assbrasilradiotv

YouTube

ABERT.RadioeTV

Facebook

abertbr

Instagram

Notícias

Quinta, 17 Novembro 2022 21:38

O humor está desafiado a ser inclusivo

Rate this item
(1 Vote)

O quinto e último painel do 29º Congresso Brasileiro de Radiodifusão, promovido pela ABERT, na quinta-feira (17), abordou o humor, muito presente na relação do público brasileiro com a radiodifusão. São oriundos do rádio, da TV e do teatro grandes artistas como Chico Anysio, Jô Soares, Dercy Gonçalves, Ronald Golias e Carlos Alberto de Nóbrega, entre outros. Há, porém, novos desafios.

“Acho que estamos vivendo um período mais desafiador para modular a nossa comunicação”, disse Samantha Schmütz, atriz da Rede Globo, ao comentar os limites da livre expressão. “Está todo mundo aprendendo e indo para um lugar bom para todos. Coloca o nosso cérebro a funcionar. Quando o humor é bom, é engraçado. Estamos aprendendo com os erros”, afirmou. Ela destacou ainda a importância do humor em tempos difíceis como a pandemia de COVID-19. “A gente oferece felicidade”.

Para Mhel Marrer, atriz do SBT, a piada tem de estar baseada no senso comum das pessoas. “A melhor forma de criticar uma piada é não rir dela”, comentou. Mhel, entretanto, disse que qualquer piada é excludente. “Procuro uma piada que não ofende e não encontro. Mas a gente tem que estabelecer limites. Temos de respeitar o público”.

Tatola Godas, apresentador da BAND, disse que, na prática, a linguagem se renova no dia a dia. “Eu quero juntar todos os públicos da sala de televisão. A gente conseguiu envolver a família, respeitando os limites das pessoas”, disse, frisando ainda que não tem nenhum processo por ofensa. “O mundo mudou e não podemos ser racistas, homofóbicos, gordofóbicos, machistas etc.

O mediador do painel foi o jornalista Rodrigo Orengo, da BAND.

Image
Associação Brasileira de Emissoras
de Rádio e Televisão.

SAF Sul Quadra 02 Ed. Via Esplanada Sala 101 - 70.070-600 - Brasília - DF


(61) 2104.4600 (geral) ou 08009402140 abert@abert.org.br

(61) 2104.4604 (jurídico) (juridico@abert.org.br)

(61) 99347.0038 (imprensa) (imprensa@abert.org.br)

(61) 99434-9030 (financeiro) (contasareceber@abert.org.br)

© Copyright 2022 ABERT. Associaçāo Brasileira de Emissoras de Rádio e Tv

Busca