Print this page
Quinta, 17 Junho 2021 13:36

Projeto de educação midiática recebe investimento de big tech

Rate this item
(0 votes)

O EducaMidia, projeto criado para desenvolver a educação midiática no Brasil, vai receber US$ 5 milhões do Google.Org nas ações desenvolvidas até 2023.

Criado em 2019, em parceria com o Instituto Palavra Aberta, O EducaMidia capacita professores para o ensino sobre ferramentas para consumo e compartilhamento de informação online de forma segura e responsável.

O curso de capacitação de docentes promovido pelo Instituto, por exemplo, encerra este mês a segunda edição virtual e irá formar 1,1 mil professores de 453 cidades brasileiras. A edição anterior formou 700 docentes.

As ações desenvolvidas estarão centradas em quatro princípios: a inclusão do tema nos planejamentos pedagógicos das escolas; o aumento do número de idosos com alfabetização e fluência digital; a ampliação de acesso à informação nas populações vulneráveis; e o combate à disseminação das notícias falsas ou de baixa qualidade para os processos eleitorais.

Para a presidente do Instituto Palavra Aberta, Patrícia Blanco, a informação verificada é um direito e uma ferramenta essencial para garantir a democracia. “ É importante que esse conceito esteja inserido no contexto da aprendizagem desde cedo e que os educadores sejam preparados para trabalhar essa temática na sala de aula", explica.

De acordo com pesquisa recente da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), 67% dos estudantes brasileiros de 15 anos não conseguem ver a diferença entre fato e opinião. E apenas 46% disseram ter sido treinados na escola sobre como reconhecer notícias falsas.

 

O site do projeto disponibiliza farto conteúdo gratuito sobre o tema. Para acessar, clique AQUI

 

 

educamidia 1