Edição nº 560 | 1 de abril de 2022

Anatel suspende juros e multa da TRF e CFPR

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determinou a suspensão excepcional, até 14 de abril, da incidência de juros (Selic) e multa de mora sobre a Taxa de Fiscalização de Funcionamento (TFF) e Contribuição de Fomento para Radiodifusão Pública (CFRP), com vencimento na quinta-feira (31).

A iniciativa foi adotada após o sistema apresentar instabilidades, dificultando o pagamento das obrigações pelos contribuintes. De acordo com a Anatel, o sistema bancário de registro dos boletos não suportou a demanda, fato agravado pelo alto volume de emissão de boletos em um curto espaço de tempo.

A suspensão se aplica apenas à TFF e à CFRP, não havendo alteração para as demais receitas administradas pela Anatel.

Caso o sistema bancário recuse o pagamento por erro ou falhas no registro, o contribuinte deve solicitar a emissão de novo boleto por meio dos canais descritos a seguir.

a) Pela internet, em https://apps.anatel.gov.br/anatelconsumidor/;
b) Pelo aplicativo "Anatel Consumidor", disponível para celulares e tablets; ou
c) Pela Central de Atendimento Telefônico, ligue 1331.
 
Ao registrar a demanda, informar o número do Fistel, o sequencial e o valor do boleto.


A Anatel orienta ainda que a impressão simultânea de diversos boletos em uma única operação seja evitada, dividindo a emissão em etapas, para não haver congestionamento no sistema de registro bancário.
 

Governo amplia prazo para uso de multiprogramação na TV digital

Foi publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira (1º) o Decreto 11.026/22 (AQUI), que amplia até dezembro de 2023 a possibilidade de uso de multiprogramação na TV digital.

Com a publicação do decreto, fica prorrogada a possibilidade de divulgação de programações simultâneas em, no máximo, quatro faixas de programação, com conteúdo específico destinado às atividades de educação, ciência, tecnologia, inovações, cidadania e saúde. 


A Anatel orienta ainda que a impressão simultânea de diversos boletos em uma única operação seja evitada, dividindo a emissão em etapas, para não haver congestionamento no sistema de registro bancário.

ABERT apoia aprovação do PL das Fake News

Em manifesto público divulgado na segunda-feira (28), a Coalizão Liberdade com Responsabilidade – aliança que congrega 42 entidades nacionais e estaduais de comunicação do país, dentre elas a ABERT – apoiou a aprovação do PL 2630/2020 e pediu aos presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (Progressistas/AL), e do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD/MG), prioridade na deliberação do chamado “PL das Fake News”.

No documento, as entidades afirmam que “é de esperar que as gigantes de tecnologia resistam a qualquer tipo de regulação, um comportamento que se repete em todos os países que discutem regramentos para essa indústria” e citam exemplos de países como França e Austrália, onde a remuneração de conteúdo jornalístico já é uma realidade.

“As grandes plataformas são empresas responsáveis por moldar novas formas de as pessoas trabalharem, se comunicarem, comprarem, venderem e consumirem produtos e serviços. É justamente diante da essencialidade desses serviços e do poder de mercado digital que a regulação se impõe. E o PL 2630/2020 é a resposta, por intermédio de um texto amplamente debatido no Congresso brasileiro. Observe-se que a lei determina importantes obrigações de transparência, fundamentais tanto para os usuários se protegerem de abusos das grandes plataformas quanto para as autoridades fiscalizadoras”, afirma o manifesto. As entidades alertam ainda para a desinformação sobre o assunto. “Diferentemente do propagado por gigantes digitais, o projeto não acabará com a publicidade digital. Pelo contrário, aumentará a transparência sobre anúncios e impulsionamentos, que muitas vezes financiam a desinformação e discursos de ódio”, afirmam.

