Edição nº 512 | 30 de abril de 2021

Convênio ABERT - ECAD é renovado com desconto

A ABERT anunciou, na quinta-feira (29), a renovação do convênio com o ECAD, que beneficia as emissoras associadas. As novas regras foram definidas após uma série de reuniões conduzidas pela ABERT, com o apoio das associações estaduais de radiodifusão, para amenizar os efeitos provocados pela pandemia de COVID-19, e passam a vigorar em 1º de maio de 2021, com condições diferenciadas:

a) Prorrogação do convênio por dois anos, até 1º de maio de 2023;
 
b) Não incidência de correção monetária no ano de 2021;

c) Redução das parcelas com vencimento em maio, junho e julho de 2021, no valor de 30% cada (25% do convênio ABERT-ECAD + 5% em razão da crise de COVID-19);
 
d) A partir de agosto, as demais parcelas terão o desconto padrão do convênio ABERT-ECAD, de 25%.

Para que o associado possa usufruir destes benefícios, é imprescindível que se mantenha adimplente. A ABERT informou ainda que estará em permanente diálogo com o ECAD para o encaminhamento das situações de regularização de débitos.

O presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, comemorou a renovação do convênio com o ECAD. "A ABERT, mais uma vez, reforça o seu compromisso com a radiodifusão brasileira e agradece ao ECAD pela parceria", afirmou.

Em caso de dúvida, a diretoria jurídica da ABERT está à disposição para maiores informações pelo telefone (61) 2104.4600 ou e-mail: juridico@abert.org.br.
 

Seminário internacional sobre liberdade de imprensa terá participação da ABERT

Para lembrar o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, comemorado em 3 de maio, o Instituto Palavra Aberta e a Unesco promoverão um seminário internacional, com a participação de jornalistas de renome, juristas e autoridades do setor. A programação prevê dois dias de painéis de debate, sempre a partir de 16h, sobre a realidade do mercado e as dificuldades que jornalistas enfrentam no exercício da profissão. A ABERT é uma das apoiadoras do evento.

O presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, participa, no dia 3, da mesa-redonda de abertura sobre “Informação como bem público”. Além de Lara Resende, participarão o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, a diretora e representante da Unesco no Brasil, Marlova Noleto e a ombudsman do jornal Folha de São Paulo, Flavia Lima. Caberá à presidente do Instituto Palavra Aberta, Patricia Blanco, fazer a apresentação. O presidente da Associação Nacional de Jornais (ANJ), Marcelo Rech, assumirá a mediação da conversa.

No dia 4, os participantes farão uma análise sobre “Polarização e Liberdade de Imprensa”. Dentre os convidados, estão a jornalista americana Amanda Ripley, a âncora da GloboNews Aline Midlej e o chefe da Seção de Liberdade de Expressão e Segurança de Jornalista da Unesco, Guilherme Canela. O presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e colunista da Revista Época, Guilherme Amado, será o mediador.

Neste ano, a data também comemora os 30 anos da Declaração Windhoek. A capital da Namíbia sediou, em 1991, o seminário da Unesco em que foi instituído o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa. Interessados poderão acompanhar gratuitamente a programação, que será transmitida pelas redes sociais dos realizadores e parceiros.

Para saber mais e se inscrever, clique AQUI


Programação

3 de maio: INFORMAÇÃO COMO BEM PÚBLICO 16h - 17h30 - horário de Brasília

Abertura: Patricia Blanco (Instituto Palavra Aberta) | Participantes: ministro Luís Roberto Barroso (TSE), Flavia Lima (Folha de S. Paulo), Flávio Lara Resende (ABERT), Marlova Noleto (UNESCO) | Moderador: Marcelo Rech (ANJ)

4 de maio: POLARIZAÇÃO E LIBERDADE DE IMPRENSA | 16h - 17h30 - horário de Brasília
Português e Inglês - com tradução simultânea

Abertura: Representante da Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil | Participantes: Amanda Ripley (Palestrante Internacional), Guilherme Canelas (UNESCO), Aline Midlej (GloboNews) | Moderador: Guilherme Amado (ABRAJI)

Últimas inscrições para seminário online “Jornalismo local e liberdade de imprensa”

Ainda restam poucas inscrições para o encontro online “Jornalismo local e liberdade de imprensa”, que acontece em 3 de maio, às 18h. O evento gratuito lembrará o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa em um debate que reunirá o diretor executivo de Jornalismo e âncora da Bandnews FM do Rio de Janeiro, Rodolfo Schneider, o editor executivo do Diário da Região, de São José do Rio Preto (SP), Fabrício Carareto, e a presidente da APAMAGIS (Associação Paulista de Magistrados), Vanessa Ribeiro Mateus. Na pauta, temas como o sigilo da fonte, os desafios da imprensa na cobertura diária e a importância do jornalismo local para as comunidades.

