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Edição nº 512 | 30 de abril de 2021
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Convênio ABERT - ECAD é renovado com desconto
A ABERT anunciou, na quinta-feira (29), a renovação do convênio com o ECAD, que beneficia as emissoras associadas. As novas regras foram definidas após uma série de reuniões conduzidas pela ABERT, com o apoio das associações estaduais de radiodifusão, para amenizar os efeitos provocados pela pandemia de COVID-19, e passam a vigorar em 1º de maio de 2021, com condições diferenciadas:
a) Prorrogação do convênio por dois anos, até 1º de maio de 2023;
b) Não incidência de correção monetária no ano de 2021;
c) Redução das parcelas com vencimento em maio, junho e julho de 2021, no valor de 30% cada (25% do convênio ABERT-ECAD + 5% em razão da crise de COVID-19);
d) A partir de agosto, as demais parcelas terão o desconto padrão do convênio ABERT-ECAD, de 25%.
Para que o associado possa usufruir destes benefícios, é imprescindível que se mantenha adimplente. A ABERT informou ainda que estará em permanente diálogo com o ECAD para o encaminhamento das situações de regularização de débitos.
O presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, comemorou a renovação do convênio com o ECAD. "A ABERT, mais uma vez, reforça o seu compromisso com a radiodifusão brasileira e agradece ao ECAD pela parceria", afirmou.
Em caso de dúvida, a diretoria jurídica da ABERT está à disposição para maiores informações pelo telefone (61) 2104.4600 ou e-mail: juridico@abert.org.br.
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Seminário internacional sobre liberdade de imprensa terá participação da ABERT
Para lembrar o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, comemorado em 3 de maio, o Instituto Palavra Aberta e a Unesco promoverão um seminário internacional, com a participação de jornalistas de renome, juristas e autoridades do setor. A programação prevê dois dias de painéis de debate, sempre a partir de 16h, sobre a realidade do mercado e as dificuldades que jornalistas enfrentam no exercício da profissão. A ABERT é uma das apoiadoras do evento.
O presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, participa, no dia 3, da mesa-redonda de abertura sobre “Informação como bem público”. Além de Lara Resende, participarão o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, a diretora e representante da Unesco no Brasil, Marlova Noleto e a ombudsman do jornal Folha de São Paulo, Flavia Lima. Caberá à presidente do Instituto Palavra Aberta, Patricia Blanco, fazer a apresentação. O presidente da Associação Nacional de Jornais (ANJ), Marcelo Rech, assumirá a mediação da conversa.
No dia 4, os participantes farão uma análise sobre “Polarização e Liberdade de Imprensa”. Dentre os convidados, estão a jornalista americana Amanda Ripley, a âncora da GloboNews Aline Midlej e o chefe da Seção de Liberdade de Expressão e Segurança de Jornalista da Unesco, Guilherme Canela. O presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e colunista da Revista Época, Guilherme Amado, será o mediador.
Neste ano, a data também comemora os 30 anos da Declaração Windhoek. A capital da Namíbia sediou, em 1991, o seminário da Unesco em que foi instituído o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa. Interessados poderão acompanhar gratuitamente a programação, que será transmitida pelas redes sociais dos realizadores e parceiros.
Para saber mais e se inscrever, clique AQUI
Programação
3 de maio: INFORMAÇÃO COMO BEM PÚBLICO 16h - 17h30 - horário de Brasília
Abertura: Patricia Blanco (Instituto Palavra Aberta) | Participantes: ministro Luís Roberto Barroso (TSE), Flavia Lima (Folha de S. Paulo), Flávio Lara Resende (ABERT), Marlova Noleto (UNESCO) | Moderador: Marcelo Rech (ANJ)
4 de maio: POLARIZAÇÃO E LIBERDADE DE IMPRENSA | 16h - 17h30 - horário de Brasília
Português e Inglês - com tradução simultânea
Abertura: Representante da Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil | Participantes: Amanda Ripley (Palestrante Internacional), Guilherme Canelas (UNESCO), Aline Midlej (GloboNews) | Moderador: Guilherme Amado (ABRAJI)
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Últimas inscrições para seminário online “Jornalismo local e liberdade de imprensa”
Ainda restam poucas inscrições para o encontro online “Jornalismo local e liberdade de imprensa”, que acontece em 3 de maio, às 18h. O evento gratuito lembrará o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa em um debate que reunirá o diretor executivo de Jornalismo e âncora da Bandnews FM do Rio de Janeiro, Rodolfo Schneider, o editor executivo do Diário da Região, de São José do Rio Preto (SP), Fabrício Carareto, e a presidente da APAMAGIS (Associação Paulista de Magistrados), Vanessa Ribeiro Mateus. Na pauta, temas como o sigilo da fonte, os desafios da imprensa na cobertura diária e a importância do jornalismo local para as comunidades.
