assbrasilradiotv

YouTube

@abertbr

Twitter

abertbr

Instagram

ABERT.RadioeTV

Facebook

Notícias

Segunda, 26 Outubro 2020 16:14

Presidente da ABERT abre evento internacional sobre democracia

Avalie este item
(0 votos)

O presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, realizou a palestra de abertura do evento Um dia pela Democracia, realizado pela Academia Brasileira de Direito Constitucional (ABDConst), nesta segunda-feira (26). O ciclo virtual de debates reunirá, ao longo do dia, referências dos universos jurídico e econômico, como o ministro da Economia Paulo Guedes e os ministros do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes, Carmen Lúcia e Luis Roberto Barroso, além do ex-ministro Nelson Jobim.

Durante a participação, Lara Resende ressaltou que a imprensa merece vigilância constante da sociedade. “É imperioso debatermos medidas que possam proteger e revigorar os meios de produção e de suporte ao jornalismo, que é uma atividade essencial à constituição da cidadania e à construção da democracia”, afirmou o presidente da ABERT.

Segundo ele, o poder e a influência de grupos internacionais de tecnologia revelam violações à privacidade, abusos de poder econômico e disseminação de informações falsas. “Essa realidade acarreta danos concretos a grandes democracias pelo mundo, com poder de influenciar a política, a economia, a organização social, a soberania e a cultura dos países”, disse ele.

Muitos casos como esses, prosseguiu Lara, recorrem ao falso manto da liberdade de expressão e da livre manifestação de pensamento. Para remediar esses danos à democracia, as emissoras de rádio e televisão oferecem uma ferramenta relevante e indispensável para a sociedade: o jornalismo profissional. “A imprensa é a informação e a opinião editadas e certificadas, exercidas com responsabilidade, inclusive civil e criminal”, afirmou.

Prova disso é que, durante a pandemia causada pelo novo coronavírus, a radiodifusão foi considerada, por meio de decreto presidencial, atividade essencial à população. “Nossa Constituição estabelece que a programação das emissoras de rádio e televisão deverão sempre buscar as finalidades educativas, artísticas, culturais e informativas, além de promover, de maneira livre é gratuita, a cultura nacional e o respeito aos valores éticos e sociais da pessoa e da família”, afirmou o presidente da Associação.

 

 

WhatsApp Image 2020 10 26 at 09.51.53

Image
Associação Brasileira de Emissoras
de Rádio e Televisão.

SAF Sul Quadra 02 Ed. Via Esplanada Sala 101 - 70.070-600 - Brasília - DF
+55 61 2104-4600
abert@abert.org.br

© Copyright 2020 ABERT. Associaçāo Brasileira de Emissoras de Rádio e Tv