De acordo com a coalizão, “o PL 2630 também cria mecanismos de maior transparência na moderação de conteúdos e busca atacar condutas hoje ocultas que atuam de forma coordenada em rede para intoxicar o debate público e distorcer a realidade. A lei também não impõe regras ou códigos de condutas, que, de forma acertada, permanecem sendo de autoria das big techs. Por fim, outro tema que merece ser tratado com transparência é a justa remuneração do conteúdo jornalístico profissional, que vem a ser a mais legítima e natural barreira contra a desinformação. Conteúdos de veículos de imprensa são insumo primordial para serviços digitais essenciais. Sem jornalismo, inexiste democracia e, no seu vácuo, florescem as fake news”, defende o documento.

Para acessar a íntegra do manifesto, clique AQUI. 

Novos estados poderão prorrogar exibição de inserções estaduais de propaganda partidária

As emissoras de rádio e TV de Santa Catarina, Minas Gerais, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Pernambuco e Sergipe também estão autorizadas a prorrogar a exibição das inserções estaduais de propaganda partidária até a meia-noite.

De acordo com os tribunais regionais eleitorais (TREs) desses estados, a prorrogação das inserções estaduais está autorizada às segundas, quartas e sextas-feiras, nos casos de impossibilidade de interrupção da programação em virtude de veiculação do programa a “Voz do Brasil”, de eventos desportivos ao vivo e de eventos religiosos, devendo ser observados os demais requisitos impostos pela Resolução TSE nº 23.679/2022. Em Santa Catarina e Maranhão, a autorização também se estende para as coberturas jornalísticas ao vivo.

A autorização dos TREs é uma resposta ao pedido conjunto da ABERT com as associações estaduais de radiodifusão. Até o momento, a prorrogação já esta valendo em 14 estados.

Na semana passada, os TREs de SP, RJ, PR, RS, GO e do DF também já haviam autorizado a prorrogação.


O presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, reforça que “pedidos semelhantes foram encaminhados aos tribunais eleitorais de todos os estados do país e a expectativa é que as decisões sigam na mesma linha”.

A ABERT lembra que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) também já havia autorizado a prorrogação até meia-noite da exibição das inserções nacionais, veiculadas às terças, quintas e sábados.

Para a íntegra das decisões de cada TRE clique abaixo:

TRE/SC
TRE/MG
TRE/BA
TRE/CE
TRE/MA
TRE/PA 
TRE/PE
TRE/SE

STF julga inconstitucional lei que obriga divulgação de fotos de crianças desaparecidas em noticiários de SC 

Em sessão virtual de julgamento da ADI 5292, na sexta-feira (25), o Supremo Tribunal Federal (STF) declarou inconstitucional a Lei Estadual nº 16.576/2015, que obrigava a divulgação diária de fotos de crianças desaparecidas em todos os noticiários de TV e em jornais de Santa Catarina.

Ao considerar a importância do tema para o setor, a ABERT, na qualidade de interessada, defendeu a inconstitucionalidade da lei, por não observar a competência privativa da União para legislar sobre radiodifusão e por ofender a liberdade de imprensa e a livre iniciativa.

De acordo com a relatora da ação, ministra Cármen Lúcia, ao legislar sobre radiodifusão, a lei catarinense “contraria a repartição de competências legislativas estabelecida na Constituição da República”, além de interferir na “atividade finalística dos telejornais, criando obrigação à margem dos contratos de concessão dessas pessoas jurídicas com a União” e na “liberdade de agentes econômicos privados”.

A declaração de inconstitucionalidade pelo STF restabelece a segurança jurídica às emissoras de todo o país, evitando a criação de leis estaduais semelhantes.

Para o presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, “a decisão do STF se junta a outras inúmeras decisões da Corte Suprema que resguardam a liberdade de imprensa e declaram a incompetência dos estados para legislar sobre radiodifusão”.

Acelerando a Transformação Digital: dicas para gerar monetização foi assunto da última fase


As principais estratégias para impulsionar a receita das emissoras de rádio e TV nas diversas plataformas digitais foram tema da última sessão da fase de treinamento do Programa Acelerando a Transformação Digital, na quinta-feira (31).