Para se inscrever, acesse AQUI
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Você já conhece a campanha da ABERT “Smart é ter rádio FM no celular”?
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Governo reedita medidas provisórias para preservação de empregos
O governo federal editou, na quarta-feira (28), a Medida Provisória 1.045/21 que reinstitui o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, permitindo às empresas a realização de acordos para redução de salário e jornada ou a suspensão dos contratos de trabalho por até 120 dias.
Os funcionários afetados pela suspensão temporária do contrato de trabalho ou redução proporcional de jornada de trabalho e de salário terão direito ao recebimento do Benefício Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, pago pelo governo.
A medida é uma reedição do programa instituído em 2020 para combater os efeitos da pandemia de COVID-19 na economia (MP 936/20, convertida na Lei nº 14.020/21). A redução da jornada de trabalho e do salário poderá ser feita nos mesmos moldes de 2020.
Em conjunto com a MP 1.045/21, foi editada também a MP 1.046/21, semelhante à MP 927/20, que flexibiliza a legislação trabalhista. Com a publicação, as empresas podem adotar de forma menos burocrática a concessão de férias individuais ou coletivas, a compensação de feriados e a adoção de teletrabalho. Além disso, o recolhimento do FGTS pode ser adiado e feito de forma parcelada até o fim do ano.
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Caique Agustini assume presidência da AERP
Em reunião online realizada na terça-feira (27), a Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná deu posse a Caique Agustini na presidência da AERP. Vice-presidente da Associação, Caique assumiu o cargo após o falecimento de Michel Micheleto, ocorrido no dia 15 de abril, por complicações provocadas pela COVID-19. Micheleto foi eleito em 31 de janeiro de 2020 para o biênio 2020-2022.
Durante a reunião, Caique afirmou que a intenção é dar sequência ao trabalho desenvolvido por Micheleto, com foco na inovação e criatividade "Estamos todos sensibilizados, o Michel é uma pessoa insubstituível. Vamos fazer o melhor possível para seguir neste caminho, com projetos inovadores, com o avanço da educação para auxiliar os radiodifusores no contato com as novas ferramentas que fazem parte desse mundo dinâmico e tecnológico. O mercado precisa conhecer o real tamanho do rádio", disse Agustini.
Caique Agustini é diretor geral do Grupo Verde Vale de Comunicação e, em janeiro de 2019, assumiu a diretoria jurídica do Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Paraná (SERT-PR), para o triênio 2019-2021.
Em mensagem enviada a Agustini, o presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, desejou que “o novo desafio seja de vitórias na defesa do interesses da radiodifusão paranaense e que o legado deixado pelo amigo Michel Micheleto, de dedicação e compromisso, seja uma referência constante”.
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PF e Anatel fecham rádio clandestina em São Paulo
A Polícia Federal e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) fecharam, nesta quinta-feira (29), uma rádio clandestina que atuava em Sorocaba (SP).
Identificada como "Nova Mensagem", a rádio tinha programação gospel e, segundo a PF, estava em funcionamento há 16 anos. O local já havia sido vistoriado 15 vezes, duas só no ano passado, e os donos já foram presos em outras autuações.
Do estúdio, a rádio enviava o sinal para a torre de transmissão, com cerca de 40 metros de altura e raio de alcance de dez quilômetro, que distribuía a programação para a região. Os equipamentos e objetos apreendidos serão periciados.
Rádio ilegal é crime
A atividade clandestina de telecomunicação é crime previsto na Lei 9.472/97, artigo 183, com pena de detenção de dois a quatro anos, aumentada pela metade se houver dano a terceiros, além de multa de R$ 10 mil. O Código Penal também prevê o delito em seu artigo 336.
Para denunciar uma rádio ilegal basta entrar em contato com a Anatel pelo telefone 1331 (chamada gratuita) ou enviar uma correspondência para: ARU - Assessoria de Relações com o Usuário da Anatel, endereço: SAUS Quadra 06, Bloco F, 2º andar, Bairro Asa Sul, CEP: 70.070-940 - Brasília-DF.
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Estudo revela investimento publicitário em mídia durante pandemia
"Um dos maiores aprendizados de 2020 foi a ressignificação da dinâmica entre o consumidor e as marcas. Em um momento de incerteza, o consumidor esperou que as marcas comunicassem informação, se envolvessem em ações sociais, proporcionassem entretenimento e estabelecessem uma relação de conexão e parceria. Atentas, as marcas responderam de forma ágil e adequadamente a este sentimento". A conclusão é da CEO da Kantar IBOPE Media no Brasil, Melissa Vogel. A empresa de inteligência de mídia mapeou os impactos da pandemia no investimento publicitário ao longo do ano passado.
