Notícias

Quarta, 29 Setembro 2021 16:20

ABERT Entrevista: presidente da Anatel faz balanço de gestão

Rate this item
(0 votes)

Em visita à ABERT na segunda-feira (27), o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Leonardo Euler de Morais, foi recebido pelo presidente da Associação, Flávio Lara Resende, quando conheceu as ações para o centenário do rádio, a ser comemorado em setembro de 2022.

Em conversa com o jornalista Sérgio Amaral, no ABERT Entrevista, Leonardo Euler fez um balanço da gestão à frente da Anatel, que termina em novembro, e citou avanços na área de radiodifusão.

“Foi muito importante a consolidação do desligamento da TV analógica no Brasil. Esse processo aconteceu a partir de uma estruturação bastante complexa, cujo acompanhamento e controle feitos pela Anatel, em diálogo com o setor de radiodifusão e com o setor de telecomunicações, trouxeram finalidades muito positivas. Fizemos um remanejamento, um desligamento de forma concomitante, em que todos os brasileiros tiveram oportunidade de ter acesso à televisão aberta e gratuita em digital com muito mais qualidade. E ainda liberamos uma faixa importante, a de 700 MHz, para o serviço móvel celular. Foi uma política pública muito assertiva. Mas tem outros aspectos a destacar, como por exemplo a migração do AM para FM, o uso do segundo adjacente em FM”, afirmou.

Leonardo Euler destacou ainda a migração da TV aberta por satélite da banda C para a Banda Ku, solução técnica apontada pela ABERT e aprovada no edital do leilão do 5G.

“Eu acho que essa solução se provou muito madura, e ela foi convalidada, a partir não apenas de muitos diálogos, mas também de muitos testes de campo para avaliar as diferentes alternativas. Entendo que com essa solução da migração, nós também vamos endereçar uma questão importante, que é assistir as famílias mais carentes, sobretudo aquelas que estão no Cadastro Único, para que possam receber o kit de migração em banda Ku, de forma que não fiquem desprovidas do acesso à televisão aberta, gratuita, considerando o papel da radiodifusão para o entretenimento, o acesso ao lazer e à informação”, disse.

Para acessar o conteúdo na íntegra, acesse o ABERT Entrevista:

ABERT Entrevista

© Copyright 2021 ABERT. Associaçāo Brasileira de Emissoras de Rádio e Tv