assbrasilradiotv

YouTube

ABERT.RadioeTV

Facebook

abertbr

Instagram

Notícias

Sexta, 02 Setembro 2022 12:40

100 anos do rádio no Brasil: ABERT promove semana de comemorações

Rate this item
(1 Vote)

Para a semana do centenário do rádio no Brasil, a ABERT preparou uma série de ações comemorativas.

A partir de segunda-feira (5), as emissoras de rádio poderão veicular gratuitamente na programação um spot de 30” que ressalta as várias áreas de atuação do veículo, seja em relação às notícias, ao esporte, utilidade pública ou música, além de mencionar a constante renovação do meio ao longo desses 100 anos.

(Baixe o spot AQUI)

Na terça-feira (6), um vídeo comemorativo também estará disponível para veiculação nas TVs e redes sociais.

Na quarta-feira (7), data do primeiro centenário das transmissões oficiais no Brasil, a ABERT lança o Memorial do Rádio, uma viagem virtual pelas 10 décadas de uma história que está entrelaçada com a vida do brasileiro. A exposição relembra a trajetória do rádio, cronologicamente dividida por temas, com centenas de áudios, fotos e imagens que contam um século de radiodifusão no Brasil. 
 
Ainda na quarta-feira, o público poderá votar no site da Mostra Rádio em Movimento e escolher o aparelho modelo capelinha preferido. A votação será até o dia 25 de setembro, quando é comemorado o Dia Nacional do Rádio. Três artistas de cada unidade da Federação foram escolhidos para homenagear os 100 anos do rádio e da Semana de Arte Moderna. A mostra reúne arte e cultura, com muito estilo e criatividade.

Os vencedores dos 26 estados e do Distrito Federal estarão em exposição no Museu Nacional da República, em Brasília, em novembro.

Jornais, revistas e redes sociais de vários veículos de comunicação também participarão da homenagem. A ABERT preparou cards e anúncios que podem ser veiculados gratuitamente.

A primeira transmissão no Brasil

O Corcovado, no Rio de Janeiro, foi o cenário da estreia das transmissões oficiais do rádio no país, em 7 de setembro de 1922. Instalada para comemorar o centenário da Independência do Brasil, a estação veiculou músicas e o discurso do então presidente, Epitácio Pessoa. Edgar Roquette-Pinto, considerado o pai do rádio brasileiro e da radiodifusão, foi um dos responsáveis pela transmissão no cartão-postal carioca.

Image
Associação Brasileira de Emissoras
de Rádio e Televisão.

SAF Sul Quadra 02 Ed. Via Esplanada Sala 101 - 70.070-600 - Brasília - DF


(61) 2104.4600 (geral) ou 08009402140 abert@abert.org.br

(61) 2104.4604 (jurídico) (juridico@abert.org.br)

(61) 99347.0038 (imprensa) (imprensa@abert.org.br)

(61) 99434-9030 (financeiro) (contasareceber@abert.org.br)

© Copyright 2022 ABERT. Associaçāo Brasileira de Emissoras de Rádio e Tv

Busca