuam no setor.

    Também participante do evento, Milton Jung expressou preocupação com o aumento de notícias falsas em circulação. “A grande diferença é que a notícia que passa por checagem tem CNPJ e CPF. Quando erramos, pagamos com nossos empregos, com a justiça, com a perda da credibilidade da empresa”, ressaltou.

    Apesar da crise gerada por setores que disseminam desinformação, Jung vê o momento como oportunidade para a revalorização do jornalismo profissional. No entanto, reforçou, a qualidade do conteúdo só será mantida mediante investimento financeiro no segmento.

    Sócia-diretora da agência responsável pelo encontro virtual, Patrícia Marins reforçou que o rádio se firma cada vez mais como veículo de massa por ter caráter comunitário e por promover cidadania, aproximando cidadãos de diversas camadas sociais que, em sua opinião, serão cada vez mais responsáveis por produzir conteúdo para as emissoras. “O advento da tecnologia, somado à prestação de serviço à comunidade, será explosivo. Esse é o futuro, a derivação que essa pandemia deixará como legado”, acredita.

     Diretor geral da Agência Radioweb, Paulo Gilvane Borges destacou pesquisas que apontam que, durante a crise sanitária, cerca de 20% dos brasileiros passaram a ouvir mais rádio. Para ele, o meio soube aproveitar o surgimento de novas mídias e as utiliza como aliadas para amplificar seu alcance. “Mesmo que surjam novas tecnologias, o rádio encontrará uma forma de se adaptar”, ressaltou.

     

     

    In Press

  • Papo ABERT inicia ciclo de homenagens à TV Papo ABERT inicia ciclo de homenagens à TV

    Com uma edição especial sobre os 70 anos da primeira transmissão da TV aberta no Brasil, o Papo ABERT iniciou, nesta quinta-feira (17), o ciclo de encontros online em homenagem ao meio, considerado o preferido do brasileiro.

    Durante o encontro, conduzido pelo presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, o idealizador do Projeto TV ANO 70, Elmo Francfort, falou sobre os lançamentos e novidades que a ABERT preparou para lembrar a data, comemorada no dia 18 de setembro.

    Ao lado do jornalista Maurício Viel, Francfort falou sobre o e-book “TV Tupi: do tamanho do Brasil”, escrito pela dupla de pesquisadores entrevistados e que tem a parceria da ABERT.

    O conteúdo do primeiro volume estará disponível, a partir desta sexta-feira (18), no portal www.abert.org.br/memoria, lançado pela ABERT na quarta-feira (16). Francfort estimulou os leitores a compartilhar experiências pessoais na área interativa do site, disponível no campo “Participe”. “Com essa plataforma, esperamos receber histórias que a radiodifusão não tem ideia que aconteceram”, explica o autor.

    Viel lembrou que foram três anos e meio de trabalho para descobrir quem eram e o que pensavam os profissionais das emissoras. Além de informar, Francfort acredita que o livro poderá motivar o setor a buscar saídas criativas para os problemas surgidos com a pandemia de COVID-19. “Há muita gente se perguntando o que será de sua emissora. Mas o futuro existe, o futuro está aqui”, defendeu.

    Diferentemente de outras publicações do gênero, que enfatizam o aspecto artístico da história da TV, a obra lança os holofotes sobre as experiências dos telespectadores e a memória dos radiodifusores que atuaram nos bastidores, permitindo que a mágica acontecesse. “O livro, que traz conteúdo inédito também é uma grande homenagem a esses pioneiros”, explicou Viel. Os dois volumes complementares serão lançados até dezembro.

    Francfort falou ainda sobre o lançamento da campanha “Aberta para você”, que terá atividades até dezembro, com o primeiro vídeo, disponível para veiculação gratuita pelas emissoras, nesta sexta-feira (18). Ao longo dos próximos meses, ainda estão previstos podcasts temáticos e uma exposição virtual.

    Na terça-feira (22), a partir de 17h, a atriz e pioneira do rádio Eva Wilma abrirá a rodada de entrevistas especiais do Papo ABERT.

     

     

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  • ABERT lança portal de memórias da TV ABERT lança portal de memórias da TV

    Na véspera da celebração dos 70 anos da chegada da TV no Brasil, a ABERT lançou um portal dedicado a homenagear o veiculo e a resgatar a história do meio no país. Desenvolvido pelo jornalista e pesquisador Elmo Francfort, o site entrou no ar na quarta-feira (16) e reúne vasto e variado conteúdo, dividido em seis subtemas.

    No tópico “Linha do Tempo”, o portal apresenta datas e fatos relevantes que consolidaram o meio como paixão nacional. De junho de 1939 a dezembro de 2007, visita momentos memoráveis da radiodifusão brasileira, como a primeira demonstração de um aparelho em funcionamento, em uma feira realizada no Rio de Janeiro, até o lançamento da TV digital no país.

    Olhando para o passado, as matérias postadas no campo “De Memória” contam fatos saborosos sobre ícones da TV brasileira, como o apresentador Silvio Santos e o Jornal Nacional. Também há referência aos mascotes, a exemplo do Coelho Bandeirante, primeira logomarca da TV Bandeirantes, e do indiozinho que anunciava a extinta TV Tupi.

    Nos espaços “Midiateca” e “História Agora”, estão disponíveis reportagens atuais sobre a história da televisão, além de personagens e programas inesquecíveis do imaginário brasileiro, como a apresentadora Hebe Camargo e a novela Velho Chico, sem deixar de fora conteúdos jornalístico, infantil, e análises sobre a TV digital.

    A trajetória da ABERT ganhou um capítulo especial. No tópico “Quem Somos”, é possível acessar a história da ABERT, e conhecer, dentre outros documentos históricos, a primeira logomarca, a galeria de presidentes e as circunstâncias da criação da Associação.

    A plataforma ainda destinou espaço de destaque para a interatividade. No tópico “Conte sua História”, o internauta pode preencher um formulário e compartilhar com leitores do portal suas memórias relacionadas à televisão.

     

    Para acessar clique em www.abert.org.br/memoria

     

     

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  • Minicom divulga lista final de canais de rede Minicom divulga lista final de canais de rede

     O Ministério das Comunicações publicou, nesta quarta-feira (16), a Portaria n° 829, contendo a lista dos canais de rede das concessionárias do serviço de radiodifusão de sons e imagens (TV).

    A relação está disponível no site do Minicom https://www.gov.br/mcom/canalderede, e será atualizada na medida em que as emissoras se tornem ou deixem de ser elegíveis ao canal de rede, de acordo com os critérios legais.

    O Canal de Rede é o grupo de três ou mais canais digitais iguais, consignados a estações geradoras ou retransmissoras de uma mesma concessionária do serviço de radiodifusão de sons e imagens, em um mesmo estado ou no Distrito Federal, e permite a expansão das redes das emissoras de maneira célere e com o uso otimizado do espectro.

    “A publicação da lista final de canais de rede pelo Minicom atende um pedido do setor de radiodifusão, e possibilita novas consignações de canais para a continuidade da digitalização da TV aberta”, afirma Cristiano Lobato Flores, diretor geral da ABERT.

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