Deslizamentos de terra, enchentes, casas e moradores soterrados são o triste resultado das fortes chuvas que há dias castigam as cidades pernambucanas.
Para orientar a população e prestar solidariedade às famílias desabrigadas, as emissoras de rádio e TV locais alteraram a programação com informações atualizadas sobre a calamidade que atinge o estado.
Por meio dos canais de notícias, boletins sobre meteorologia, bairros alagados e estabelecimentos onde doações de roupa e alimentos podem ser feitas ajudam os mais de cinco mil desabrigados em dezenas de municípios que estão em situação de emergência.
A Associação das Empresas de Rádio e Televisão de Pernambuco (ASSERPE) está empenhada na divulgação das iniciativas das emissoras.
““O povo pernambucano é muito solidário e confia nas emissoras de rádio e TV, ainda mais nesse momento. Esses gestos facilitam e encurtam a distância entre quem quer doar e as vítimas dessa tragédia sem precedentes. Nos momentos cruciais da sociedade, a radiodifusão está sempre presente, cumprindo seu papel com mais força e superação”, ressalta o presidente da ASSERPE, Nill Júnior.
Campanhas de solidariedade percorrem todo o estado
Além da prestação de serviço e repasse de informações, emissoras associadas da ASSERPE lançaram uma campanha para a arrecadação de donativos, alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal, água mineral e agasalhos. A entrega poderá ser feita na sede das emissoras, em horário comercial.
No Recife, as doações podem ser entregues no edifício-sede da Prefeitura, no Cais do Apolo; no Sítio da Trindade, em Casa Amarela; e no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem. Além disso, as lojas da Drogaria São Paulo no estado de Pernambuco estão recebendo doações.