Edição nº 443 | 03 de janeiro de 2020


Desafios da radiodifusão brasileira em 2020

Em 2019, foram destaque as vitórias em matérias como a sanção da Lei nº 13.879/2019, que alterou a Lei Geral de Telecomunicações e retirou, definitivamente, a possibilidade de cobrança do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (FUST) das emissoras de rádio e TV; a criação da Frente Parlamentar da Radiodifusão, considerada uma das maiores da Câmara dos Deputados; o encontro da ABERT "Rádio: mercado em sintonia" e a manutenção do veto presidencial à volta da propaganda partidária gratuita.

A chegada de 2020 traz para a radiodifusão brasileira a expectativa de conclusão de projetos em andamento e de novos desafios, como por exemplo:

- A publicação do decreto de regulamentação dos casos de dispensa da transmissão da Voz do Brasil. As discussões com o atual governo estão avançadas e a expectativa é que o decreto de regulamentação seja publicado nos próximos meses.

- A conclusão do processo de migração do rádio AM para o FM. Até o momento, 1.670 emissoras solicitaram a mudança de faixa e cerca de 775 já finalizaram o processo. Atendendo a um pleito da ABERT, o Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) realizou consulta pública para a revisão de regulamentação que moderniza as regras técnicas de exploração dos serviços de rádio e que destinará a faixa estendida de FM.

-A alteração das regras de assentimento prévio para emissoras em faixa de fronteira. Atualmente, cerca de 900 emissoras de radiodifusão estão nesta situação e têm extrema dificuldade na operação de suas atividades. O diálogo com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e Casa Civil está adiantado e a ABERT espera que um novo decreto, flexibilizando as regras, seja publicado nos próximos meses.

- A conclusão do processo de digitalização da TV aberta. A ABERT apresentou um projeto ao governo federal que permitirá a digitalização dos sinais de TV aberta de todos os municípios brasileiros, com até 50 mil habitantes, que contam apenas com o sinal analógico. O fim das transmissões analógicas em todo o Brasil deve acontecer em 2023.

Leia mais

ABERT e associações estaduais reúnem radiodifusores durante NABSHOW 2020

Os radiodifusores brasileiros que participarão em Las Vegas (EUA) da NABSHOW 2020 serão recebidos pela ABERT e pelas associações estaduais no tradicional Café da Manhã da Radiodifusão Brasileira, com a presença de convidados especiais que apresentarão as tendências e novidades mundiais para o setor. O encontro será na segunda-feira, 20 de abril, no Hotel Paris, das 7h30 às 11h30. Leia mais

AERP e ACAERT sob nova direção em 2020

Eleito em 21 de outubro, o diretor-executivo da Rádio Banda B, Michel Micheleto, tomará posse como presidente da Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (AERP) no dia 31 de janeiro. Ele assume o cargo para o biênio 2020-2022. Já a posse do novo presidente da Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACAERT), Silvano Silva, está prevista para o mês de março. Leia mais

Relação de brasileiros com rádio é foco de campanha da ABERT


Todos os dias, milhões de brasileiros sintonizam a estação de rádio preferida e sua emissora pode ajudar a demonstrar a importância desse hábito.

Desde setembro, a ABERT disponibiliza material da campanha “Rádio. É só Ligar!”. Composta por seis spots, um vídeo e banners para jornais, revistas, sites e redes sociais, a campanha está disponível para download gratuito.

O endereço é www.abert.org.br/evento/index.php/campanha

Dúvidas e mais informações sobre a campanha “Rádio. É só Ligar!”, pelo email imprensa@abert.org.br.

https://www.youtube.com/watch?v=FTZXch8AFRE&feature=youtu.be

WhatsApp da ABERT reúne emissoras associadas

Para facilitar o envio de informações, a ABERT está reunindo, em um grupo de WhatsApp, as emissoras associadas que desejam receber produtos como boletim semanal, clippings, ABERT Informa e ABERT Urgente.
 
Para participar, basta preencher o formulário aqui.

Você não vai ficar de fora, né?


Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão

Presidente: Paulo Tonet Camargo
Vice-presidente: Marise Westphal Hartke
Diretor geral: Cristiano Lobato Flores
Diretor Relações Governamentais: Márcio Maciel
Diretor de Tecnologia: Luiz Carlos Abrahão
Diretor de Rádio: André Cintra
Diretor de Televisão: Paulo Ricardo Balduino
Gerente Jurídico: Rodolfo Salema
Gerente Financeira: Luiza Silveira

Diretora de Comunicação: Teresa Azevedo
Repórter: Mariana Moreira
imprensa@abert.org.br

SAF Sul Quadra 02 Bloco D
Edificio Via Esplanada
70.070-600 - Brasilia - DF
www.abert.org.br

Facebook Twitter Youtube Instagram Appstore Play store

If you can't read this email, please view it online