ABERT.RadioeTV

Facebook

@abertbr

Twitter

Login
Associado
Minha Conta
Associado

Notícias

Foi divulgada no Diário Oficial da União da sexta-feira (1º) a segunda consulta pública de 2019 da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para receber as contribuições para alteração do plano básico de FM em algumas cidades brasileiras. Quatro canais, dois de Santa Catarina e dois do Paraná, foram contemplados. A consulta pública adapta as outorgas de rádio AM das emissoras que solicitaram a migração para o FM.

“Esses canais foram estudados no ano passado, mas estavam pendentes, aguardando liberação do Mercosul, o que só aconteceu agora. Os demais canais que solicitaram a migração continuam sendo estudados e em breve teremos novos canais inseridos no plano”, afirma o diretor de Rádio da ABERT, André Cintra, que trabalha  no processo de migração desde o início.

As sugestões devem ser devidamente identificadas e encaminhadas por meio de formulário eletrônico do Sistema Interativo de Acompanhamento de Consulta Pública, disponível no site da Anatel - www.anatel.gov.br - até a meia-noite do dia 17 de março. Até o momento, dos cerca de 1.650 pedidos de migração do AM para o FM, a Anatel já liberou mais de 1,2 mil canais sem a necessidade da faixa estendida.

Rádios no FM

Algumas emissoras de rádio do nordeste do Brasil que solicitaram a migração para o FM já estão funcionando na nova faixa. Segundo levantamento do site tudoradio.com, somente no mês de fevereiro, sete rádios em Teresina (PI), uma em Maceió (AL) e uma de Iguatu (CE) começaram a transmitir suas programações na faixa de FM. Mapeamento realizado pelo site mostra ainda que 553 emissoras de rádio que pediram a transição de faixa estão operando em FM (veja aqui).

Os radiodifusores brasileiros que participarão em Las Vegas (EUA) do NABSHOW 2019 serão recebidos pela ABERT e pela Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo (AESP) no tradicional Café da Manhã da Radiodifusão com a presença de convidados especiais que apresentarão as tendências e novidades mundiais para o setor. O encontro será no dia 9 de abril, no Hotel Bellagio, das 7h30 às 11h30.

Neste ano, o encontro deve reunir 120 empresários e profissionais de rádio e TV, além de representantes do MCTIC e da Anatel, parlamentares e jornalistas.

O NABSHOW é considerado o maior evento mundial de rádio e TV. Entre os convidados para o café da manhã está o engenheiro David Layer, vice-presidente do Departamento de Tecnologia e administrador do Comitê de Rádio do NAB, que falará sobre as tendências do rádio nos Estados Unidos e as novidades no desenvolvimento de tecnologias para o setor.

Os radiodifusores também terão a oportunidade de visitar durante todos os dias do NABSHOW, de 6 a 11 de abril, o Pavilhão Brasileiro, onde 13 empresas nacionais e profissionais do rádio AM e FM apresentarão seus produtos e serviços.

Mais de 100 mil pessoas de todas as partes do mundo são esperadas na edição deste ano. A AESP organiza caravanas para levar os associados ao evento. Para mais informações, basta entrar em contato pelo telefone (11) 2164.0900 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Sexta, 08 Março 2019 18:00

Congressos regionais debatem rádio e TV

As associações estaduais de radiodifusão já começaram a definir as datas dos congressos regionais que debaterão temas de interesse do setor.

No dia 27 de abril, a Associação Mineira de Rádio e Televisão (AMIRT) realiza o 15º encontro regional. O evento, em Unaí (MG), contará com a participação do diretor geral da ABERT, Cristiano Lobato Flores, que falará sobre os desafios e perspectivas do setor de rádio e TV.

Já no segundo semestre, estão previstos dois encontros na região sul do país. Entre os dias 18 e 20 de setembro, Curitiba (PR) vai sediar o 25º Congresso Paranaense de Radiodifusão. Promovido pela Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (AERP), o congresso terá como tema “A força da TV e do rádio multiplataformas”.

“A radiodifusão vive seu melhor momento. A chegada dos novos meios abrilhantou a magia do rádio. O 25º Congresso terá uma nova linguagem, representando a característica multiplataforma da comunicação atual”, ressaltou o presidente da AERP, Alexandre Barros

De 22 a 24 de outubro, em Canela (RS), a Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (AGERT) reunirá empresários e profissionais de rádio e TV durante o 25º Congresso Gaúcho de Radiodifusão. As inscrições já estão abertas no site www.agert.org.br.

Para o presidente da AGERT, Roberto Cervo Melão, os congressos são espaços para renovar, debater e achar soluções para o setor. “Temos a certeza que em cada evento como este estamos escrevendo a história do setor de radiodifusão no Brasil”, disse.

“Locução: o novo ouvinte exige um novo locutor?” será tema do segundo curso de ensino a distância (EaD) de 2019, promovido pela ABERT em parceria com a Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (AERP), no dia 20 de março.

O locutor e apresentador da 98 FM Curitiba, Gil Alvares, e a consultora em comunicação e fonoaudióloga de repórteres de rádio e televisão, Cida Stier, debaterão os desafios do profissional da locução para interagir de forma ágil e eficiente com o público que escuta rádio em diversas plataformas.

O seminário será mediado pelo vice-presidente da AERP Michel Micheleto. Os inscritos poderão tirar dúvidas durante a apresentação, entre 16h e 18h.

As inscrições são gratuitas e exclusivas para associados ABERT e AERP (aqui).

Página 1 de 161
Image
Associação Brasileira de Emissoras
de Rádio e Televisão.

SAF Sul Quadra 02 Ed. Via Esplanada Sala 101 - 70.070-600 - Brasília - DF
+55 61 2104-4600
abert@abert.org.br