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Quarta, 15 Março 2023 12:28

Entidades de radiodifusão defendem simetria nas regras do mercado de mídia

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O presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT), Flávio Lara Resende, defendeu nesta quarta-feira (15), regras "mais simétricas em relação ao setor de mídia". Segundo ele, as empresas de tecnologia e as plataformas digitais são "bem-vindas ao ambiente da comunicação" brasileiro, mas é preciso que essas empresas observem regras semelhantes às respeitadas pelas organizações jornalísticas. Ele também assinalou que as grandes companhias digitais devem ser responsabilizadas em relação à desinformação que circula em suas plataformas, bem como sobre os conteúdos publicitários e impulsionados. As afirmações foram feitas na abertura do 1º Seminário sobre os Desafios e Ações na Era Digital, promovido pela ABERT e pela Associação Internacional de Radiodifusão (AIR) 

"É necessária a responsabilização destas empresas e plataformas pela divulgação de conteúdo disponibilizado na rede mundial de computadores, em especial quando se verificar a veiculação de notícias falsas ou informações direcionadas e impulsionadas eletronicamente, com fins lucrativos", disse. Para ele, a presença de mentiras, ofensas e ódio nas plataformas são uma consequência da falta de responsabilização e supervisão das atividades das companhias digitais.

Lara Resende lembrou que países como Austrália, França e Canadá estão avançados no debate sobre como criar um ambiente simétrico no setor de mídia. “E o Brasil não pode ficar inerte. A inovação exige igualdade de tratamento, justo e leal, entre todos os agentes econômicos que competem na mídia”, afirmou. Ele enfatizou também o papel das empresas de radiodifusão que, ao exercerem jornalismo profissional e entretenimento responsável, colabora com a proteção e o desenvolvimento dos processos democráticos.

O presidente da AIR, Eugênio Sosa Mendoza, por sua vez, defendeu a necessidade de os países das Américas debaterem uma forma de regulamentação das grandes empresas digitais e, também, a simetria de regras no mercado de mídia. “É propício que comecemos a ter outras referências, ajustadas no âmbito continental. O Brasil é mais que um país, é um continente por sua envergadura política e econômica e é preciso colocar em foco esta discussão", disse.

Segundo Mendoza, os diagnósticos são necessários, mas é preciso avançar em direção a ações mais concretas, como regulamentação, para que se estabeleça um sistema mais justo e que contemple os meios locais e nacionais.

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