O convidado Brian Whelan, chefe de vídeo e social da empresa de rádio britânica Times Rádio, compartilhou dicas de ferramentas digitais para aumentar as visualizações de vídeos e engajar um número maior de pessoas. "Conteúdos em vídeo nunca vão desaparecer, porque são os principais idiomas da internet", afirmou.

No painel "Monetização: meios de impulsionar a receita", Whelan afirmou que conteúdos de rádio podem ser aproveitados nas plataformas digitais, alavancando a audiência e gerando retorno financeiro para as emissoras. O jornalista citou como exemplo a produção de edições de vídeos e clipes no momento de uma entrevista, com a presença de um convidado especial em uma emissora de rádio. "O importante é construir um bom modelo para monetizar um conteúdo, baseado na estrutura adequada da sua empresa. Crescimento digital rápido deve estar de acordo com seus valores e a estratégia de monetização deve estar em conjunto com isso", pontuou.

Sobre audiência, Brian explicou que é importante a empresa se concentrar nos dados analíticos do público que consome seu conteúdo. "Quando você entende o que sua audiência quer ver, o algoritmo se encarrega de entregar o material para o número máximo de pessoas e isso vai aumentar o seu rendimento. Quanto mais público, mais dinheiro você vai ganhar", garantiu.

Outro fator que considera relevante para aumentar a monetização é fazer com que as estações de rádio estejam sempre inovando e criando um modelo sustentável. "É interessante produzir momentos que viralizem em cada apresentação de um novo programa de rádio. Os apresentadores devem estar atentos e olhando sempre em direção à câmera, interagindo com a audiência", destacou Brian.

O Programa Acelerando a Transformação Digital é uma parceria da ABERT com o International Center for Journalists (ICFJ) e o Meta Journalism Project.


Fase de Mentoria

A primeira fase, de treinamento, foi encerrada na quinta-feira (31). Os inscritos que tiveram presença mínima de 75% nas seis sessões desta etapa e que cumpriram outros requisitos dos termos e condições do programa, já podem inscrever seu projeto para a segunda fase, exclusiva para associados ABERT.

Os projetos selecionados poderão ganhar até US$15,000 para execução e desenvolvimento da proposta, além de mentoria com especialistas da área de rádio e televisão, ao longo de três meses.

No site do ICFJ, é possível encontrar o formulário disponível para inscrição do projeto. As emissoras têm 15 dias para fazer o cadastro, prazo que não será prorrogado.

Para acessar o site clique AQUI
 

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Rádio confirma força junto a presidenciáveis

Os anos passam, as tecnologias evoluem, e o rádio nunca sai de moda. O centenário veículo de comunicação virou o canal “queridinho” entre os pré-candidatos à Presidência da República nas eleições de 2022.

Pensando em atingir todas as classes e falar com eleitores em cada canto do país, os candidatos ao Palácio do Planalto adotaram o rádio como o principal meio de divulgação de suas pré-campanhas eleitorais. Só no mês passado, por exemplo, os candidatos concederam mais de 30 entrevistas para as emissoras regionais. A eficiência do rádio é confirmada pelos números, ao manter a maior parte da audiência de áudio entre todas as mídias.

De acordo com dados da Kantar IBOPE Media, a audiência do rádio vem aumentando anualmente e cada ouvinte passa cerca de 4h14 min por dia sintonizado as emissoras preferidas. A tendência é que a procura por esse meio de comunicação cresça ainda mais, principalmente no período mais perto das eleições.

"Mesmo com 100 anos de história e em um cenário de evolução das mídias digitais, o rádio segue relevante para mercado brasileiro”, avaliou a diretora regional de desenvolvimento da Kantar, Giovana Alcântara.

100 anos do Rádio - Você sabia? 


