Imprimir esta página
Quinta, 21 Janeiro 2021 19:12

COVID-19: ABERT disponibiliza campanha de combate a notícias falsas

Avalie este item
(0 votos)

A pandemia de COVID-19 deu novo fôlego a um fenômeno que assola o mundo: a disseminação de notícias falsas. Pesquisas apontam que a realidade sobre a circulação do novo coronavírus, supostas curas para a doença e efeitos colaterais das vacinas foram alguns dos temas preferidos por quem propaga a desinformação.

Com a fase de vacinação em curso, teorias errôneas apontam que os imunizantes seriam responsáveis por veicular substâncias tóxicas, instalar microchips nos organismos e até mesmo alterar o DNA dos vacinados.

O aumento na ocorrência das chamadas “fake news” sensibilizou diversas frentes da sociedade a alertar a população para a necessidade de valorizar informações oficiais, checadas por veículos profissionais de comunicação. Afinada com esse objetivo, a ABERT disponibilizou, no início da pandemia, em março do ano passado, a campanha “Desinformação Mata”, que lembra o papel da imprensa e a importância de combater as notícias falsas.

Composta por um vídeo para TV e redes sociais e um spot para rádios, a campanha destaca que informação e compromisso com os fatos são as armas para vencer a batalha, e ainda reforça a necessidade de consumir e compartilhar informação verificada.

 

abert banner 1920 600px lowres