Publicado na terça-feira (27), o levantamento "Inside Advertising" estudou 13 mercados e 106 emissoras de rádio, e 40 mercados e 139 emissoras de TV para inserções nos intervalos da programação, além de cinco emissoras para ações de merchandising. Também foram avaliados os investimentos em meios como cinema, internet, jornais, revistas e plataformas de vídeo.
Uma das principais constatações foi a de que marcas fortes se recuperam nove vezes mais rápido de crises do que as concorrentes com desempenho inferior. As chaves para a recuperação passam por investir em publicidade e em manter o diálogo com o público-alvo. No período, ações de promoção de bens e serviços não relacionados à saúde deram lugar a campanhas beneficentes, sociais ou institucionais, com foco na superação dos efeitos da pandemia.
O período foi difícil para o setor de mídia, mas, no último semestre de 2020, o segmento acompanhou a retomada econômica e registrou 32% de crescimento, em comparação com o trimestre anterior. Com a adoção do pix como forma de pagamento, o setor financeiro gerou mais de 70 mil inserções em emissoras de rádio e TV.
Os mercados de alimentos, bebidas, turismo e lazer também voltaram a se expandir. Eletrônicos e informática, higiene doméstica e telecomunicações foram os setores que mais investiram em mídia ao longo de 2020.
Para acessar o estudo na íntegra, clique AQUI
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CENP confirma renovação em assembleia
O ingresso de dirigentes de marketing e comunicação de grandes empresas anunciantes no Conselho Superior do CENP (Conselho Executivo das Normas-Padrão) e as modernizações previstas na agenda de 2021 devem promover renovações na entidade e na autorregulação ético-comercial.
Os temas foram debatidos em assembleia geral virtual, realizada na semana passada, que reelegeu o atual presidente Caio Barsotti para novo mandato de dois anos.
Barsotti apresentou aos representantes das entidades participantes do CENP os avanços da consultoria prestada pela ToF-Traduzindo o Futuro, que em breve concluirá a primeira fase do trabalho dedicado à governança do ambiente de autorregulação e fez um balanço das inovações e ações implementadas recentemente.
“Nossa atividade está em plena reinvenção, provocada pela aceleração da revolução digital e pela pandemia”, afirmou o presidente da ABERT, Flávio Lara Resende.
Para Mario D'Andrea, presidente da Abap (Associação Brasileira de Agências de Publicidade), é importante relembrar o papel central do CENP nas discussões sobre os rumos do mercado. “Nesses mais de vinte anos, o CENP vem sendo o fórum de discussões da publicidade brasileira. Ele é um dos pilares do nosso modelo de autorregulação, que inclui o Código de Ética da profissão e o Conar", afirmou D’Andrea.
“Esse processo reforça a oxigenação do CENP, tornando-o ainda mais contemporâneo e preparado para lidar com as grandes questões do mercado pelos próximos anos, nestes tempos de transformações continuas e permanentes”, disse Marcelo Rech, presidente da ANJ (Associação Nacional de Jornais).
“A comunicação brasileira e, em particular, a atividade publicitária, sempre zelou pelos próprios caminhos, demandando ao mínimo a ação das autoridades. É importante que siga sendo assim, mesmo diante dos tantos desafios trazidos pelos novos tempos”, avalia Rafael ANER (Associação Brasileira de Editores de Revistas).
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SET realiza segunda edição do evento virtual SET eXPerience
Novidades na programação, inovação no formato e mais oportunidades de networking. É o que promete a Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET), para a edição de 2021 do evento virtual SET eXPerience. A série de eventos será promovida de maio a dezembro deste ano, ocasiões em que oito produtos distintos serão oferecidos ao público. O formato que inclui congressos, palestras e feira online será mantido.
Algumas das novidades que entram na programação são o almoço virtual com executivos, batizado de SET eXPerience Lunch Break. Para debater tendências com especialistas, o espaço mais adequado será o SET eXPerience 7X7. Com o intuito de abrigar os tradicionais debates técnicos sobre broadcasting, a organização do evento criou o SET eXPerience Tracks. Quem estiver em busca de assuntos específicos deve ficar atento aos eventos SET eXPerience Sprint e SET eXPerience Full Connect.
Já conhecidos pelos frequentadores do ciclo, o SET eXPerience Academy terá debates sobre tecnologias e novidades do mercado. Já o SET eXPerience Speed Pitching permitirá que expositores apresentem produtos e serviços em “pitchings de elevador”, com duração de 3 minutos, a autoridades do setor, aprimorando técnicas comerciais. No fim do dia, o SET eXPerience Happy Hour oferecerá entretenimento e oportunidades de networking.
Para mais detalhes, clique AQUI
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Campanha da comunidade científica "Vacina Salva" já está no ar:
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