assbrasilradiotv

YouTube

@abertbr

Twitter

abertbr

Instagram

ABERT.RadioeTV

Facebook

Notícias

Sexta, 13 Maio 2022 11:49

Artistas mineiros recebem aparelhos que participarão da “Mostra Rádio em Movimento”

Rate this item
(0 votes)

 

 

Os pintores e artistas plásticos Fernando Pacheco, Elias Layon e Carlos Bracher já estão trabalhando nos aparelhos de rádio modelo Capelinha que farão parte da exposição “Rádio em Movimento”, uma das ações promovidas pela ABERT em homenagem aos 100 anos das primeiras transmissões oficiais no Brasil.

Os três artistas, autores de importantes obras catalogadas pelos principais circuitos de arte do mundo com exposições em vários países, foram selecionados pela Associação Mineira de Rádio e TV (AMIRT) para personalizar os aparelhos. Os artistas receberam as peças em seus ateliês, em Mariana, Ouro Preto e Belo Horizonte.

“Eu me sinto muito honrado em poder contribuir com o meu trabalho para uma celebração tão importante como é o centenário do rádio. Espero poder traduzir nessa pintura o sentimento que tenho por esse equipamento responsável por levar informação e também cultura a muitas pessoas”, disse Layon.

Para o presidente da AMIRT, Luciano Pimenta, a iniciativa celebra um importante marco não apenas para a cadeia de radiodifusão brasileira, mas para a comunicação no país de uma forma mais ampla: “Sem nenhuma dúvida nós temos muito o que comemorar nesses 100 anos. A forma de se comunicar não seria a mesma se o rádio não existisse. Sua mobilidade permite que estejamos sempre bem informados, seja em casa, no carro ou até durante uma caminhada. É o veículo que mais se renova e isso o deixa sempre jovem e pulsante”, afirma Pimenta.

Além de comemorar o centenário do rádio, a Mostra Rádio em Movimento une outro importante momento da cultura brasileira: a Semana de Arte Moderna, de 1922.

O presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, ressalta a união dos dois momentos: “As duas datas mudaram para sempre a história e a cultura do nosso país. É o rádio através do tempo e a arte através do rádio”, lembra Lara Resende.

As associações estaduais de radiodifusão já estão recebendo os três exemplares do rádio Capelinha que serão pintados por artistas locais. As peças escolhidas estarão em exposição durante o 29º Congresso Brasileiro de Radiodifusão, que acontece em novembro, em Brasília.

As 27 peças artísticas farão parte de uma grande ação de combate à fome.

 

 

 

 

Image
Associação Brasileira de Emissoras
de Rádio e Televisão.

SAF Sul Quadra 02 Ed. Via Esplanada Sala 101 - 70.070-600 - Brasília - DF


(61) 2104.4600 (geral) ou 08009402140 abert@abert.org.br

(61) 2104.4604 (jurídico) (juridico@abert.org.br)

(61) 99347.0038 (imprensa) (imprensa@abert.org.br)

(61) 99434-9030 (financeiro) (contasareceber@abert.org.br)

© Copyright 2022 ABERT. Associaçāo Brasileira de Emissoras de Rádio e Tv