Edição nº 511 | 23 de abril de 2021

Abertas inscrições para seminário sobre liberdade de imprensa

O encontro online “Jornalismo local e liberdade de imprensa”, que acontece em 3 de maio, às 18h, já está com as inscrições abertas. Organizado pela Comissão de Liberdade de Imprensa da OAB-SP e pela ANER (Associação Brasileira de Editores de Revistas), o evento é gratuito e tem vagas limitadas

Ao lembrar o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, o encontro reunirá o diretor executivo de Jornalismo e âncora da Bandnews FM do Rio de Janeiro, Rodolfo Schneider, o editor executivo do Diário da Região, de São José do Rio Preto (SP), Fabrício Carareto, e a presidente da APAMAGIS (Associação Paulista de Magistrados), Vanessa Ribeiro Mateus, em um debate sobre sigilo da fonte, os desafios da imprensa na cobertura diária e a importância do jornalismo local para as comunidades. A mediação estará a cargo do advogado da ANER e integrante da Comissão de Liberdade de Imprensa da OAB-SP, André Marsiglia.

Para se inscrever, acesse AQUI 

ABERT participará de debate sobre “Informação como bem público"

Em comemoração ao Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, o presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, participará do evento online “Informação como bem público". Organizado pelo Instituto Palavra Aberta, em parceria com a Unesco, a ABERT é uma das instituições apoiadoras do encontro, que será realizado nos dias 3 e 4 de maio.
 
Lara Resende é um dos convidados do painel que ocorrerá na quarta-feira (3), às 16h. O debate dará enfoque ao jornalismo livre e independente, à produção de notícias como informação verificada de interesse público, e à necessidade de um ecossistema amplo, que inclui a segurança de jornalistas, para assegurar a checagem da informação.

Em 2021, a data também coincide com os 30 anos da declaração de Windhoek, que instituiu o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa. Os painéis terão três eixos: medidas para garantir a viabilidade dos veículos, a segurança dos jornalistas e a sustentabilidade econômica, criação de mecanismos que garantam a transparência de empresas de internet e ainda o desenvolvimento da educação midiática.

Também participação do encontro online a presidente do Instituto Palavra Aberta, Patrícia Blanco, a diretora da Unesco no Brasil, Marlova Noleto, o presidente da Associação Nacional de Jornais (ANJ), Marcelo Rech, além de representantes do Judiciário e de veículos de imprensa.

A programação completa será transmitida pelas redes sociais das entidades organizadoras e dos parceiros.

Você já conhece a campanha da ABERT “Smart é ter rádio FM no celular”?

EUA: publicidade no rádio tem forte influência sobre ouvintes

Quando o assunto é publicidade, os consumidores de plataformas de áudio se mostram mais engajados do que consumidores de outros meios. É o que aponta um novo estudo da Edison Research em parceria com a NPR, realizado entre 13 e 21 de janeiro, com 1.500 norte-americanos com mais de 18 anos. Todos afirmaram ter ouvido rádio na semana anterior ao levantamento.

Para além de decisões de consumo, o rádio vem consolidando um espaço afetivo na vida da audiência. Nos Estados Unidos, 33% dos ouvintes de rádio AM/FM afirmaram que a plataforma está se tornando uma parte mais importante de suas vidas. Dois em cada três adultos do país sintonizaram alguma emissora todos os dias.

O levantamento mostrou que 47% dos ouvintes disseram se informar sobre empresas locais por meio de anúncios de rádio AM/FM, contra menos de um terço de consumidores dos demais meios de comunicação. Do total de entrevistados, 46% disseram considerar uma nova empresa, produto ou serviço após ouvir uma propaganda no rádio.

Dentro desse universo, 64% dos entrevistados garantiram ficar atentos à publicidade. Segundo os dados, quando se trata de mensagem comercial, o áudio em geral superou o streaming de TV e clipes online (58%), televisão ao vivo ou gravada (56%) e mídia social (51%). Os ouvintes mais frequentes também se mostraram os mais favoráveis ao conteúdo publicitário.

Com informações do portal Tudo Rádio

Bloqueio de jornalistas nas redes sociais é tema de campanha

O bloqueio de jornalistas e demais profissionais no Twitter, plataforma usada por várias autoridades públicas para a divulgação de informações, conta agora com uma ferramenta que fará o rastreio do impedimento. A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e o site Congresso em Foco lançaram a campanha virtual Bolos Antiblock, ação inspirada nos jornais publicados em tempos de ditadura militar, que divulgavam receitas de bolo no lugar das notícias censuradas.

"De setembro de 2020 até agora, o monitoramento de jornalistas bloqueados por autoridades no Twitter feito pela Abraji registrou 174 casos envolvendo 88 profissionais. Quando isso acontece, limita-se o acesso do jornalista a informações de interesse público, sobretudo quando os perfis são usados para comunicar ações oficiais", diz Cristina Zahar, secretária executiva da Abraji.

Quem acessar a página da campanha será convidado a se conectar em seu perfil do Twitter, para que a ferramenta faça um rastreamento de bloqueios. O sistema gera uma cryptoarte única para cada usuário bloqueado por uma autoridade que exerça mandato. Para permitir o cruzamento de dados, 600 nomes de representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário foram previamente cadastrados.

Para acessar o site da campanha, clique AQUI

Entrevista - deputado Christino Áureo (PP-RJ)

O governo federal deve editar, nos próximos dias, uma nova medida provisória para diminuir os efeitos da crise econômica e dos altos índices de desemprego causados pela pandemia de COVID-19 no Brasil.

A expectativa é do deputado federal Christino Áureo (PP-RJ), integrante da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados. Ele conversou com a ABERT sobre essas ações e também sobre as contribuições que o Congresso Nacional pode dar para a retomada do setor produtivo do país. Na quarta-feira (21), o presidente Jair Bolsonaro sancionou o PLN 2, que permite ao governo abrir crédito extraordinário e destinar cerca de R$ 35 bilhões a programas emergenciais.

Segundo o parlamentar, o recurso será utilizado no pagamento do Benefício Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, no apoio a micro e pequenas empresas e no complemento de renda de funcionários que sofram redução de salário ou suspensão do contrato de trabalho.

Para acessar a matéria da Rádio ABERT, clique AQUI

Veja a entrevista na íntegra:

Campanha da comunidade científica "Vacina Salva" já está no ar:

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