Momentos importantes estão guardados na história do rádio brasileiro graças a profissionais como Milton Parron, diretor do CEDOM (Centro de Documentação e Memória) da Rádio Bandeirantes, um dos mais completos.

Natural de Araçoiaba da Serra (SP), Parron começou no rádio em 1960 e se tornou um dos principais nomes da Jovem Pan, onde esteve por mais de 30 anos.

Atuou em várias frentes: esporte, política, cultura e é uma referência em jornalismo investigativo. Passou ainda pela TV Record, que também pertencia aos Machado de Carvalho.

Participou de coberturas marcantes, como os incêndios dos edifícios Joelma e Andraus, em São Paulo. Pioneiro em reportagens-denúncia, teve o trabalho reconhecido em prêmios como Esso, Roquette-Pinto e APCA.

Já na Rádio Bandeirantes, apresentou “Ciranda da Cidade”, por 15 anos, onde conheceu sua parceira, a jornalista Débora Raposo.

Com sua atuação, tanto no CEDOM como nas reportagens especiais, Milton Parron resgata a história do rádio que ajudou a construir.

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Radiodifusores paranaenses participam de encontro da AERP

Cerca de 200 empresários e profissionais do rádio e da TV participaram, na segunda-feira (28), em Curitiba (PR), do primeiro de uma série de encontros regionais programados pela Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (AERP) e pelo Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Paraná (Sert-PR).

A estreia contou com presença de autoridades locais, além do secretário de radiodifusão do Ministério das Comunicações (MCom), Martinhão Maximiliano, e do superintendente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Vinícius de Oliveira Caram. Em discurso, Martinhão ressaltou o papel do rádio e da TV na vida do brasileiro.
 
“A pandemia deixou ainda mais evidente a importância dos meios de comunicação, que fizeram a tarefa de informar e orientar a população neste momento difícil”, disse.

Já a diretora de desenvolvimento de negócios regionais da Kantar IBOPE Media, Giovana Alcântara, destacou o crescimento da audiência do rádio e da TV no país.

Durante o encontro, os convidados conheceram os resultados da pesquisa realizada pelo Censo da Radiodifusão no Paraná, com o mapeamento do segmento e do mercado, e a programação com as comemorações dos 100 anos do rádio no Brasil.

O presidente da AERP, Caíque Agustini, comemorou o resultado do encontro. “O momento é de grande importância para as rádios e TVs do estado. Vamos acelerar nossos negócios, aprender juntos e participar ativamente da construção de um Brasil e um Paraná ainda melhor”, afirmou Agustini.


Há meio século, em 31 de março de 1972, os brasileiros assistiam a primeira transmissão oficial em cores da televisão brasileira. A inauguração do novo padrão de TV – (PAL-M), decretada pelo governo federal, teve o apoio irrestrito das emissoras reunidas pela ABERT.

Após o pronunciamento oficial do presidente Médici e do ministro das Comunicações Higino Corsetti, cada emissora exibiu uma programação especial no novo formato.

“Caso Especial: Meu Primeiro Baile” (TV Globo); o show “Mais Cor em Sua Vida” (TV Tupi); o filme “O Cardeal” (TV Bandeirantes); e a “Paixão de Cristo”, transmitida ao vivo do Complexo do Anhembi, naquela Sexta-feira Santa foram algumas das atrações.
 
O processo de implantação da TV colorida, entre 1963 e 1972, teve transmissões importantes como “Moacyr Franco Show” (TV Excelsior), “Vida em Movimento” (TV Gazeta), “Fórmula 1” (Gazeta / Globo), “Copa do Mundo de 1970” e a transmissão da Festa da Uva de Caxias do Sul, em 19 de fevereiro de 1972, quando seria a estreia, modificada posteriormente para 31 de março, como data oficial.

Com as cores, a TV ganhou mais beleza, qualidade de imagem e som, dando mais vida e brilho aos olhos dos telespectadores.

Parabéns a todos!

https://www.youtube.com/watch?v=x6d7pWDygiQ

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