assbrasilradiotv

YouTube

@abertbr

Twitter

abertbr

Instagram

ABERT.RadioeTV

Facebook

Notícias

Quinta, 08 Outubro 2020 17:05

ONU usa história em quadrinhos para combater notícias falsas

Avalie este item
(0 votos)

Histórias em quadrinhos alertam para o perigo da desinformação na internet. Em uma parceria inédita, a Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil e o canal de televisão Cartoon Network apresentam tirinhas com personagens de desenho animado em situações inusitadas, causadas por informações falsas disseminadas durante a pandemia. Zuzubalândia, Gui e Estopa e Irmão do Jorel serão os protagonistas das histórias, veiculadas nas redes sociais da ONU, do canal infantil e dos próprios personagens.

A iniciativa faz parte do projeto Verificado, lançado pela ONU em junho para incentivar o compartilhamento de informações verdadeiras na internet.

Coalizão
Em agosto, a ABERT foi uma das 27 entidades de Comunicação Social que assinaram uma carta endereçada ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), pedindo apoio a temas relacionados ao Projeto de Lei 2630/2020, de combate às chamadas fake news, e com propostas de políticas de valorização do jornalismo profissional. Entre as reivindicações mencionadas no texto, está a extensão das leis brasileiras que regem a publicidade também a empresas de mídia digital.

Outros pontos reivindicados são contratos de venda de espaço publicitário nas operações online em consonância com a legislação brasileira, caracterização de conteúdos publicitários e noticiosos, e ainda a remuneração do jornalismo profissional pelas empresas que republicam o conteúdo produzido.

Aprovado no Senado Federal, o projeto está em tramitação na Câmara dos Deputados.

Desinformação mata
Em 20 de março, logo após a Organização Mundial de Saúde (OMS) decretar pandemia do novo coronavírus, a ABERT lançou uma campanha que lembra a importância do jornalismo profissional e alerta para os riscos de disseminação de falsas informações, sob pena de colocar vidas em risco, em especial, durante a crise sanitária mundial. Com o lema "Desinformação Mata", a iniciativa é composta por vídeo para TV e redes sociais, além de spot para rádio, e está disponível para compartilhamento gratuito.


Para acessar a campanha da ABERT, clique AQUI

 

 

 

tirinhas virificado divulgacao5

Image
Associação Brasileira de Emissoras
de Rádio e Televisão.

SAF Sul Quadra 02 Ed. Via Esplanada Sala 101 - 70.070-600 - Brasília - DF
+55 61 2104-4600
abert@abert.org.br

© Copyright 2020 ABERT. Associaçāo Brasileira de Emissoras de Rádio e Tv