Para se inscrever, acesse AQUI

Você já conhece a campanha da ABERT “Smart é ter rádio FM no celular”?

Governo reedita medidas provisórias para preservação de empregos

O governo federal editou, na quarta-feira (28), a Medida Provisória 1.045/21 que reinstitui o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, permitindo às empresas a realização de acordos para redução de salário e jornada ou a suspensão dos contratos de trabalho por até 120 dias.

Os funcionários afetados pela suspensão temporária do contrato de trabalho ou redução proporcional de jornada de trabalho e de salário terão direito ao recebimento do Benefício Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, pago pelo governo.

A medida é uma reedição do programa instituído em 2020 para combater os efeitos da pandemia de COVID-19 na economia (MP 936/20, convertida na Lei nº 14.020/21). A redução da jornada de trabalho e do salário poderá ser feita nos mesmos moldes de 2020.

Em conjunto com a MP 1.045/21, foi editada também a MP 1.046/21, semelhante à MP 927/20, que flexibiliza a legislação trabalhista. Com a publicação, as empresas podem adotar de forma menos burocrática a concessão de férias individuais ou coletivas, a compensação de feriados e a adoção de teletrabalho. Além disso, o recolhimento do FGTS pode ser adiado e feito de forma parcelada até o fim do ano.

Neste 1º de maio, queremos homenagear todos os trabalhadores, em especial, aqueles que estão exercendo um importante papel no combate à COVID-19. Nosso abraço carinhoso aos profissionais do rádio e da TV que prestam um serviço essencial à sociedade, levando informação checada e de credibilidade aos milhões de lares brasileiros.

Feliz Dia do Trabalhador!

Caique Agustini assume presidência da AERP

Em reunião online realizada na terça-feira (27), a Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná deu posse a Caique Agustini na presidência da AERP. Vice-presidente da Associação, Caique assumiu o cargo após o falecimento de Michel Micheleto, ocorrido no dia 15 de abril, por complicações provocadas pela COVID-19. Micheleto foi eleito em 31 de janeiro de 2020 para o biênio 2020-2022.

Durante a reunião, Caique afirmou que a intenção é dar sequência ao trabalho desenvolvido por Micheleto, com foco na inovação e criatividade "Estamos todos sensibilizados, o Michel é uma pessoa insubstituível. Vamos fazer o melhor possível para seguir neste caminho, com projetos inovadores, com o avanço da educação para auxiliar os radiodifusores no contato com as novas ferramentas que fazem parte desse mundo dinâmico e tecnológico. O mercado precisa conhecer o real tamanho do rádio", disse Agustini.

Caique Agustini é diretor geral do Grupo Verde Vale de Comunicação e, em janeiro de 2019, assumiu a diretoria jurídica do Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Paraná (SERT-PR), para o triênio 2019-2021.

Em mensagem enviada a Agustini, o presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, desejou que “o novo desafio seja de vitórias na defesa do interesses da radiodifusão paranaense e que o legado deixado pelo amigo Michel Micheleto, de dedicação e compromisso, seja uma referência constante”.

PF e Anatel fecham rádio clandestina em São Paulo

A Polícia Federal e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) fecharam, nesta quinta-feira (29), uma rádio clandestina que atuava em Sorocaba (SP).

Identificada como "Nova Mensagem", a rádio tinha programação gospel e, segundo a PF, estava em funcionamento há 16 anos. O local já havia sido vistoriado 15 vezes, duas só no ano passado, e os donos já foram presos em outras autuações.

Do estúdio, a rádio enviava o sinal para a torre de transmissão, com cerca de 40 metros de altura e raio de alcance de dez quilômetro, que distribuía a programação para a região. Os equipamentos e objetos apreendidos serão periciados.

Rádio ilegal é crime
A atividade clandestina de telecomunicação é crime previsto na Lei 9.472/97, artigo 183, com pena de detenção de dois a quatro anos, aumentada pela metade se houver dano a terceiros, além de multa de R$ 10 mil. O Código Penal também prevê o delito em seu artigo 336.

Para denunciar uma rádio ilegal basta entrar em contato com a Anatel pelo telefone 1331 (chamada gratuita) ou enviar uma correspondência para: ARU - Assessoria de Relações com o Usuário da Anatel, endereço: SAUS Quadra 06, Bloco F, 2º andar, Bairro Asa Sul, CEP: 70.070-940 - Brasília-DF.

Estudo revela investimento publicitário em mídia durante pandemia

"Um dos maiores aprendizados de 2020 foi a ressignificação da dinâmica entre o consumidor e as marcas. Em um momento de incerteza, o consumidor esperou que as marcas comunicassem informação, se envolvessem em ações sociais, proporcionassem entretenimento e estabelecessem uma relação de conexão e parceria. Atentas, as marcas responderam de forma ágil e adequadamente a este sentimento". A conclusão é da CEO da Kantar IBOPE Media no Brasil, Melissa Vogel. A empresa de inteligência de mídia mapeou os impactos da pandemia no investimento publicitário ao longo do ano passado.

