assbrasilradiotv
YouTube
O Facebook bloqueou, na quinta-feira (18), o acesso dos australianos às notícias locais em retaliação ao projeto de lei que obriga as gigantes de tecnologia ao pagamento pela publicação de notícias produzidas por veículos de comunicação.
A nova lei australiana, elaborada pela ACCC, comissão que defende a concorrência no país, similar ao Cade brasileiro, tenta compensar a relação entre veículos de imprensa e as quatro principais plataformas americanas: Google, Amazon, Facebook e Apple.
Segundo a ACCC, a cada 100 dólares australianos gastos em publicidade no país, em 2019, 53 foram para o Google, 28 foram para o Facebook e 19 foram para outros sites.
Já o Google, que desde 2020 faz campanha contra a nova lei, anunciou, na quarta-feira (17), que fechou acordo para remunerar os veículos profissionais de imprensa pelas notícias que serão exibidas em uma seção do Google News.
Em entrevista ao portal UOL, o presidente da ANJ (Associação Nacional dos Jornais), Marcelo Rech, afirmou que "o acordo mostra que o Google e o governo australiano perceberam a importância e a relevância estratégica de um ecossistema de comunicação forte e saudável".
O debate iniciado na Austrália deve pautar decisões pelo mundo: Canadá, França e União Europeia já trabalham por leis semelhantes.
*Com informações do UOL
SAF Sul Quadra 02 Ed. Via Esplanada Sala 101 - 70.070-600 - Brasília - DF
(61) 2104.4600 (geral) ou 08009402140 abert@abert.org.br
(61) 2104.4604 (jurídico) (juridico@abert.org.br)
(61) 99347.0038 (imprensa) (imprensa@abert.org.br)
(61) 99434-9030 (financeiro) (contasareceber@abert.org.br)