Comunique-se
Destaque - Imprensa
Publicado em Sexta, 13 Dezembro 2013 07:00
Escrito por Redação Comunique-se
Estudo divulgado pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) aponta que 77% das agressões a jornalistas que cobriram as manifestações foram intencionais. A entidade analisou 113 casos ocorridos entre junho e outubro de 2013 e considerou como deliberado ataques realizados a despeito da identificação das vítimas como profissionais da imprensa.
As vítimas foram contatadas pela Abraji, mas nem todas responderam, o que diminuiu a amostra para 91 agressões. Destas, 70 sofreram agressões deliberadas. A entidade afirma que as violências incluem intimidação, tentativa de atropelamento, ataque de cães policiais, furto ou dano de equipamento e prisão. Forças de segurança protagonizaram 55 episódios. Manifestantes foram responsáveis por 15 casos de agressão deliberada.
“Isso é grave porque impede a liberdade de expressão e atenta contra os direitos humanos. Quando impedem o jornalista de fazer o trabalho dele, estão impedindo que a sociedade tenha acesso à informação, o que configura uma realidade muito ruim para o nosso país”, disse o presidente da Abraji, Marcelo Moreira.