As mais de 3.000 emissoras brasileiras associadas à ABERT poderão transmitir o conteúdo produzido pela France Médias Monde (FMM/RFI), um dos maiores conglomerados de comunicação da França.
O acordo de colaboração entre a ABERT e a FMM/RFI foi assinado nesta segunda-feira (5), em Paris (França), pelo presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, e pela presidente da FMM/RFI, Marie-Christine Saragosse, na sede da Embaixada do Brasil em Paris.
A FMM reúne as estações Radio France Internationale (RFI), que transmite notícias e atualidades para todo o mundo em francês e em 16 outros idiomas, inclusive o português, e Monte Carlo Doualiya (MCD), além do canal de televisão France 24. É também acionista do canal de televisão francófono TV5 Monde.
Para Lara Resende, “o acordo estreitará ainda mais a relação entre os veículos de comunicação brasileiros e franceses, com ganhos efetivos à população, que receberá informação de qualidade sobre o mundo e a diversidade das culturas e pontos de vista”.
O acordo prevê que a transmissão dos programas pelas rádios associadas à ABERT será realizada mediante a celebração de um acordo bilateral online, constituído por condições gerais publicadas na plataforma FMM, bem como pelo formulário de candidatura com condições especiais.
Seminário Franco-Brasileiro de Rádio e Televisão
Durante o encontro em Paris, Saragosse confirmou a participação no painel “Economia digital e desinformação: desafios do jornalismo profissional” do Seminário Franco-Brasileiro de Rádio e Televisão, no dia 2 de junho.
Promovido pela ABERT, o evento na sede da Embaixada Brasileira em Paris acontecerá durante a Temporada França-Brasil, celebração entre os dois países com o objetivo de impulsionar a relação bilateral, fortalecer respostas conjuntas aos desafios políticos, sociais e ecológicos atuais e mostrar a riqueza e a diversidade da criação contemporânea em ambos os países.