Publicado na terça-feira (27), o levantamento "Inside Advertising" estudou 13 mercados e 106 emissoras de rádio, e 40 mercados e 139 emissoras de TV para inserções nos intervalos da programação, além de cinco emissoras para ações de merchandising. Também foram avaliados os investimentos em meios como cinema, internet, jornais, revistas e plataformas de vídeo.

Uma das principais constatações foi a de que marcas fortes se recuperam nove vezes mais rápido de crises do que as concorrentes com desempenho inferior. As chaves para a recuperação passam por investir em publicidade e em manter o diálogo com o público-alvo. No período, ações de promoção de bens e serviços não relacionados à saúde deram lugar a campanhas beneficentes, sociais ou institucionais, com foco na superação dos efeitos da pandemia.

O período foi difícil para o setor de mídia, mas, no último semestre de 2020, o segmento acompanhou a retomada econômica e registrou 32% de crescimento, em comparação com o trimestre anterior. Com a adoção do pix como forma de pagamento, o setor financeiro gerou mais de 70 mil inserções em emissoras de rádio e TV.

Os mercados de alimentos, bebidas, turismo e lazer também voltaram a se expandir. Eletrônicos e informática, higiene doméstica e telecomunicações foram os setores que mais investiram em mídia ao longo de 2020.

Para acessar o estudo na íntegra, clique AQUI

CENP confirma renovação em assembleia

O ingresso de dirigentes de marketing e comunicação de grandes empresas anunciantes no Conselho Superior do CENP (Conselho Executivo das Normas-Padrão) e as modernizações previstas na agenda de 2021 devem promover renovações na entidade e na autorregulação ético-comercial.

Os temas foram debatidos em assembleia geral virtual, realizada na semana passada, que reelegeu o atual presidente Caio Barsotti para novo mandato de dois anos.

Barsotti apresentou aos representantes das entidades participantes do CENP os avanços da consultoria prestada pela ToF-Traduzindo o Futuro, que em breve concluirá a primeira fase do trabalho dedicado à governança do ambiente de autorregulação e fez um balanço das inovações e ações implementadas recentemente.

“Nossa atividade está em plena reinvenção, provocada pela aceleração da revolução digital e pela pandemia”, afirmou o presidente da ABERT, Flávio Lara Resende.

Para Mario D'Andrea, presidente da Abap (Associação Brasileira de Agências de Publicidade), é importante relembrar o papel central do CENP nas discussões sobre os rumos do mercado. “Nesses mais de vinte anos, o CENP vem sendo o fórum de discussões da publicidade brasileira. Ele é um dos pilares do nosso modelo de autorregulação, que inclui o Código de Ética da profissão e o Conar", afirmou D’Andrea.

“Esse processo reforça a oxigenação do CENP, tornando-o ainda mais contemporâneo e preparado para lidar com as grandes questões do mercado pelos próximos anos, nestes tempos de transformações continuas e permanentes”, disse Marcelo Rech, presidente da ANJ (Associação Nacional de Jornais).

“A comunicação brasileira e, em particular, a atividade publicitária, sempre zelou pelos próprios caminhos, demandando ao mínimo a ação das autoridades. É importante que siga sendo assim, mesmo diante dos tantos desafios trazidos pelos novos tempos”, avalia Rafael ANER (Associação Brasileira de Editores de Revistas).

SET realiza segunda edição do evento virtual SET eXPerience

Novidades na programação, inovação no formato e mais oportunidades de networking. É o que promete a Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET), para a edição de 2021 do evento virtual SET eXPerience. A série de eventos será promovida de maio a dezembro deste ano, ocasiões em que oito produtos distintos serão oferecidos ao público. O formato que inclui congressos, palestras e feira online será mantido.

Algumas das novidades que entram na programação são o almoço virtual com executivos, batizado de SET eXPerience Lunch Break. Para debater tendências com especialistas, o espaço mais adequado será o SET eXPerience 7X7. Com o intuito de abrigar os tradicionais debates técnicos sobre broadcasting, a organização do evento criou o SET eXPerience Tracks. Quem estiver em busca de assuntos específicos deve ficar atento aos eventos SET eXPerience Sprint e SET eXPerience Full Connect.

Já conhecidos pelos frequentadores do ciclo, o SET eXPerience Academy terá debates sobre tecnologias e novidades do mercado. Já o SET eXPerience Speed Pitching permitirá que expositores apresentem produtos e serviços em “pitchings de elevador”, com duração de 3 minutos, a autoridades do setor, aprimorando técnicas comerciais. No fim do dia, o SET eXPerience Happy Hour oferecerá entretenimento e oportunidades de networking.

Para mais detalhes, clique AQUI

Campanha da comunidade científica "Vacina Salva" já está no ar:

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