ABERT.RadioeTV

Facebook

@abertbr

Twitter

Login
Associado
Minha Conta
Associado

Notícias

Notícias

Durante reunião do Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional (CCS), na segunda-feira (18), o secretário de Radiodifusão do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Elifas Chaves Gurgel, aconselhou que o consumidor compre apenas aparelho de celular que tenha o chip FM desbloqueado.“Eu recomendo a todos que exijam e comprem aparelhos que já venham adequados à tecnologia de recepção de TV e rádio abertos. Há apenas uma grande empresa de telefones que não tem essa possibilidade”, disse o secretário. A liberação do chip FM é uma das prioridades da ABERT, que tem atuado junto ao governo federal e ao…
Vinicius Oliveira Caram Guimarães será o novo superintendente de Outorga e Recursos à Prestação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Ele substitui Yroá Robledo Ferreira, que assumirá a Gerência de Outorga e Licenciamento de Estações. De acordo com portaria publicada no Diário Oficial da União de 14 de março, a mudança ocorre no dia 8 de abril. Engenheiro de Telecomunicações e pós-graduado em Gestão de Telecomunicações, Caram Guimarães é professor e atua na área de Regulação da Anatel. Haverá mudança também na Assessoria Internacional. Taís Maldonado Niffinegger será a nova chefe da área. Ela substituirá Jeferson Fued Nacif.
O Grupo Nossa Rádio não perdeu tempo quando soube dos benefícios oferecidos pela ABERT na contratação de streaming: seis das sete rádios adquiriram o serviço gratuito por seis meses. Após o período de gratuidade, cada emissora segue pagando apenas R$ 27,93. De acordo com o diretor do grupo, Gabriel Gandolfi, antes do Convênio ABERT-CICLANO, as rádios 95.7 FM, de Horizontina (RS), 96.7 FM, de Caibi (SC), 101.5 FM, de Palmitos (SC), 104.1 FM, de São Carlos (SC), 100.7 FM, de Passos Maia (SC), e 105.9 FM, de Irineópolis (SC), tinham capacidade para apenas 100 ouvintes simultâneos. Com o novo streaming,…
A liberdade de expressão e de imprensa e o sigilo judicial serão temas de debate no Insper, instituição de ensino superior que atua nas áreas de negócios, economia, direito e engenharias mecânica, mecatrônica e da computação. O seminário acontece na sexta-feira (22), em São Paulo, e contará com os acadêmicos Christiano Fragoso (UERJ), Marcio Schusterschitz da Silva Araújo (Ministério Público Federal de São Paulo), Marta Saad (USP) e Joao Gabriel de Lima (Insper). As inscrições estão abertas em https://www.insper.edu.br/agenda-de-eventos/liberdade-de-imprensa/
Quem ainda não se inscreveu deve estar atento à oportunidade de participar do segundo curso de ensino a distância (EaD) de 2019, promovido pela ABERT em parceria com a Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (AERP), que acontece na próxima quarta-feira (20), das 16h às 18h. O EaD “Locução: o novo ouvinte exige um novo locutor?” será ministrado por dois especialistas em rádio: o locutor e apresentador da 98 FM Curitiba, Gil Alvares, e a consultora em comunicação e fonoaudióloga, Cida Stier. Os dois debaterão os desafios do profissional da locução para interagir de forma ágil e eficiente com…
Até o dia 31 de março, as emissoras de rádio e TV devem pagar a Taxa de Fiscalização de Funcionamento (TFF), que compõe o Fundo de Fiscalização das Telecomunicações (Fistel). A TFF é anual e obrigatória para os detentores de autorizações, concessões ou permissões para prestação dos serviços de radiodifusão e de telecomunicações. Tem como objetivo custear as despesas realizadas pelo governo federal para fiscalização das telecomunicações, assim como o desenvolvimento de novos meios e técnicas para aprimorar essa atividade. Os boletos para pagamento estão disponíveis apenas no site da Anatel: https://sistemas.anatel.gov.br/Boleto/Internet/Index_Boleto.asp O não pagamento da TFF em dia pode…
“A radiodifusão continua a ser a mídia mais popular com o maior alcance, apesar das tremendas mudanças que ocorrem com a forma como os ouvintes consomem áudio”. Esta é a avaliação do vice-presidente do Departamento de Tecnologia e administrador do Comitê de Rádio da NAB (National Association of Broadcasters), David Layer, um dos palestrantes confirmados no Café da Manhã da Radiodifusão, promovido pela ABERT em parceria com a Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo (AESP), durante a NABSHOW 2019, em Las Vegas. “Nesta apresentação, vou oferecer um vislumbre de alguns desses desenvolvimentos tecnológicos e…
O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) foi eleito, na quarta-feira (13), presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCTCI) da Câmara. Formado em Administração de Empresas, Mendonça Júnior está em seu terceiro mandato e foi líder do partido em 2014 e 2015. O primeiro vice-presidente será o deputado Marcos Jerry (PCdoB-MA), parlamentar em primeiro mandato. Cabe à CCTCI decidir sobre os pedidos de outorga e renovação da exploração de serviços de rádio e TV, além de discutir as propostas relativas à política nacional de ciência e tecnologia. De acordo com Mendonça Júnior, a prioridade será o debate…
O Senado Federal realizou, nesta quinta-feira (14), uma sessão solene em homenagem aos 98 anos do jornal Folha de São Paulo, completados em 19 de fevereiro. O ex-diretor de Redação do jornal, Otavio Frias Filho, que morreu em agosto do ano passado, também foi homenageado. O jornal estava representado pela diretora Editorial e de Redação, Maria Cristina Frias. Parlamentares, representantes do judiciário e autoridades ressaltaram a história e o papel do jornal no fortalecimento da democracia do Brasil. “Ao homenagear a Folha de São Paulo estamos homenageando a democracia, a liberdade de imprensa e de expressão”, disse a senadora Kátia…
Segunda, 11 Março 2019 15:48

Nota à Imprensa

Escrito por
Página 1 de 377
Image
Associação Brasileira de Emissoras
de Rádio e Televisão.

SAF Sul Quadra 02 Ed. Via Esplanada Sala 101 - 70.070-600 - Brasília - DF
+55 61 2104-4600
abert@abert.org.br